Principais dificuldades na hora de credenciar um convênio no meu consultório

Powered by Rock Convert

Quando um médico decide tornar-se um empresário da saúde, abrindo sua própria clínica, prontamente se depara com diversas situações que não foram ensinadas durante as aulas na universidade. Além da técnica, pesquisa e análise clínica, abrir o seu próprio negócio exige outras habilidades de gestão que podem tirar algumas noites de sono. Entre elas estão à gestão financeira, de recursos humanos, conseguir empréstimo em bancos e manter o relacionamento com as empresas de convênio médico.

Atender planos de saúde tem lá suas vantagens e desvantagens. Mas se a decisão de tornar-se um conveniado está tomada, quais são então as principais dificuldades na hora de credenciar o seu consultório a um convênio médico?

Burocracia no credenciamento

A opção de atender por convênio é totalmente opcional, ou seja, o profissional que tiver interesse em se registrar ou registrar a sua clínica em planos de saúde deve buscar as operadoras. O primeiro passo é conversar com um consultor do convênio, que explicará como o procedimento funciona.

Mas prepare-se, pois a burocracia para tornar-se um conveniado demanda tempo e paciência. O médico tem que enviar uma série de documentos para a operadora para dar início ao processo. Os mais comuns são o Contrato Social ou a ata de constituição do consultório médico, o cartão de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a inscrição ativa no Conselho Regional de Medicina (CRM), o alvará da vigilância sanitária e o alvará de funcionamento, um comprovante da conta bancária da empresa para os pagamentos, informações do profissional responsável pela clínica (currículo, CPF, diploma e título de especialização registrado no CRM), relação de todo o corpo clínico do consultório e outros dados sobre o imposto de renda.

O passo seguinte é aguardar a visita e a avaliação do convênio. Este procedimento pode levar até seis meses para ser concluído e, por vezes, a operadora nega o credenciamento da clínica alegando que a demanda da cidade já está sendo atendida pelos demais conveniados, por exemplo. Então, esteja preparado. Além disso, como não existe limite para credenciamento em convênios, é aconselhável entrar em contato com mais de uma operadora para avaliar quais são adequadas para a sua clínica.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Outros desafios para atender por convênio

Os obstáculos não aparecem somente para cadastrar a sua clínica em um plano de saúde. Após ser aceito e começar a atender, aparecem outras dificuldades que, sabendo com antecedência, é possível se preparar e diminuir as dores de cabeça.

Você já deve saber que tornar-se um credenciado de convênio tem aspectos positivos e negativos. O ponto mais atrativo é a capacidade de atrair novos pacientes e, em contrapartida, o valor pago pelos convênios por paciente atendido é baixo, há muita burocracia envolvida, é necessário adaptar a rotina operacional do consultório para atender as demandas dos convênios e, por vezes, acontece demora no pagamento.

Então a burocracia continua. Para atender pelos convênios, é necessário treinar os funcionários para saberem como funcionam os procedimentos de liberação de consulta e de emissão de guia, como cadastrar todas as consultas no sistema da operadora, como enviar as guias para a operadora, quais são os prazos, entre outras atividades. Qualquer erro nesse trâmite pode resultar em não pagamento pelos serviços realizados, o que não é nada interessante.

Desenvolva também um bom planejamento financeiro, com uma margem ampla para a entrada de pagamentos dos convênios. Como há relatos de atrasos ou problemas nesse processo, tente criar um mecanismo para não depender destes pagamentos para fechar o balanço do mês com a conta positiva.

Gostou deste artigo sobre convênios médicos? Leia outros em nossa página!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: