Por que minha clínica de olhos está com poucos pacientes?

clínica de olhos

Sou um profissional qualificado e competente, mas ainda assim minha clínica de olhos está com poucos pacientes. O que está acontecendo? As razões para este problema podem ser diversas, mas neste texto tentaremos abordar a questão sob algumas perspectivas importantes.

Mais do mesmo

Dependendo da região onde sua clínica de olhos atua, a forte concorrência pode roubar seus pacientes e drenar o rendimento. Para que isso não aconteça, além de um bom preço e um atendimento qualificado, seu estabelecimento precisa mostrar diferenciais em relação aos concorrentes para que a sua clínica seja a preferida.

Por exemplo: se você atende apenas a particulares, considere se credenciar a planos de saúde ou ao SUS. Se os concorrentes não o fazem, você está um passo à frente e tende a conseguir mais pacientes.

Existem ainda outros motivos para o insucesso de sua clínica. Como, por exemplo: preços fora de realidade, localização desaforável, vizinhança inadequada, má-reputação, colaboradores pouco eficientes, problemas estruturais no imóvel, decoração ruim, ambiente desagradável, agendamento desorganizado, pacientes irregulares e etc.

Oferecer diferenciais significa oferecer um atendimento de qualidade, com excelência. E este atendimento superior exige estratégias que vão para além do momento da consulta. Invista em um bom relacionamento com seus pacientes desde o momento do agendamento da consulta até mesmo depois que o paciente deixar sua clínica de olhos.

Para isso, existem algumas estratégias possíveis: agendamento online, lembretes por SMS, mensagens em datas especiais, o uso de prontuários eletrônicos ou CRM’s, dentre outras. Ao mostrar dedicação e organização, sua clínica também pode conseguir mais pacientes e acabar com os buracos de sua agenda.

Torne sua clínica de olhos conhecida por boas razões

As estratégias enunciadas no parágrafo anterior dão resultado e representam mais pacientes, pois fideliza a clientela que já passou pelo atendimento e se sentiu satisfeita. Esta satisfação e fidelidade se traduz em boa reputação e indicação para amigos e parentes. As indicações se transformam em novos pacientes, e assim sucessivamente.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Mas não é apenas no bom atendimento que uma clínica de olhos se torna conhecida. Outras estratégias de marketing podem ser muito bem recebidas por seu público-alvo. Sugestão: tenha um blog informativo com conteúdo interessante para a sua clientela e seus potenciais pacientes.

Mostre competência e conhecimento, mas não deixe de observar as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) com relação ao marketing e propagandas de estabelecimentos de saúde. Atente principalmente para a proibição de se captar público por meio de redes sociais, sendo reservado apenas o direito de gerar conteúdo informativo.

Outra opção interessante para manter sua clientela é gerar uma mailing que dispare automaticamente as mensagens para seus pacientes. Mas cuidado: produza conteúdo pertinente e não encha o inbox dos clientes de spam, senão o efeito será o contrário.

Organização, marketing, bom atendimento e boa gestão de pessoal são ótimas ações para que o problema dos poucos pacientes vá desaparecendo. Tenha atenção a todos os detalhes para que a empreitada seja bem sucedida.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou deste texto? Leia mais em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.