Sou nutricionista, quais são as áreas clínicas mais férteis?

nutrição

Os conhecimentos do profissional de nutrição são cada vez mais valorizados e necessários em tempos de conscientização crescente da importância da alimentação para a saúde e a qualidade de vida. Sendo assim, é natural que, ao formar-se, o nutricionista encontre dificuldade para escolher uma área de atuação, uma vez que o mercado de trabalho para esse profissional é amplo e diverso.

Na universidade, os alunos normalmente realizam estágios em quatro áreas: hospitalar, marketing, alimentação coletiva e saúde pública, preparando-se para um mercado em que eles poderão atuar desde a prescrição de dietas individuais até o acompanhamento de atletas profissionais, incluindo pesquisa, marketing, etc.

Diante da variedade de opções, é aconselhável que o profissional, ao iniciar sua carreira, eleja uma área específica e se consolide nela, uma vez que um mercado tão abrangente exige especialização. A área de atuação mais conhecida para esse profissional tem sido a clínica, cujas vertentes mais promissoras são a nutrição esportiva, a nutrição funcional e a nutrição estética.

O nutricionista é o grande aliado do atleta (de fim de semana)

O acompanhamento de um nutricionista esportivo, ao contrário do que muitos pensam, é recomendado para todos aqueles que praticam esportes e não apenas para atletas de alto rendimento. Uma alimentação adequada e adaptada ao perfil do esportista contribui para a evolução e o máximo rendimento. Ao prescrever suplementos nutricionais, esse profissional usa de cautela para que as doses sejam ideais, adaptadas ao perfil de cada paciente e para que esses suplementos sejam usados da maneira correta.

Pode-se dizer que a nutrição funcional é mais abrangente do que a nutrição tradicional, uma vez que leva em conta a individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos em cada organismo, considerando a inter-relação existente entre todos os processos bioquímicos do corpo, onde um desequilíbrio afeta todos os demais sistemas, e corrige a causa em vez do problema pontual. O nutricionista funcional observa o paciente como um todo, como um conjunto de sistemas afetados por fatores ambientais, emocionais, alimentares, patológicos, farmacológicos, por hábitos de vida e atividade física. Assim, o foco está no paciente, e não na doença.

Nutrição: mais do que prescrever dietas

A atuação do nutricionista estético vai além de prescrever dietas de emagrecimento. Esse profissional busca nutrir o organismo adequadamente, o que resulta em melhora da saúde e da aparência de unhas e cabelos, do aspecto da pele (melhora ou desaparecimento da acne, redução dos sinais de envelhecimento, da celulite, etc.). O objetivo da nutrição estética é suprir todas as necessidades nutricionais, que os nutrientes sejam absorvidos satisfatoriamente e que a eliminação de toxinas seja realizada de maneira apropriada, bem como proporcionar uma dieta individualizada, adaptada às necessidades de cada organismo e ao objetivo de cada paciente.

Basicamente, em qualquer área de atuação, o nutricionista é o profissional que busca avaliar o paciente como um todo, contemplando os aspectos bioquímicos, físicos e emocionais, a fim de proporcionar uma boa qualidade de vida por meio de uma alimentação equilibrada e adaptada às necessidades e objetivos individuais de cada paciente.

Independente da área escolhida, é importante que o profissional da área de nutrição enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso blog!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.