Por Que Abrir Seu Próprio Consultório Médico?

consultório médico

A abertura de um consultório médico faz parte dos planos de todo recém-formado profissional de saúde. Porém, esse sonho pode levar tempo para se concretizar. Mesmo assim, existem boas razões para você persistir e continuar buscando a realização desse projeto.

Quer saber quais? Neste artigo, abordaremos algumas importantes benefícios em optar por ter o seu próprio negócio.

Poder de decisão sobre os rumos do consultório médico

No início da carreira, muitos jovens médicos passam por uma série de dificuldades. Às vezes, uma discordância com uma ação do empregador, o convívio com profissionais que não cumprem com o seu juramento ou até um salário abaixo do estabelecido no mercado.

Nessas situações, a única alternativa possível é pedir demissão/exoneração. Porém, nem sempre essa é uma opção viável. Assim, o médico inicia a sua vida profissional de forma totalmente diferente do que planejava durante a faculdade.

Neste sentido, a abertura do seu próprio consultório médico é um caminho comum a seguir. Obviamente, essa opção precisa ser estudada, pois, existem regras e processos a serem cumpridos para que não haja nenhum tipo de ilegalidade.

Ainda, ter o seu consultório significa tomar decisões sobre as quais você pode agir imediatamente e decidir em que direção você quer levar a sua empresa. Além disso, você poderá escolher os seus funcionários e a sua equipe, podendo se cercar de bons profissionais.

Dessa maneira, é possível oferecer os melhores serviços aos pacientes, pois você entende que eles são os responsáveis diretos pela sua lucratividade. 

Portanto, ser seu próprio chefe pode ser menos estressante do que acatar decisões das quais você discorda veementemente.

Personalizar os serviços prestados

Diferente de atuar em um grande hospital ou uma clínica de grande porte, montar um consultório faz com que você enxergue os pacientes como pessoas e não como números. Assim, você pode desenvolver um forte relacionamento com eles.

Ainda, ao ter o seu próprio negócio, você pode personalizá-lo, dando a sua “cara” a ele. Com isso, os clientes irão associar a sua imagem aos serviços prestados, dando credibilidade a sua empresa.

Neste sentido, você precisa criar a sua identidade visual. Um bom logotipo, um nome fácil de lembrar, a reunião de cores que passem uma boa sensação, etc. Ao planejar e criar essa identidade, você torna o seu consultório único.

Posteriormente, você pode se utilizar das estratégias de marketing médico para desenvolver a sua presença digital, como, por exemplo, criar um site otimizado para conversão, elaborar artigos informativos, disparar e-mails para seus pacientes, entre outros.

Outrossim, as redes sociais, o seu site e outros canais de comunicação do seu consultório também devem ser utilizados para prestar um bom atendimento aos seus clientes. Da mesma maneira, toda a equipe deve ser bem treinada para oferecer um serviço diferenciado.

Construir a sua autoridade

Geralmente, as pessoas optam por se consultar com determinado médico ao avaliar a sua reputação na internet ou pela indicação de pessoas próximas, ou até de outros profissionais de saúde confiáveis.

Assim, a escolha costuma estar sempre pautada pela confiança. Então, como o seu consultório passará essa sensação as pessoas se ele não pode ser encontrado na internet ou não possui nenhuma avaliação disponível?

Por isso, de forma simultânea a abertura da sua clínica, planeje e execute estratégias de marketing médico. Antes você precisa entender mais sobre essas ações e concluir algumas etapas para que elas sejam mais assertivas. Vamos a elas.

Descubra quem é a sua persona

O conceito de persona diz respeito à descoberta das características do seu cliente, criando um perfil baseado em dados pessoais, gostos e preferências. Assim, a persona é uma pessoa fictícia que será utilizada como referência para nortear todas as ações de marketing.

Por isso, o primeiro passo para construir a sua autoridade é descobrir qual é o perfil do seu cliente. Caso contrário, suas estratégias serão ineficazes e exigirão um alto investimento. 

Defina quais estratégias fazem mais sentido para o seu consultório

Para saber qual o caminho a seguir, você precisa conhecer o lugar em que deseja chegar. Neste sentido, para criar ações assertivas de marketing e fortalecer a sua presença digital, defina quais são os seus objetivos.

Talvez você queira se tornar uma autoridade para ser uma fonte confiável de informações sobre saúde na internet, para ser uma referência na sua cidade ou para aumentar a relevância do seu consultório. Você pode ter todas essas metas ou apenas uma delas, o importante é defini-las.

Faça seu cadastro no Google Meu Negócio

Trata-se de uma ferramenta criada por uma das maiores empresas do mundo no setor digital, o Google. O objetivo do Google Meu Negócio é permitir que toda empresa ou instituição seja encontrada na internet.

Neste sentido, seguindo a lógica de “quem não é visto, não é lembrado”, você precisa cadastrar o seu consultório. O procedimento é simples e sem custo, necessitando apenas de preencher os dados que as pessoas visualizarão no Google.

Assim, ao fazer uma busca por termos referentes a sua área de atuação, o usuário irá visualizar as informações sobre o seu consultório, como, por exemplo, endereço, telefone de contato, e-mail, site, fotos do local, horário de funcionamento e avaliações de outros clientes.

Produza conteúdo para a internet

Uma das melhores formas de construir a sua autoridade digital é adotando estratégias de marketing de conteúdo, que consiste na criação de um blog e na produção de artigos informativos sobre, no caso dos médicos, questões relativas à saúde.

Atualmente, este tipo de marketing tem se mostrado muito eficaz para profissionais de saúde, pois as pessoas passaram a buscar no Google respostas para seus sintomas, doenças e tratamentos.

Invista em anúncios

A construção de autoridade pode ser feita sem a necessidade de investimentos em anúncios. Porém, ao anunciar, esse caminho é encurtado e seus objetivos podem ser alcançados de forma mais rápida.

Ainda, existem, basicamente, duas formas de anunciar na internet: Google Ads e Social Ads. O primeiro é o sistema do Google para a venda de espaços publicitários nos resultados das pesquisas dos usuários, no YouTube, no Gmail e em inúmeros sites parceiros.

Já o Social Ads diz respeito à compra de anúncios nas redes sociais, mais especificamente no Facebook e no Instagram. Nesses casos, a sua publicidade será visualizada na linha do tempo dos usuários e pode ser utilizada para promover um artigo do blog, por exemplo.

Enfim, essas são apenas algumas estratégias de marketing que podem auxiliar na construção da sua autoridade. Ao consegui-la, você passará a ser uma voz confiável na internet e, quando as pessoas  precisarem de um médico, elas lembrarão de você.

Portanto, se você está insatisfeito com as decisões tomadas pela sua organização e gostaria de tomar as rédeas da sua carreira, avalie, planeje e execute ações para conseguir abrir o seu próprio consultório médico.

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