Relacionamento com o paciente: saiba como melhorá-lo no consultório odontológico

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Um dos pontos principais que fazem toda a diferença para conseguir ganhar a confiança dos pacientes  do consultório odontológico é o atendimento. Antes, um atendimento de qualidade era considerado um diferencial, já nos dias atuais, atender da melhor forma possível aos pacientes é um elemento fundamental para qualquer clínica, inclusive para os consultórios odontológicos.

O atendimento, quando bem-feito, faz a diferença e é capaz de fidelizar os pacientes, que estão sempre à procura de um serviço completo, ou seja, que os atenda bem e que realize os serviços necessários, no caso, o tratamento odontológico, de forma eficiente.

Isso quer dizer que apenas prestar um tratamento de qualidade não é suficiente, pois os pacientes esperam ser bem tratados desde o primeiro contato, que se dá, na maioria das vezes, na hora de agendar a consulta.

Se a sua intenção é conquistar os seus pacientes de uma vez por todas e, assim, fazer com que eles voltem, você deve apostar em um bom atendimento, que acontece antes, durante e até depois da consulta.

Quais as estratégias podem ser utilizadas para conquistar a confiança dos pacientes no consultório odontológico?

Como já foi dito, o bom atendimento no consultório odontológico começa logo no primeiro contato. Seguindo a lógica do ditado: a primeira impressão é a que fica, essa etapa é a mais importante para conseguir ganhar credibilidade.

Uma dica para causar uma boa impressão é dedicar atenção ao paciente, seja por telefone ou pessoalmente, na hora de marcar a consulta. É importante também que a pessoa destinada a fazer esse atendimento esteja preparada para saber responder as possíveis dúvidas e perguntas do paciente atenciosamente, de modo que ele tenha esclarecimento sobre todas as questões.

Manter o contato

Feito o primeiro contato, sempre que possível, é importante manter contato com o paciente, seja por telefone ou por mensagens de texto no celular, para lembrá-lo do dia e horário da consulta. Isso evita com que ele esqueça do compromisso com o seu consultório odontológico e ainda estreita os laços de comunicação entre paciente e consultório.

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Durante o tratamento, esse laço comunicacional deve ser mantido. Nessa etapa, é fundamental tratar o paciente com toda a calma e respeitar os seus medos e anseios. É comum, por exemplo, que dependendo do tratamento que precise ser feito, o paciente sinta-se inseguro. Diante dessas situações, cabe ao dentista esclarecer tudo que será feito, tranquilizando-o antes de qualquer procedimento.

Por fim, é extremamente importante dedicar atenção também no pós-consulta. Esse é o erro que muitos consultórios odontológicos cometem, pois acabam se esquecendo do paciente logo que ele sai da clínica, após a consulta.

Um atendimento satisfatório inclui, portanto, o contato que deve ser feito após o tratamento. Esse contato pode ser feito por meio de uma ligação, perguntando, por exemplo, como está a recuperação, se houve dor depois dos procedimentos, entre outras coisas.

Esse retorno é simples e rápido, no entanto, faz toda a diferença. Mostra ao paciente que você não está pensando apenas no dinheiro, mas sim, que se preocupa de fato com a sua saúde e bem-estar. Quando os pacientes sentem que eles são importantes para o seu consultório odontológico, eles ficam muito mais satisfeitos com o atendimento e tendem a voltar mais vezes.

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