Nutrição esportiva: conheça as oportunidades na área

nutrição

O desenvolvimento da tecnologia e da informação em tempo real vem mudando muita coisa em diferentes atividades. Com o esporte e a nutrição não poderia ser diferente. Atletas estão se desafiando cada vez mais e batendo recordes que antes pareciam impossíveis. Alguns atletas de alto nível, muitas vezes, são considerados até mesmo um estudo de caso para especialistas, como o nadador americano Michael Phelps, o velocista jamaicano Usain Bolt, jogadores de basquete como Lebron James e Stephen Curry ou jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, entre outros.

O fato é que os atletas, seja qual for o esporte, contam hoje com uma equipe muito grande nos bastidores, que cuida do preparo e do desempenho físico. São médicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Nutricionistas são uma parte muito importante para o desempenho de alto nível de cada atleta, já que são responsáveis pela alimentação saudável, mantendo o organismo funcionando perfeitamente e, até mesmo, ajudando no ganho e na perda de peso, quando necessário. Mas o que é a nutrição esportiva?

Nutrição esportiva

A nutrição esportiva é importante para todos aqueles que realizam um exercício físico, não importa qual seja ele ou a intensidade que você pratica. O desempenho de um atleta no esporte sempre esteve atrelado a uma boa alimentação, ainda mais em casos de esporte profissional e de alto rendimento. Vale lembrar que qualquer pessoa pode praticar exercício físico, desde que esteja com a saúde apta para isso. Por isso, antes de começar a se exercitar, é preciso ter seus exames em dia e saber com qual frequência e intensidade o esporte pode ser feito. É importante respeitar o seu limite. A nutrição esportiva acaba sendo uma aliada, já que o cuidado com a alimentação é essencial e deve ser constante, dando importância para as características e as necessidades físicas e de saúde de cada pessoa.

Dicas importantes

Ao iniciar as suas atividades físicas, é importante avaliar alguns pontos, como estes abaixo:

– Quais são os níveis de nutrientes necessários para que você tenha um bom desempenho na atividade aliado à uma boa saúde?
– Não evite nutrientes, todos são importantes para o organismo de alguma maneira. Realize práticas alimentares que se adequem às suas necessidades;
– Saiba qual é a porcentagem da sua massa muscular e de gordura para manter em níveis adequados;
– Hidrate-se bastante antes, durante e depois das atividades, principalmente em dias muito quentes. Uma boa dica também é o consumo de isotônicos, que possuem um processo de hidratação mais rápido.

Oportunidades para a nutrição esportiva

Os profissionais que hoje se especializam na nutrição esportiva possuem um campo aberto e fértil para o trabalho e a prática da atividade. Isso porque, com o esporte se desenvolvendo cada vez mais, os atletas precisam de auxílio e cuidados específicos com a saúde.

Dessa forma, o trabalho de nutricionistas é importante em clubes de esportes variados, em times de futebol, basquete, vôlei e outros esportes coletivos, ou em esportes individuais como tênis, natação, atletismo, entre outros. Há também oportunidades para trabalhar com pessoas que não são atletas profissionais, mas que querem cuidar mais do corpo e da saúde, como as pessoas que frequentam academias.

Independente da área da nutrição que você pretende seguir, é importante entender que, no mercado, sobrevivem aqueles que começam a enxergar seu consultório como um empreendimento que precisa de investimento estratégico em marketing e uma gestão de qualidade.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de nutrição e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Quer saber mais sobre nutrição esportivas e outros temas relacionados à saúde? Não deixe de navegar pelo nosso blog!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.