Paciente satisfeito na clínica: conheça dicas de fidelização

clínica

As pessoas estão cada vez mais exigentes e isso também acontece na clínica. Seja pelo maior acesso à informação, ou pela constante evolução da concorrência entre produtos e serviços. Com relação à saúde, essa exigência aumenta. Com o Sistema Único de Saúde em colapso, muitos pacientes recorrem a clínicas particulares em busca de um melhor atendimento. Por isso, é muito importante que o médico leve em consideração essa exigência, esforçando-se para entregar sempre um bom atendimento e, consequentemente, a satisfação do paciente.

Este artigo dará algumas dicas de como o profissional médico pode fidelizar os pacientes por meio de um bom atendimento na clínica. Lembre-se: um paciente satisfeito indicará o médico para familiares e amigos.

Como fidelizar os pacientes da sua clínica

Habituados às consultas extremamente rápidas e atendimento impessoal, as pessoas transferem as expectativas de uma boa consulta para os profissionais que atuam em clínicas particulares. A primeira dica que o médico deve levar em consideração é construir uma boa reputação no mercado, tanto entre colegas de profissão quanto entre os pacientes já cativos. Uma carreira sólida e em ascensão transmite a segurança inicial para a pessoa que busca atendimento em clínicas.

Além disso, os profissionais devem transmitir segurança e conhecimento ao conversar com o paciente durante a consulta. É importante ressaltar que o médico deve ter a sensibilidade de perceber o grau de instrução de seu paciente. Em caso de pessoas menos instruídas, procurar explicar os termos técnicos com o uso de analogias, exemplos e num vocabulário mais simples contribuirá para que o paciente saia satisfeito após a consulta. Lembre-se, a satisfação do paciente pode ser calculada com a seguinte fórmula: Satisfação = Resultados – Expectativa (por parte do médico).

Cordialidade é outra dica fundamental para um atendimento de excelência e, consequentemente, a satisfação do paciente. Não importa se o profissional terá dez consultas ou cem, é preciso que o médico demonstre preocupação e cordialidade ao receber cada paciente na clínica. Lembre-se: muitas vezes as pessoas vão para as consultas fragilizadas com o seu problema de saúde, o mínimo esperado é um atendimento humanizado.

Investir em recursos tecnológicos de última geração mostra que, além da preocupação em sempre estar atualizado, o médico está preocupado com a precisão de seu diagnóstico. Aliado a isso, os médicos que sempre se atualizam e transmitem isso durante a consulta têm boas chances de ter um paciente satisfeito.

O bom e velho “pós-venda”

Para o paciente, o que faz uma clínica se diferenciar de outra é um bom atendimento. Como forma de mensurar isso, a dica é investir em pesquisas de satisfação, que podem ser realizadas na própria clínica, após a consulta, como também posteriormente e nutrir o relacionamento paciente/médico mesmo após a consulta.

Além de obter informações preciosas sobre a avaliação dos pacientes, as pessoas se sentem especiais uma vez que percebem uma atenção não tão comum no sistema de saúde atual.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

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