Sou nutricionista: há um bom espaço no mercado atualmente?

nutrição

A carreira de nutricionista, profissional que é devidamente formado em Nutrição, tem atraído muitos olhares curiosos devido as recentes, e alarmantes, preocupações da sociedade em geral com sua saúde e bem-estar.

E já que estamos em uma época cuja busca pela vida saudável é uma das mais recorrentes pesquisas, dedicar-se ao mercado que cuida da alimentação das pessoas é justamente uma grande oportunidade para quem quer se profissionalizar em uma área sem, entretanto, ter que correr o risco de ficar sem emprego após obter sua certificação.

Mas, o que faz um nutricionista? Onde ele pode atuar?

O primeiro leque de oportunidades desta profissão começa bem aqui! Um nutricionista pode atuar em inúmeras áreas que vão desde a nutrição clínica até elaboração e acompanhamento de pesquisas para a indústria alimentícia.

E, diferente do que muitos supõem, ser um profissional deste ramo não significa apenas elaborar dietas para que seus pacientes acompanhem, pelo contrário, nutrição vai muito além disso e por isso tem ganhado destaque na atualidade.

Se você ainda está com dúvidas sobre seguir adiante nesta profissão, aproveite para conhecer neste artigo alguns dos mais importantes dados e informações sobre o que é nutrição e porque esta é uma carreira que vale a pena investir. Veja:

Nutrição: Mercado em alta

Este é um mercado que, sem dúvidas, está em alta desde pelo menos o início deste milênio.

A preocupação em alimentar-se de modo mais saudável tem ganhado espaço entre todas as sociedades mundiais e investir algum tempo elencando quais tipos de alimentos colaboram mais com a rotina tem sido uma necessidade elementar para quem deseja ter o seu dia a dia melhorado.

Em tudo isso a nutrição está presente!

Se pararmos para analisar, mesmo que a grosso modo, alguns dos dados sobre a obesidade no mundo e também no Brasil, já podemos ter uma ideia da importância deste profissional para o restabelecimento da saúde de um gigantesco número pessoas, possíveis pacientes em um futuro próximo.

Estes dados garantem ainda que o mercado nutricional está em alta visto que cada dia mais pessoas querem abandonar suas antigas práticas a fim de trabalharem seu organismo para ter mais qualidade de vida.

Aliás, como bem citado até agora, a maior procura a este profissional tem ocorrido graças à preocupação com a saúde e não com a estética, como muitos podem acreditar. Contudo, é evidente que também há um expressivo número de interessados dentro deste segundo grupo o que comprova ainda mais a expansão desta área.

A graduação em nutrição no Brasil

Para ser nutricionista no Brasil você deve, primeiramente, buscar por uma graduação de bacharel no curso de nutrição. Vale destacar que é importante realizar as aulas em instituição devidamente reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura – para não enfrentar posteriores problemas que venham a proibir o exercício da sua profissão.

Prontuário Eletrônico Gratuito

A faculdade de nutrição tem uma duração média de 4 anos. Entre as aulas frequentadas por este profissional, destacam-se: Anatomia, biologia, dietética, fisiologia, histologia, patologia, psicologia, saúde coletiva entre muitas outras matérias.

Além de ter o diploma, é necessário também obter o registro profissional junto à classe para exercer a carreira. O CRN – Conselho Regional de Nutricionistas – é o órgão competente a esta área profissional.

Vale destacar que cresce o número de profissionais que procuram pela formação técnica na área da nutrição. O técnico nutricionista se forma mais rápido e sua principal função é a de acompanhar e seguir prescrições do profissional graduado, não podendo este emitir dietas.

Sua área de atuação é bem mais enxuta, ainda assim possui um atrativo mercado de trabalho em nosso país podendo exercer carreira em restaurantes, escolas, unidades de saúde e em alguns segmentos da indústria alimentícia.

A profissão de nutrição e seus desafios

Você sabia que o nutricionista é um dos mais importantes profissionais quando falamos sobre saúde pública? Se você não sabia, fique tranquilo: A grande maioria das pessoas também não sabe disso e eis aqui um dos primeiros grandes desafios da carreira nutricional.

Infelizmente, a nutrição clínica, ou seja, aquela em que o paciente procura orientações para uma dieta a fim de ter hábitos mais saudáveis, ainda é reservada a classes mais abastadas, como A e B.

Sem oferecer um número expressivo desses profissionais através do SUS – Sistema Único de Saúde – é cada vez menos representativa a quantidade de integrantes das classes C, D e E que tem acesso ao nutricionista.

Popularizar esta área entre todos os níveis da população é um dos passos que ainda não foram dados, mas que em breve, seguindo a tendência, deverão acontecer. Evidentemente quando isto for realidade, o “boom” de procura por nutricionistas aumentará ainda mais!

Se você quer investir na carreira de nutrição saiba que este é, sim, o momento ideal para entrar na área. Mercado favorável e alta procura justificam sua escolha!

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de nutrição deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de nutrição e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Aproveite para ver outras dicas e informações em nosso blog.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: