Os principais trabalhos desenvolvidos por dentistas para se inspirar

No dia 25 de outubro é comemorado o dia do dentista. De todos os dentistas. Digo isso porque poucos conhecem as especialidades da área, e as principais funções desse profissional. E grande parte acredita que qualquer dentista pode tratar de qualquer problema.

Para se inspirar no dia do dentista, leia nosso artigo para conhecer os principais trabalhos realizados por esse profissional. Além de aprender mais sobre a área, saberá qual deles procurar para tratar um problema.

Clínico Geral

Como o nome demonstra, esse dentista é capaz de tratar qualquer paciente. Ele pode encaminhar novamente para um profissional especializado. É uma função parecida com a do médico Clínico Geral. Na Odontologia o Clínico Geral também é chamado de cirurgião-dentista, e ele pode prevenir, diagnosticar e tratar as doenças da boca, maxilares e de outras estruturas próximas.

Odontopediatria

Embora pouco se fale dessa especialidade, ela é exercida pelo primeiro dentista que visitamos na vida. Um profissional assim é especialista no tratamento de crianças a partir dos seis meses de idade.

A importância da função é fundamental para o desenvolvimento correto da fala e da mastigação nos primeiros anos de vida. O profissional acompanha o crescimento do rosto e da arcada dentária. Além disso, utiliza técnicas para cuidar dos dentes de leites até que eles sejam substituídos pelos permanentes.

Ortodontia

Um dos trabalhos mais conhecidos, por tratar do alinhamento dos dentes. Quando alguém precisa pôr aparelho ortodôntico, ele deve ir a um ortodontista. Por causa disso, é um dos especialistas mais parabenizados no dia do dentista.

Ele realiza a fixação de aparelhos fixos ou móveis para ajudar na mastigação e na estética facial. Sua área de atuação abrange o tratamento para o desenvolvimento correto do rosto, da mordida e dos arcos dentários.

Odontohebiatria

Apesar de muito pouco conhecido (e lembrado no dia do dentista), esse trabalho é tão necessário quanto o da odontopediatria. Isso porque sua função é cuidar da saúde bucal dos adolescentes. O dentista cobre, então, apenas uma faixa etária humana, passando o paciente para outro profissional quando ele chega à vida adulta.

O trabalho é diferente devido aos problemas específicos dos adolescentes. Eles passam por uma fase de mudanças importantes para o desenvolvimento saudável. O profissional utiliza técnicas e procedimentos para ajudar nessa evolução.

Dentística ou odontologia estética

É outra área lembrada no dia do dentista, pois o foco do profissional é na estética do sorriso. O número de especialistas tem aumentado, devido ao aumento da importância da estética no mercado de trabalho. Além de cuidar da aparência, eles também realizam restaurações, clareamento dentais, peeling gengival, resinas diretas e muitos outros trabalhos.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Endodontia

O trabalho da endodontia é realizar procedimentos para melhorar a polpa dentária, a região interna dos dentes. Também cuida dos canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Sua abordagem é fundamental para a nutrição, defesa e sustentação de muitos dentes. Além disso, ele realiza tratamento de canal, num procedimento fundamental para a manutenção do dente na cavidade bucal.

Periodontia

Área dos dentistas especializados em tratar as doenças periodontais, isto é, problemas relacionados à gengiva e periodontos. O tratamento com um periodontista ajuda a manter os dentes fortes e bem firmes na boca. Isso porque sua técnica está envolvida com o sistema de implantação e suporte da arcada dentária.

Implatodontia

O nome já indica a função dessa área. Ela realiza os implantes, também chamados de próteses fixas. É essencial não só para completar espaços da gengiva, deixando o sorriso completo, como também para melhorar a mastigação do paciente. Esse profissional merece um presente no dia do dentista.

Protesista (reabilitação oral)

É especialização do dentista que faz reabilitação bucal de um modo geral. Ele atua na recuperação estética, fonética e da mastigação. O dentista avalia o paciente para descobrir se ele precisa de próteses fixas ou móveis, e indica a confecção delas.

Muitos confundem a natureza dessa especialização. O protético, por exemplo, faz apenas as estruturas das próteses. Ele também difere do implantodontista, cuja função é realizar o trabalho de reposição de um ou todos os dentes.

Cirurgia buco-maxilo-facial

Apesar de ter um nome complexo, essa área é bastante comum. O profissional realiza, por meio de cirurgia, o tratamento de doenças da cavidade bucal ou relacionadas a ela. São feitas para curar deformidades bucais e traumatismos, por exemplo. Devido a sua importância, é muito parabenizado no dia do dentista.

Dor facial e disfunção temporomandibular

O profissional especializado nessa área cuida de disfunções, traumatismo e dores relacionadas às funções da mandíbula e crânio. Cuida de doenças na articulação temporomandbular, além de alterações patológicas da ATM.

É o dentista trata doenças como o bruxismo, por exemplo. Trata-se de uma especialização recente da Odontologia, embora muito importante para o diagnóstico e tratamento de diversos pacientes.

Sentiu-se inspirado? Pois continue lendo outros artigos do blog para saber mais! E no dia do dentista, não se esqueça de parabenizar o seu!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: