O agendamento tradicional não está funcionando? Implante agendamento online na clínica!

Agendamento online: um mecanismo para facilitar a sua vida e tornar o atendimento da sua clínica muito mais rápido!

A tecnologia vem se desenvolvendo a cada dia, e cada vez mais, vem trazendo inovações e ferramentas novas para facilitar as atividades cotidianas, seja da vida pessoal ou comercial.

Uma das novidades dos últimos tempos são os softwares de gestão, utilizados por estabelecimentos comerciais, clínicas e consultórios médicos para auxiliar nos processos administrativos, facilitando a vida dos gestores desses espaços. Esses softwares oferecem uma infinidade de possibilidades e de tarefas. Uma delas é a agenda, que permite que o agendamento dos horários seja realizado por meio da internet, tirando a necessidade de que o paciente tenha que se dirigir até a clínica apenas para marcar uma consulta.

Por mais atraente que a oferta possa parecer, muitas clínicas ainda sentem um pouco de receio e preferem continuar com o agendamento tradicional, que é realizado, na maioria das vezes, por uma secretária, em ligações telefônicas.

Por que devo incorporar o agendamento online em minha clínica?

A verdade é que, mesmo que esse método convencional tenha dado certo por muito tempo, é importante ter em mente que se abrir para as novidades e experimentar novas oportunidades é sempre bom. Ainda mais quando se trata de um estabelecimento do mercado de trabalho, onde se têm muitos outros prestando os mesmos tipos de serviço que o seu.

Por exemplo: no caso de clínicas médicas, não é apenas a sua que existe na sua cidade. Muito pelo contrário, existem várias delas atuando e esperando a primeira chance para tomar os seus clientes. A concorrência vem crescendo a cada dia, e você já deve ter percebido isso. Sendo assim, sabe também da importância de manter-se sempre atualizado, por dentro das novidades, não é mesmo?

Antes de tudo, é importante lembrar que você não precisa se sentir pressionado e forçado a incorporar o agendamento online em sua clínica. Antes de tomar essa decisão, você pode analisar a sua clínica cuidadosamente, verificando o fluxo de pacientes, se está aumentando ou não, e, se depois disso, perceber que o agendamento tradicional ainda está dando conta das suas necessidades, pode ficar tranquilo e continuar utilizando-o.

No entanto, são raros os casos em que o agendamento tradicional vem funcionando e cumprindo fielmente todas as necessidades. Isso porque a demanda de pacientes e, consequentemente, de atendimento vem aumentando cada vez mais. Dessa forma, o serviço de agendamento realizado pela secretária através de telefonemas acaba se tornando insuficiente.

Diante disso, investir no agendamento online permite que mais de uma consulta seja marcada ao mesmo tempo, evitando que os seus clientes percam a paciência esperando para serem atendidos e procurem outra clínica para se consultar. Para que não reste dúvidas, veja os principais benefícios do agendamento online e comece a desfrutar de todas essas vantagens o quanto antes! Benefícios do agendamento online

1 – Economia de trabalho

Com o sistema de agendamento online, a sua secretária tem mais tempo livre para desempenhar outras atividades, uma vez que não precisa ficar presa ao telefone para marcar as consultas. Além de economizar o tempo de trabalho, o agendamento online também agiliza os contatos, pois permite que os pacientes marquem as suas consultas de forma muito mais rápida e prática, sem muita burocracia.

2 – Praticidade para seus pacientes

Além de ser uma boa ferramenta para facilitar seu serviço, o agendamento online é ainda mais prático para seus pacientes, pois eles não precisam mais perder tempo indo até a clínica apenas para marcar uma consulta. Todo mundo, hoje em dia, vive atribulado de tarefas, portanto, oferecer esse tipo de serviço, onde o seu paciente consegue agendar uma consulta estando no conforto de sua própria casa, ou ainda, durante a jornada de trabalho, faz toda a diferença. Optar pelo agendamento tradicional, neste caso, pode fazer com que você perca clientes para outras clínicas que investiram no agendamento online.

3 – Redução do número de faltas nas consultas

Outro bom motivo para incorporar o agendamento online é que, além de marcar as consultas de forma rápida e prática, ele ainda envia mensagens, lembrando o paciente sobre o dia e a hora marcada. Isso pode até parecer simples, mas faz uma grande diferença. Pelo mesmo motivo que muitos pacientes preferem o agendamento online pela falta de tempo, um lembrete um dia antes faz com que ele não se esqueça da consulta marcada.

Muitos pacientes faltam às consultas porque agendam muito tempo antes, e assim, acabam se esquecendo do dia marcado. Com o lembrete enviado pelo próprio software de gestão, a data é lembrada e as chances dele faltar é bem menor. Sem contar que o paciente ainda pode desmarcar a consulta caso se lembre de outro compromisso. Com essa agilidade nos processos, você fica sabendo antes que a consulta foi cancelada, podendo abrir espaço para outro cliente.

4 – Armazenamento de informações

Por fim, uma boa vantagem do agendamento online é que, além de registrar as datas e horários de consultas, ele ainda tem a capacidade de armazenar as principais informações de cada paciente, servindo com um banco de dados para você e sua secretária.

Gostou desse artigo? Então acesse o nosso blog e confira outros textos sobre diversos assuntos.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: