Quais procedimentos para minha clínica se credenciar ao plano de saúde

plano de saúde

Muitos profissionais da saúde possuem dúvidas quanto o credenciamento de seu estabelecimento a convênios de plano de saúde. Os procedimentos não são tão complicados e podem trazer uma série de benefícios para os estabelecimentos de saúde.

Primeiramente, é preciso entrar em contato com a empresa de plano de saúde que você possui interesse em realizar convênio. As empresas vão repassar uma série de recomendações e procedimentos a serem realizados. Geralmente, há o requerimento do preenchimento de formulários que manifestam o interesse da instituição. A empresa pedirá para informar alguns dados, como serviços oferecidos, as especializações, os equipamentos que o consultório possui e algumas séries de documentos que comprovem a legalidade da instituição.

 Quais documentos são exigidos para se credenciar a um plano de saúde?

Para credenciar-se, são necessários alguns documentos específicos que podem ser bem acessíveis. Na maioria dos contratos é preciso do comprovante de Cadastro Nacional do Estabelecimento de Saúde (CNES), o contrato social do consultório médico, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da instituição, o ultimo comprovante de pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e a inscrição do estabelecimento junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

Além disso, é necessário o alvará atualizado de funcionamento e vigilância sanitária e a relação de médicos e funcionários do consultório. O médico responsável pela clínica deve informar o currículo, CPF, CRM, certificado de graduação e especialização. Também é preciso do comprovante de conta bancária da instituição para o repasse de valores. Lembrando que esses documentos podem alterar de acordo com o plano.

Precisa-se fazer uma consulta prévia de todos os documentos requeridos para a abertura de convênio. É importante ressaltar que uma vez realizado o contrato de convênio, a empresa deve ser responsável em renovar contrato em caso de o consultório sofrer qualquer alteração.

Quais são as vantagens de possuir o convênio?

O credenciamento a convênios de plano de saúde pode ser benéfico tanto para os médicos, quanto para os pacientes e ao próprio consultório. Os planos de saúde podem ser a chave para atrair clientes, principalmente para médicos que estão no início da carreira e não possuem muitos pacientes ou têm suas atividades medicas restritas aos seus locais de atendimento.

Médicos que estão adicionando uma nova especialidade também podem ser beneficiados. O convênio convidará mais pacientes para realizarem as suas consultas e tratamentos. E como consequência, promoverá a imagem desses profissionais.

O credenciamento a planos de saúde ao longo do tempo, fará com que os pacientes tenham conhecimento sobre as atividades exercidas na clínica e conheça os profissionais habilitados a exercer a profissão. Mantendo assim, benefícios para ambas as partes.

Muitos brasileiros têm se conveniado aos planos de saúde. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos, os planos particulares de saúde cresceram de 34,5 para 47,8 milhões. A adquirir o convênio com os planos de saúde estará atraindo uma grande massa de clientes que buscam por melhores alternativas de atendimento e preço.

Independente da sua decisão, é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou desse artigo? Nosso site está repleto de informações que vão ajudar você em outros assuntos. Confira!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: