Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros: conheça!

O Programa de Capacitação é oferecido aos profissionais que obtiveram título de médico em outros países. Esses médicos, que não possuem o diploma de medicina válido no Brasil, podem se inscrever como estagiário no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Podem participar profissionais com ou sem experiência na sua área de atuação.

A capacitação exige que o profissional possua dedicação exclusiva ao Hospital das Clínicas, sendo imprescindível que o médico atue em outra instituição. Todas as atividades dentro do hospital são supervisionadas pelo Corpo Clínico responsável pela fiscalização.

O programa é realizado nos Institutos do maior hospital da América Latina, o Hospital das Clínicas, que possui mais de 18 mil funcionários e possui cerca de 2 mil leitos. Além disso, é um dos mais importantes no Brasil pela oferta de alta qualidade de ensino, pesquisa e atenção à saúde da sociedade.

O Programa é formado em conjunto ao Conselho Federal de Medicina, possuindo duas categorias de acesso. Há a oferta de Programa Direto, voltado para as áreas básicas e da Residência Médica de acesso direto, e o Programa Especializado, que exige, como pré-requisito, alguma especialidade ou áreas que comprovem a formação.

Qual é objetivo do Programa de Capacitação

A Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a partir do Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros, tem como primórdios transmitir os conhecimentos da medicina brasileira nas mais diversas áreas para os estudantes de outros países.

O programa tem como objetivo aprimorar a atividade do profissional e se encarrega de especializá-lo com a área médica escolhida. Além disso, proporciona o conhecimento de técnicas, padrões e profissionalismo de qualidade desses profissionais. O certificado emitido pela escola garante o reconhecimento ao egresso.

Importante ressaltar que, ao terminar o curso, o certificado não possui validade para o exercício da medicina no Brasil.

Como é realizado o processo seletivo

O curso pode variar do período de um a cinco anos, dependendo de cada tipo de especialidade fornecida. As aulas iniciam-se todo mês de março e são ministradas aulas de cunho teórico e prático no Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).

O candidato interessado em aderir ao Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros deve acessar a página dedicada ao processo seletivo. Os processos seletivos geralmente são abertos no mês de agosto e setembro para ingresso em março.

O processo seletivo fica a cargo de cada uma das áreas dos participantes, assim, a seleção poderá ser constituída por várias etapas como prova teórica, prática, análise de currículo e entrevista. Para a categoria de acesso direto são ofertadas 21 vagas em 12 áreas diferentes. Já no processo de acesso especializado são oferecidas 40 vagas em 26 áreas da medicina.

Se você gostou desse artigo, continue navegando em nosso blog. Aqui você encontrará textos desse e de outros assuntos de seu interesse. Confira o blog iMedicina!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: