Planejamento tributário para consultórios e clínicas

planejamento tributário

Você sabe o que é planejamento tributário? A cobrança de impostos gera muitas dúvidas em quem comanda o próprio negócio.

A carga tributária é cobrada em cima de qualquer empresa. O planejamento fiscal evita possíveis multas, caso essa carga não seja respeitada. Portanto, um bom planejamento tributário é essencial para evitar complicações futuras. 

O primeiro passo é conhecer os tributos cobrados. Continue a leitura e conheça formas de efetuar esse planejamento e evitar possíveis dores de cabeça!

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário, ou elisão fiscal, diz respeito à gestão dos pagamentos de tributos em cima de uma empresa. Se houver estudo e planejamento, é possível reduzir essa carga tributária. Esse planejamento se divide em duas categorias:

  • Estratégico: trata-se do enquadramento da empresa no regime tributário de acordo com o ramo, o capital, entre outras características do seu negócio. O planejamento estratégico determina o futuro da gestão. Nessa parte, é definido o regime tributário ideal para o negócio e as possibilidades de incentivos.
  • Operacional: é a parte responsável pelo cumprimento das exigências legais na empresa, como o pagamento nos prazos previstos. É uma tarefa que deve estar presente na rotina do trabalho.

Por que o planejamento tributário é importante?

O planejamento tributário tem o objetivo de diminuir as despesas gerais de uma empresa. 

Um bom planejamento pode reduzir os valores de recolhimento, através de medidas que podem ser tomadas após estudos e análises das regras de cada imposto. Isso também evita que você pague impostos indevidos, pois cada município e estado tem suas próprias regras. 

Com essa estratégia, você também pode analisar as possibilidades de adiar o pagamento quando você não possui capital para investir. 

O planejamento tributário é o responsável por manter sua empresa legalizada. Portanto, é necessário contratar uma boa equipe de contabilidade, para buscar uma redução nesses gastos de forma ética e responsável.

Se você faz a declaração corretamente, ainda evita o pagamento de multas e encargos. Confira aqui algumas mudanças no Imposto de Renda 2019 que você precisa saber para realizar sua declaração corretamente.

Como fazer o planejamento tributário para clínicas e consultórios?

Na rotina de trabalho do profissional da saúde, o planejamento tributário é tão importante quanto nas empresas. A primeira etapa é escolher o melhor regime de tributação. Isso significa que você irá definir se os serviços serão tributados como pessoa física ou jurídica.

Como pessoa física, o profissional pode ter uma redução da carga tributária, através da constituição de uma empresa EIRELI – Empresa de Responsabilidade Limitada. No entanto, essa opção só é possível para médicos que trabalham sozinhos e não possuem sócios.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Para o profissional que optar por uma empresa jurídica, as opções são: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Cada uma possui vantagens e desvantagens, então, é necessário que o profissional analise todas essas questões junto a um contador. 

A melhor opção irá variar de acordo com o faturamento e a margem de lucro.

O profissional também precisa conhecer os tributos incidentes sobre o seu negócio. No caso das clínicas médicas, hospitais e laboratórios, é necessário analisar o ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. 

Essa modalidade é recolhida pela prefeitura do município e varia entre 2 e 5%, de acordo com a legislação municipal. Nos tributos federais, é necessário analisar o IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica ou o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. 

Os profissionais que trabalham como pessoa jurídica também devem analisar a CLSS – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e a COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. Outros impostos cobrados são o PIS – Programa de Integração Social e o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, calculados sobre a folha de pagamento dos funcionários.

Além da legislação nacional dos tributos, é necessário estar atento às possíveis mudanças na legislação específica para clínicas médicas. 

Essas alterações podem ocorrer de forma frequente, portanto, é necessário acompanhar os aumentos ou reduções para não ter problemas. Isso evita que o profissional pague além do necessário.

Faça o cálculo previsto do seu faturamento. Uma projeção realista irá definir qual o regime tributário ideal, com as condições mais favoráveis ao seu negócio.

Planeje-se sempre!

Além do planejamento tributário, é importante que o profissional saiba se planejar financeiramente. Um bom planejamento financeiro preserva a saúde financeira do seu consultório, evitando gastos inesperados e dívidas futuras. Siga boas práticas de gestão financeira em seu consultório. Confira algumas práticas necessárias para a relevância do consultório:

  • Nunca misture sua conta pessoal com a conta profissional! Essa união pode ser complexa pois irá interferir diretamente em seu caixa.
  • Preocupe-se com o relacionamento com o paciente e o marketing digital. Afinal, você depende do paciente para uma clínica de sucesso! E a sua presença online certamente irá aumentar o fluxo no consultório.
  • Utilize um software médico para otimizar e agilizar as atividades. Além disso, o software oferece ferramentas atrativas para os pacientes também, como a possibilidade de agendamentos e cancelamentos online.
  • Tenha registros de tudo que entra e sai com a ferramenta de fluxo de caixa. O registro das despesas permite que o gestor acompanhe a situação financeira, evitando gastos desnecessários.

A tecnologia pode ser uma grande aliada no planejamento tributário. Você pode adquirir um software médico, como o iMedicina, que disponibiliza todas as ferramentas necessárias para a administração e gestão do seu consultório, entre outras inúmeras vantagens. 

Você pode conhecer todos os benefícios do software do iMedicina, criando uma conta 100% gratuita para experimentar os serviços. Aproveite para conhecer os planos premium e escolher o mais adequado para o seu empreendimento. 

O iMedicina é um software de gestão para consultórios e clínicas que possui ferramentas gestão para facilitar a rotina e a administração de uma clínica ou um consultório. Para mais informações, acesse o site do iMedicina e conheça todas as funcionalidades oferecidas.

Gostou da leitura? Para mais informações e dicas para a administração do seu consultório, faça o download do nosso e-book “Administre melhor para gerar mais lucro”.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.