Quais procedimentos para minha clínica se credenciar ao plano de saúde

plano de saúde

Muitos profissionais da saúde possuem dúvidas quanto o credenciamento de seu estabelecimento a convênios de plano de saúde. Os procedimentos não são tão complicados e podem trazer uma série de benefícios para os estabelecimentos de saúde.

Primeiramente, é preciso entrar em contato com a empresa de plano de saúde que você possui interesse em realizar convênio. As empresas vão repassar uma série de recomendações e procedimentos a serem realizados. Geralmente, há o requerimento do preenchimento de formulários que manifestam o interesse da instituição. A empresa pedirá para informar alguns dados, como serviços oferecidos, as especializações, os equipamentos que o consultório possui e algumas séries de documentos que comprovem a legalidade da instituição.

 Quais documentos são exigidos para se credenciar a um plano de saúde?

Para credenciar-se, são necessários alguns documentos específicos que podem ser bem acessíveis. Na maioria dos contratos é preciso do comprovante de Cadastro Nacional do Estabelecimento de Saúde (CNES), o contrato social do consultório médico, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da instituição, o ultimo comprovante de pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e a inscrição do estabelecimento junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

Além disso, é necessário o alvará atualizado de funcionamento e vigilância sanitária e a relação de médicos e funcionários do consultório. O médico responsável pela clínica deve informar o currículo, CPF, CRM, certificado de graduação e especialização. Também é preciso do comprovante de conta bancária da instituição para o repasse de valores. Lembrando que esses documentos podem alterar de acordo com o plano.

Precisa-se fazer uma consulta prévia de todos os documentos requeridos para a abertura de convênio. É importante ressaltar que uma vez realizado o contrato de convênio, a empresa deve ser responsável em renovar contrato em caso de o consultório sofrer qualquer alteração.

Quais são as vantagens de possuir o convênio?

O credenciamento a convênios de plano de saúde pode ser benéfico tanto para os médicos, quanto para os pacientes e ao próprio consultório. Os planos de saúde podem ser a chave para atrair clientes, principalmente para médicos que estão no início da carreira e não possuem muitos pacientes ou têm suas atividades medicas restritas aos seus locais de atendimento.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Médicos que estão adicionando uma nova especialidade também podem ser beneficiados. O convênio convidará mais pacientes para realizarem as suas consultas e tratamentos. E como consequência, promoverá a imagem desses profissionais.

O credenciamento a planos de saúde ao longo do tempo, fará com que os pacientes tenham conhecimento sobre as atividades exercidas na clínica e conheça os profissionais habilitados a exercer a profissão. Mantendo assim, benefícios para ambas as partes.

Muitos brasileiros têm se conveniado aos planos de saúde. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos, os planos particulares de saúde cresceram de 34,5 para 47,8 milhões. A adquirir o convênio com os planos de saúde estará atraindo uma grande massa de clientes que buscam por melhores alternativas de atendimento e preço.

Independente da sua decisão, é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou desse artigo? Nosso site está repleto de informações que vão ajudar você em outros assuntos. Confira!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: