Os médicos que revolucionaram a medicina

Os médicos que revolucionaram a medicina

A medicina está em constante modernização. A cada minuto surgem novas doenças e tratamentos, e as descobertas nunca tem fim! Na história desta matéria tão importante em nosso dia a dia, alguns médicos são decididamente destaque devido a suas contribuições.

Neste artigo, você conhecerá os 10 médicos que mais revolucionaram a história da medicina!

Os cinco primeiros nomes citados neste texto são de diversas nacionalidades e os cinco últimos são apenas médicos brasileiros. Acompanhe:

Os 5 médicos que revolucionaram a medicina mundial

• Edward Jenner

A história mundial é marcada por grandes baixas devido à varíola. Estima-se que cerca de 40% da população mundial morria em consequência de tal doença. Em 1796, este médico criou a fórmula da vacina que mudou completamente o rumo da medicina e abriu centenas de novas portas para a prevenção de doenças.

• Crawford Long

Imagine fazer uma cirurgia sem uma anestesia. Este era o cenário até 1842 quando este importante médico descobriu a capacidade sedativa do éter. Após tal revolução, as cirurgias passaram a ser mais bem-sucedidas, sem dores e maiores preocupações.

• Wilhelm Röntgen

A contribuição deste médico também marcou veementemente o mundo da medicina. Em 1895, Röntgen descobriu o Raio-X, um dos métodos mais utilizados atualmente para diagnósticos rápidos e bastante precisos.

• Alexander Fleming

Em 1929, este escocês descobriu a fórmula da penicilina, o primeiro antibiótico do mundo todo. Tal descoberta revolucionou a medicina no que diz respeito ao combate às bactérias que, na época, levava muitas pessoas a morte.

• Maurice Wilkins

Neozelandês que deu o pontapé inicial que possibilitou a descoberta do DNA, em 1953, e todos os seus avanços tão imprescindíveis para a atualidade. A revolução na biologia molecular é uma das consequências mais visíveis deste passo dado por Wilkins.

Os cinco renomes brasileiros no mundo médico

• José Eduardo Sousa

Médico maranhense que realizou o primeiro cateterismo no Brasil, é reverenciado em outros importantes países, como Estados Unidos e Japão devido ao seu trabalho e contribuição dentro da medicina.

• José Pedro da Silva

Apresentado como “o homem que mudou o mundo”, este médico revolucionou o modo de se fazer cirurgias cardíacas em crianças.

• José Osmar Medina Pestana

Criador do Hospital do Rim, um dos maiores centro médicos do mundo, com maior número de transplantes de rim do globo, José Osmar Medina Pestana recebeu um prêmio em Harvard por sua vida e carreira na área da saúde. Sua contribuição perpetuará por muitos e muitos anos na medicina brasileira.

• José Carlos Pachón Mateos

Pachón Mateos agregou uma infinidade de conhecimentos ao mundo médico hospital ao encontrar e disseminar inúmeras técnicas que melhoravam e facilitavam as cirurgias no coração. Sua contribuição foi revolucionária!

• Antonio de Salles

Um dos grandes mistérios do corpo humano ainda é o cérebro. Neste contexto, este renomado médico revolucionou a medicina ao criar um marca-passo cerebral capaz de contribuir diretamente no tratamento da obesidade e do mal de Alzheimer.

Já conhecia essas personalidades do mundo médico? Gostou do conteúdo deste artigo? Aproveite para ver outros textos interessantes voltados a sua área profissional em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: