Nutricionista nas escolas e empresas: entenda a importância

04

Há alguns anos tem-se percebido a importância da boa nutrição na vida das pessoas. Uma alimentação completa e bem equilibrada é capaz de promover a saúde e o bem-estar, aumentando de forma significativa a qualidade e a expectativa de vida.

Por isso, as áreas de atuação de um nutricionista não param de crescer no Brasil, trazendo mais oportunidades de trabalho para estes profissionais especializados em segurança alimentar. Além de uma consciência maior a respeito, há ainda leis federais que regulam a atuação dos nutricionistas e indicam sua presença sempre que houver manipulação de alimentos.

A seguir, saiba mais sobre a importância da atuação de nutricionistas nas escolas e nas empresas do país.

A importância da nutrição nas escolas

Tanto escolas públicas como privadas estão investindo na construção de cantinas para garantir uma nutrição mais equilibrada e de qualidade para seus alunos.

Afinal, quanto mais jovens iniciarem uma educação alimentar, melhor será para o futuro destas crianças durante toda sua vida.

Este tipo de ação também vai além da simples educação alimentar, e é extremamente importante. Afinal, muitas crianças costumam fazer suas refeições somente nas escolas, principalmente em famílias de baixa renda.

Mas a presença de um nutricionista nestes locais, garante que seja entregue opções de alimentação variadas, que garantam a quantidade de vitaminas e demais nutrientes necessários para garantir um crescimento saudável.

O nutricionista também vai além de simplesmente definir qual será o cardápio do que será servido às crianças. É o profissional que fica responsável pelo cuidado com a higiene tanto dos locais onde a alimentação é preparada e servida, e garante que as normas da vigilância sanitária sejam cumpridas por todos os envolvidos no processo.

Desta forma, além de assegurar a qualidade de nutrição da alimentação, ainda garante que tudo está sendo feito com o maior cuidado possível, evitando qualquer tipo de contaminação que poderá prejudicar a saúde das crianças que consomem os alimentos na escola.

A nutrição nas empresas

As empresas estão sempre em busca de garantir meios para melhorar a produtividade de seus funcionários, mas poucos percebem que a nutrição também pode colaborar neste quesito.

Estudos realizados por nutricionistas comprovam que uma alimentação balanceada é capaz de garantir uma maior qualidade de vida e, com isso, a produtividade tende a aumentar.

Além disso, quando é um profissional de nutrição quem prepara o cardápio dos funcionários, é possível optar por alimentos que os mantenham saudáveis e bem alimentados, sem o risco de superalimentação, que pode causar sonolência durante as atividades profissionais.

Isso sem falar da diminuição do absenteísmo, já que funcionários que se alimentam de forma mais rica e variada diminuem drasticamente os riscos de sofrer de doenças como colesterol alto, diabetes doenças cardíacas e até a obesidade. Assim, precisam faltar menos para ir ao médico ou tratar de doenças ligadas a maus hábitos alimentares.

Por isso, empresas que investem neste sentido e contam com um profissional responsável pela nutrição, conseguem aumentar a produtividade e ainda garantem mais motivação por parte de seus funcionários.

Independente da sua área de atuação, é muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de nutrição deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de nutrição e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Achou o conteúdo deste artigo interessante? Então continue lendo mais materiais como este aqui em nosso site.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: