Precificação de serviços médicos: como definir valores justos

Precificação de serviços médicos: como definir valores justos

Definir a precificação dos serviços médicos nem sempre é uma tarefa fácil. São diversos os fatores que influenciam nos valores do atendimento de cada profissional.

Se você está passando pelo processo de abertura de um consultório, certamente está com muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, preparamos um artigo especialmente para quem tem essa dificuldade. 

Afinal, os valores estipulados serão essenciais para um consultório bem-sucedido. Boa leitura!

Qual é a diferença entre preço e valor?

Inicialmente, é necessário entender as diferenças entre valor e preço. O preço significa quanto custa um determinado serviço ou produto. 

Para defini-lo corretamente, é necessário levar em consideração alguns fatores como a margem de lucro, a demanda, o custo de produção, a clientela, a concorrência, entre outros. 

Pode-se afirmar que, muitas vezes, o preço é o maior responsável pela venda final.

Mas, no momento de escolha do prestador de serviços, o que irá influenciar no poder de compra será o valor. O valor envolve a satisfação do cliente ao adquirir determinado produto ou serviço. 

Ou seja, se o cliente enxerga valor no seu produto ou serviço, ele não irá se importar em pagar um valor mais alto por ele. 

O valor diz mais sobre a qualidade do que o dinheiro em si. Se você sabe o valor e as qualidades do seu produto ou serviço, certamente será mais fácil vendê-lo.

No âmbito da saúde, existem dois caminhos principais. Alguns profissionais prestam serviços para empresas, como, por exemplo, os convênios médicos. 

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

A outra possibilidade é o médico optar por atuar como profissional liberal, onde ele é o responsável por definir os valores que serão praticados dentro da clínica. 

A independência é uma grande vantagem do profissional liberal, e com ela vem a responsabilidade e os cuidados com o próprio negócio. Dessa forma, o consultório é a sua empresa. 

Portanto, o desafio é conseguir administrar e gerir de forma correta para conseguir arcar com os custos gerais e obter lucro.

Quais os critérios necessários para a precificação de serviços médicos?

Um dos pilares de um consultório médico é saber quanto vale a sua consulta. É isso que irá definir os rumos do seu consultório ou da sua clínica. Confira alguns critérios que devem ser adotados no para calcular esse valor:

  • Conheça o perfil do seu paciente. Esta etapa irá influenciar diretamente no valor, já que, para o sucesso do consultório, o conhecer bem o paciente é essencial. Saiba qual é o seu público, qual a faixa etária, condição financeira, entre outros.
  • Saiba qual é o seu foco, se irá atender por convênios ou apenas de forma particular, ou ambos. Conheça os convênios para determinar o que vale a pena estabelecer uma parceria.
  • Pesquise! A pesquisa de mercado é de extrema importância no início de um negócio, seja ele um consultório ou mesmo uma empresa. Verifique os valores cobrados pela concorrência e se eles possuem o mesmo perfil de pacientes. Saiba quanto cobram os profissionais que atendem um público de perfil semelhante ao seu na sua região.
  • Calcule os custos fixos com funcionários (recepcionistas, administradores, sócios, contadores, etc), os gastos fixos para manter o consultório (aluguel, luz, água, internet, materiais de trabalho, entre outros) e os gastos variáveis (prestações de serviços via terceiros, encargos, emergências). Conhecer o seu fluxo de caixa irá auxiliar nessa etapa. Confira aqui algumas dicas para economizar nos gastos do consultório.
  • Considere a estrutura do seu consultório. O investimento na estrutura da clínica irá agregar valor à consulta. Considere a localização, a tecnologia dos equipamentos, o conforto do ambiente, o atendimento, as facilidades oferecidas aos pacientes (por exemplo, se você possui um software de gestão de clínicas e consultórios, você irá oferecer a possibilidade de agendamento e cancelamento de consultas online. Isso facilita o processo de atendimento) e a capacitação dos funcionários. Se a sua clínica está em uma localização central, privilegiada e de fácil acesso, isso certamente irá agregar valor ao atendimento.
  • O seu currículo também influencia diretamente no valor cobrado. Se você possui um grande portfólio, maior tempo de carreira e especializações, certamente irá cobrar mais caro. É importante estar sempre atualizado aos novos procedimentos.
  • Utilize um cenário hipotético para simular uma possível receita para o consultório.

Além de definir corretamente os valores praticados em sua clínica e consultório, é necessário ter organização financeira. Afinal, nenhum negócio funciona sem uma boa gestão, certo? Isso irá resultar em uma boa saúde financeira do seu consultório. A saúde financeira em um consultório médico é tão importante quanto em uma empresa.

Seja organizado, registre tudo em seu fluxo de caixa, até as coisas mínimas. É com esse registro que você irá ver os resultados da clínica, sejam eles positivos ou negativos. Essa é a forma de conseguir contornar os resultados negativos, caso ocorram. Considere, também, a ajuda de profissionais especializados na área de contabilidade. Com a rotina corrida do consultório, nem sempre é possível acompanhar e controlar tudo que acontece. Por isso, uma boa opção é contar com profissionais capacitados para organizar a parte financeira de forma eficiente.

Se você deseja automatizar e otimizar os processos no seu consultório, vale a pena investir em um software de gestão de clínicas e consultórios. 

O iMedicina disponibiliza todas as ferramentas necessárias para a administração e para o marketing do seu consultório. Você pode conhecer todos os benefícios do software do iMedicina, criando uma conta gratuita para experimentar os serviços. 

Aproveite para conhecer todos os planos disponíveis para optar pelo mais adequado para a sua clínica ou consultório. 

O iMedicina é um software de gestão para consultórios e clínicas que automatiza processos e facilita o dia a dia do consultório ou clínica, com praticidade e eficiência. Para mais informações, acesse o site do iMedicina e conheça todas as funcionalidades.

Gostou das dicas? Para mais informações sobre a precificação de serviços médicos, assista ao nosso webseminário: Como precificar serviços médicos corretamente

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Ainda não encontrou o que buscava?

iMedicina Software Gratuito - Conheça!
Clínicas Digitais | Conheça o Livro

Quem leu esse artigo também se interessou por esses:

O Paciente e o Uso da Internet

Aqui no iMedicina, atuamos com Marketing para Clínicas e Consultórios há cerca de 5 anos. Nos especializamos na área de saúde. Nos tornamos uma empresa Google

logo_horizontal-branco_simbolo

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me.

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Tudo isso com planos que começam GRATUITAMENTE

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.