Será que um prontuário eletrônico é mesmo necessário no consultório?

prontuário eletrônico

Cerca de 80% dos consultórios e clínicas já utilizaram algum tipo de software de gestão médica, mas apenas 26% dos estabelecimentos de saúde utilizam nos dias de hoje o prontuário eletrônico integrado com um software de gestão médica completo. No entanto, com a popularização do sistema, este número só tende a aumentar.

Naturalmente, as pessoas são resistentes a mudanças. Os outros 74% se divide em médicos que resistem à mudança para o sistema eletrônico e consultórios que utilizam sistemas incompletos e/ou gratuitos. Então, geralmente surge a seguinte dúvida:

Será que o prontuário eletrônico é realmente necessário no meu consultório?

A verdade é que, com base em um estudo realizado com consultórios que implementaram o prontuário eletrônico, verificamos que o sistema é altamente benéfico. No entanto, mesmo com exemplos reais e estudos, muitos médicos ainda resistem à mudança para a eletrônica. Portanto, se você se encaixa no grupo indeciso, este post é para você! Uma vez que você entender o que há de bom por trás do sistema médico, a ideia de mudar para um sistema eletrônico não soará tão mal mais.

O que é o prontuário eletrônico?

Existem muitos softwares de prontuário eletrônico e, embora semelhantes, alguns oferecem recursos mais completos. O prontuário eletrônico quando como um software individual, oferece apenas um sistema para o armazenamento e gerenciamento dos registros médicos. Basicamente, é como o seu próprio nome diz: como um prontuário qualquer de papel, só que, obviamente, na versão eletrônica.

Já o prontuário eletrônico, quando como um dos recursos de um software médico completo, oferece a gestão completa do consultório, desde a agenda, planejamento, marketing e relacionamento, departamento financeiro, gerenciamento de tarefas, etc.

Portanto, o ponto-chave aqui é encontrar um prontuário eletrônico integrado a um software de gestão médica, e não um software de prontuário eletrônico individual

Quais são os benefícios do prontuário eletrônico?

Ao adotar um sistema de gestão médica, os benefícios não se limitam a apenas economizar o seu tempo com a papelada a partir do prontuário eletrônico, como muitos pensam por aí. Existem muitos outros benefícios e alguns deles são:

Relacionamento Com o Paciente

A medida com que você cria um site médico e um blog para o seu consultório (através do módulo de marketing), os pacientes poderão se envolver mais, explorando os conteúdos educacionais e informativos que você oferece em seu site médico.

Artigos, vídeos e imagens poderão ajudar um determinado paciente a entender melhor sua situação específica de saúde. Ao mostrar que você tem autoridade no assunto, a sua relação entre médico-paciente vai melhorar consideravelmente.

Baixo Custo Operacional

Ao adotar um prontuário eletrônico em seu consultório, você poderá experimentar uma diminuição na despesa global. Optar pelo sistema médico em vez do sistema de gestão em papel pode resultar em um retorno positivo sobre o seu investimento.

De acordo com um estudo publicado no Jornal Americano de Medicina, os médicos que adotaram o prontuário eletrônico reduziram os erros de diagnósticos e prescrições, mantinham sempre informações atualizadas em seus registros médicos e diminuíram consideravelmente os erros de faturamento médico.

Mais segurança

O prontuário eletrônico também pode aumentar a qualidade e a segurança do atendimento ao paciente. Com um sistema médico, você pode prescrever medicamentos para pacientes digitalmente, evitando assim casos de leitura ilegível, o que poderia gerar erros médicos. Além disso, o sistema pode emitir alertas quando um medicamento contraindicado for prescrito para pacientes alérgicos, por exemplo.

Com os registros médicos dos seus pacientes precisos e atualizados disponíveis na ponta dos seus dedos, você e sua equipe poderão dar facilmente aos seus pacientes o atendimento seguro, eficiente, rápido e personalizado que eles merecem.

Será que o prontuário eletrônico é mesmo necessário?

Embora possa haver algumas dúvidas sobre se o prontuário eletrônico é mesmo necessário em um consultório, a verdade é que o sistema pode ajudá-lo a ser mais eficiente, melhorar o relacionamento entre médico-paciente, reduzir os custos operacionais e eliminar significativamente os erros humanos. Tudo isso contribui ainda para um melhor atendimento ao paciente e a tão sonhada independência financeira.

E aí? Viu só como um prontuário eletrônico integrado com um software de gestão médica pode auxiliar o seu consultório em muitas áreas? Ainda tem alguma dúvida sobre o software médico e seus recursos? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

[posts-relacionados-tecno-meio][/posts-relacionados-tecno-meio]

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: