Odontologia: quais são as áreas mais promissoras no mercado?

odontologia

É muito comum estudantes de odontologia ou profissionais recém-formados se perguntarem quais são as áreas mais promissoras do mercado. Independente da especialização escolhida, os novos dentistas já podem ficar tranquilos: segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a odontologia aparece como a segunda carreira mais rentável do Brasil, ficando apenas atrás da medicina.

Além disso, é importante ressaltar que o ramo com mais possibilidades de crescimento e sucesso sempre será aquele com o qual você mais se identifica, gosta e possui facilidade. Quanto maior sua afinidade com a especialização escolhida, melhor será a qualidade do seu trabalho. A lucratividade será consequência da sua dedicação, preparação e de uma boa gestão da sua carreira.

Dito isso, a demanda de algumas áreas dentro da odontologia é maior que a de outras. Não se engane: nem sempre as especialidades com procedimentos mais caros serão as mais lucrativas ou promissoras. Pode ser mais vantajoso para o profissional buscar áreas mais requisitadas com uma tabela de preços com valores menores.

Ortodontia

Esse é o ramo da odontologia que cuida, trata e previne problemas quanto ao posicionamento dos dentes, e abrange também algumas discrepâncias no crescimento e desenvolvimento dos ossos do maxilar. Essa especialidade é uma grande conhecida da sociedade devido aos populares tratamentos com aparelhos ortodônticos fixos e móveis. A demanda por esse profissional é enorme no mundo todo. De acordo um levantamento da American Association of Orthodontics (Associação Americana de Ortodontia, em tradução livre), estima-se que cerca de quatro milhões de pessoas usem aparelhos dentários apenas nos Estados Unidos, sendo que 25% desses pacientes são adultos com mais de 21 anos.

Implantodontia

Ligada à área estética, a implantodontia é um ramo da odontologia que merece um parágrafo próprio. Trata-se da especialidade que se dedica a implantes dentários, outras modalidades de reabilitação cirúrgica do gênero e suas estruturas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), 800 mil novos implantes são colocados anualmente no país. O Brasil também movimenta 2,4 milhões de suportes, componentes e materiais para próteses dentárias a cada ano, sendo que 90% dessa demanda é suprida por profissionais e empresas totalmente nacionais.

Clínica geral em odontologia

Não se iluda com a abrangência do título: um bom clínico geral é um profissional capaz de atuar em diferentes funções e necessidades do paciente com competência e conhecimento.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

A clínica geral é o braço da odontologia mais procurado para consultas cotidianas, responsável por procedimentos como aplicação de selante e flúor, endodontia (mais conhecida como “tratamento de canal”), restauração de dentes lascados ou com cáries, remoção de dentes do siso, tratamentos para bruxismo (o hábito de ranger os dentes, esfregando-os uns nos outros, geralmente durante o período noturno), entre outros.

Fatores geográficos

Antes de escolher a especialização mais promissora, é fundamental que o profissional analise o local em que deseja trabalhar. A concentração de dentistas por habitante tende a ser maior em grandes capitais. O aumento da concorrência tem impacto significativo nos preços, e obriga o dentista a oferecer diferenciais e descontos para chamar a atenção do cliente.

Já para profissionais da odontologia que dependem necessariamente da demanda de outros dentistas para trabalharem – como cirurgiões ou anestesistas, por exemplo – a situação é oposta: o mais promissor é, exatamente, trabalhar em locais que tenham uma concentração significativa de clínicas e consultórios precisando dos seus serviços.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: