Programa A Arte na Medicina: saiba tudo sobre ele!

“A arte na medicina de vez em quando alivia, às vezes cura, mas sempre consola” é um dos programas médicos mais reconhecidos do Brasil e esteve entre os projetos premiados pelo Ministério da Cultura (MinC) em 2009 e 2010, com o Prêmio Cultura e Saúde. Nessas edições do prêmio, podiam participar apenas as opções de projeto medicina que apresentassem ações que utilizavam a cultura como forma de promover a saúde dos brasileiros. E foi exatamente isso que o projeto de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) fez.

No entanto, muitos profissionais da saúde, ainda, não conhecem tudo sobre esse programa médico relevante para a humanização na medicina. Quer saber tudo sobre o “A Arte na Medicina”? Confira abaixo todas as informações que temos para você! Veja:

Afinal, o que é o projeto medicina “A Arte na Medicina”?

Orientado por Paulo Fernando Barreto Campello de Melo, o programa médico da UPE, desde o ano de 1996, usa as manifestações artísticas para incentivar a humanização na medicina e a arte-terapia na recuperação de pacientes com as mais diversas enfermidades. O projeto medicina dispõe de diversos programas destinados aos pacientes, como “Oficina de Contos de Fadas”, “Aprendendo com Arte”, “Humanização pela Linguagem” e “Cirurgia Musical”, entre diversos outros.

Dessa forma, levando a arte-terapia para dentro de clínicas e laboratórios, o “Arte na Medicina” tem melhorado a vida de pacientes com os mais variados tipos de doença, proporcionando uma importante ajuda para os que mais precisam. O foco do projeto medicina da UPE é, sobretudo, em relação às crianças e adolescentes com câncer e cardiopatia, jovens usuários de drogas, alunos de medicina e profissionais da área, como médicos e professores de universidade.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Por que é importante se inspirar em um projeto medicina?

Nesse artigo, especialmente, abordamos o programa “A Arte na Medicina” com o objetivo de inspirar você, profissional da saúde, a adotar programas médicos em sua clínica, laboratório ou casa médica a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Não é à toa que o projeto medicina da UPE foi premiado dois anos consecutivos pelo MinC e se tornou um dos programas médicos de mais importantes em termos de arte-terapia.

Ainda hoje, a arte-terapia não é tão valorizada quanto deveria ser. Muitas vezes, tudo o que falta na sua clínica é oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes e, ao mesmo tempo, levar a arte como forma de terapia para os que mais precisam. Embora a arte-terapia tenha sido descriminada pela Ciência durante algum tempo, hoje é inegável os benefícios que esse tipo de projeto medicina pode levar aos pacientes, como idosos, crianças e adolescentes portadores de doenças graves/terminais.

Por isso mesmo, o “A Arte na Medicina” é mais um programa médico para você se inspirar e pensar em novos modelos de atendimento e terapia para proporcionar aos seus pacientes em seu consultório ou casa médica. Afinal, a humanização na medicina, além de auxiliar o paciente em sua recuperação, é algo que também melhora o funcionamento e a credibilidade do seu espaço de trabalho.

Quer conhecer outras opções de projeto medicina para se inspirar? Não deixe de ver os outros textos sobre o tema em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.