O livro caixa e o papel da gestão financeira de clínicas na Receita Federal

Nos últimos anos, a rigidez no processo de verificação de dados da Receita Federal se tornou mais comum, principalmente em empresas prestadoras de serviço. Dessa forma, clínicas médicas precisam ter ainda mais controle em seu livro caixa, para que não haja dúvidas das informações prestadas, o que pode gerar uma série de problemas durante a conferência da Receita Federal.

Na maioria das vezes, a revisão de informações após o registro pode causar sérios problemas, principalmente porque é muito complicado revisar materiais de um período muito longo. Dessa forma, comprovar transações de meses anteriores registradas no livro caixa pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, principalmente quando há uma cobrança por parte de órgãos federais sobre possíveis irregularidades.

E por tudo isso, usar um software de gestão financeira para clínicas é uma solução interessante para empreendedores da área de saúde.

Software de gestão: fidelidade no livro caixa

Dentro de uma empresa, as informações transmitidas pelo livro caixa devem todas ter uma forma de se comprovar. Por isso, utilizar um software de gestão financeira ajuda a controlar todos os valores que rodam na empresa, diminuindo as possibilidades de erros e, principalmente, dados incompatíveis com os registrados na Receita Federal.

Na verdade, já existem opções de registros no livro caixa que facilitam o lançamento na declaração para a Receita Federal através de um software de gestão financeira, que nestes casos atua como uma ponte entre o livro caixa e a legalização dos seus dados.

Quanto mais simples for o processo de inserção de dados, mais fácil será controlar o fluxo do livro caixa da empresa, sabendo exatamente como podem ser feitos investimentos, onde devem ser feitos cortes de gastos e assim por diante. Com aproximadamente seis meses de lançamento dos dados do livro caixa em um software de gestão financeira, já fica mais fácil criar projeções fiéis da situação da empresa, tudo com a devida regularização frente à Receita Federal.

Software de gestão financeira: indispensável para seu crescimento

É inegável que o principal benefício do uso de um software de gestão financeira é a facilidade de lançar os dados que futuramente serão confirmados pela Receita Federal. Porém, vale lembrar que os benefícios se estendem de diversas formas. Entre eles, podemos destacar a facilidade de controle de dados, a melhoria do fluxo de informações e, principalmente, a análise de projeção de dados como gastos, lucro, investimentos e cortes necessários.

É muito comum que, em clínicas de saúde, a função administrativa seja delegada a um profissional especialista nesse tipo de trabalho. Porém, ainda assim é preciso manter um tipo de controle sobre o trabalho desse profissional. Com isso, esses softwares de gestão assumem esse papel, já que podem ser consultados a qualquer momento. E dependendo do nível de organização e fluxo de dados na empresa, esse tipo de profissional pode até ser dispensável, considerando todas as funções de alguns desses softwares de gestão financeira.

Quer saber mais sobre livro caixa e sua gestão? Veja nossas outras matérias. E se tiver dúvidas ou sugestões, deixe um comentário, que iremos responder.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: