Quero ser dentista no exterior: vale a pena?

odontologia

A área de odontologia vem sendo cada vez mais valorizada no país, mas muitos profissionais ainda se perguntam se apostar em uma carreira no exterior não seria mais vantajosa. Este sonho é comum porque se acredita que em outros países, há mais interesse por parte da própria população em manter a saúde bucal sempre em dia e com isso, o custo de um tratamento odontológico pode ser bem maior, trazendo mais lucratividade para o dentista.

Além disso, em muitos lugares, há mais chances de ter acesso a equipamentos de última geração, tanto pela maior disponibilidade quanto pela própria facilidade de pagamento. Assim, fica muito mais fácil acertar em cheio no diagnóstico e oferecer um serviço superior aos pacientes. Mas será que vale mesmo a pena se mudar e apostar na profissão fora do Brasil? Veja a seguir as informações que encontramos e tome sua decisão.

Como conseguir trabalhar na área de odontologia em outros países

Há praticamente duas formas de conseguir atuar na área de odontologia fora do país. A primeira e considerada mais fácil, é optar por uma formação integral já no país estrangeiro em que se deseja trabalhar.

Mas nem sempre este caminho e fácil. Em países como o Canadá ou os Estados Unidos, por exemplo, pioneiros na medicina odontológica, é possível estudar nas melhores universidades do mundo e ainda ter acesso aos tratamentos mais inovadores. O mesmo pode acontecer com algumas universidades existentes na Europa.

Porém, conquistar uma vaga nestes lugares não é para qualquer um. Além de ter que se destacar diante de diversos concorrentes, é preciso estar disposto a investir uma alta quantia para a formação se não houver a opção de conquistar uma bolsa de estudos.

Outra forma é tentando a validação do diploma brasileiro. Cada país possui regras diferentes para isso seja possível, mas de forma geral, serão necessárias a realização de provas de língua, além de testes teóricos e práticos a fim de comprovar o conhecimento como dentista.

Muitas vezes também é necessário o desembolso de uma grande quantia de dinheiro para dar entrada ao processo sem que aja uma real garantia de sucesso.

Odontologia no exterior, vale mesmo a pena?

Os profissionais de odontologia brasileiros que conseguiram conquistar o sonho de se tornarem dentistas em países estrangeiros costumam dizer que a experiência vale a pena. Afinal, é possível conquistar melhores condições de trabalho, oferecer serviços diferenciados e ainda conseguir aumentar a lucratividade. Porém, muitos também reclamam da dificuldade de conseguir clientes.

Isso ocorre porque infelizmente, ainda há algum certo preconceito com relação aos profissionais estrangeiros, a não ser que tenham se formado no país em questão. Ou seja, para alguns pode valer muito a pena, enquanto para outros o sonho acaba se tornando um pesadelo, com dificuldade de conquistar e manter pacientes e de se diferenciar dos demais consultórios.

Por isso, o ideal é que o profissional avalie bem a situação e de preferência, que busque por uma diferenciação aqui mesmo no Brasil. Profissionais que se especializam no exterior ou que se formam em outros países costumam conseguir um excelente prestígio por aqui.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Quer saber mais sobre a área de odontologia? Leia mais artigos em nosso blog e fique por dentro!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.