Prontuário eletrônico: agilidade e melhoria do atendimento aos pacientes

Prontuário eletrônico: agilidade e melhoria no atendimento aos pacientes

Contar com um prontuário eletrônico se tornou uma medida essencial para o profissional de saúde modernizar seu consultório. Além de agilizar o atendimento, o médico passa a oferecer uma experiência mais satisfatória para aos pacientes.

Assim como um prontuário tradicional, a versão digital abrange todas as informações necessárias sobre o histórico de saúde do paciente. Neste artigo, explicaremos como essa ferramenta beneficia a atuação médica.

Por que o prontuário eletrônico melhora o atendimento aos pacientes?

O advento do prontuário eletrônico representa um marco para a informatização dos consultórios médicos. Esse sistema promove uma grande revolução no atendimento aos pacientes, seja à distância ou presencial.

Em primeiro lugar, essa ferramenta oferece aos médicos diversos detalhes importantes sobre o estado de saúde dos pacientes, tais como:

  • Histórico clínico;
  • Resultados de exames;
  • Medicamentos prescritos;
  • Doenças e/ou alergias pré-existentes.

Segundo que, com a informatização do prontuário do paciente, todos esses dados estão a um clique de distância. Com isso, é possível eliminar a necessidade de espaço físico e de móveis para o armazenamento de grandes volumes de documentos.

Outrossim, com a integração entre prontuário e o sistema de agendamento online, o médico passa a dispor de novas funcionalidades, como, por exemplo, o envio automatizado de SMS e e-mail para lembretes e confirmações de consultas.

Além disso, nas consultas online, a ferramenta pode ser utilizada simultaneamente à plataforma de telemedicina. Assim, o médico consegue agilizar o atendimento, consultando o histórico do paciente ao mesmo tempo em que presta a assistência necessária.

Confira o nosso e-book todas as funcionalidades e recursos INDISPENSÁVEIS no seu software de prontuário eletrônico.

Como o prontuário eletrônico é regulamentado?

Por ser um recurso essencial para os médicos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou uma regulamentação que especifica o uso e os requisitos necessários a serem cumpridos para a utilização do prontuário eletrônico.

Assim, pela resolução CFM n.º 1.821/07, o conselho estabeleceu que toda ferramenta precisa prezar pela segurança dos dados. Logo, está autorizado apenas o uso de prontuários com assinatura digital.

Ademais, a Lei nº 13.718/18 decretada pelo governo brasileiro, dispõe sobre a digitalização e utilização de sistemas informatizados para o armazenamento e manuseio dos prontuários digitais.

Então, agora que você já conhece a importância dessas ferramentas para a otimização do atendimento médico, e as legislações que regem esse recurso, precisamos falar sobre as principais vantagens de implementá-la no seu consultório.

Benefícios do prontuário eletrônico no consultório

O prontuário eletrônico traz muitas vantagens para a rotina dos consultórios médicos, sendo a digitalização dos dados dos pacientes a mais importante delas. Porém, para evitar riscos de vazamento ou captura dessas informações, ele deve oferecer requisitos mínimos de segurança.

Além disso, essa versão eletrônica dos prontuários clínicos, quando associada a um bom software médico, oferece benefícios necessários para a otimização da gestão dos consultórios médicos. A seguir, listamos os principais.

Mobilidade dos dados

A manutenção de prontuários físicos exige que o profissional se desloque até o consultório sempre que desejar avaliar alguma informação sobre o paciente.

Ainda, em situações de urgência, essa falta de mobilidade pode prejudicar a assistência médica ao paciente, impossibilitando que receba os cuidados no tempo adequado. Por isso, uma das vantagens mais importantes do prontuário eletrônico é o fácil acesso aos dados.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Isso porque, quando integrada a um sistema armazenado na nuvem, as informações ficam disponíveis 24 horas e na internet. Dessa forma, necessitam apenas de um dispositivo conectado à internet para acessá-las.

Assim, o médico pode visualizar o histórico do paciente de qualquer lugar e no momento que achar conveniente, sem precisar ir até o consultório. Ademais, permite que, ao realizar consultas online, ele tenha acesso rápido aos dados, podendo fazê-lo de sua casa.

Prescrição digital

Ao implementar um prontuário digital no consultório, você passa a dispor de recursos que agilizam o atendimento aos pacientes e que transmitem uma imagem de profissionalismo e modernidade. 

Uma dessas funcionalidades é a prescrição digital, possibilitando que as receitas médicas, pedidos de exames e encaminhamentos para procedimentos sejam elaboradas e enviadas em ambiente virtual.

Com isso, o paciente recebe o documento em seu e-mail ou nos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Dessa forma, em um atendimento por telemedicina, por exemplo, não há a necessidade de deslocamento até o consultório apenas para obter uma receita.

Além disso, nos melhores softwares médicos do mercado, a prescrição eletrônica é integrada à plataforma Memed, uma base de dados que conta com informações sobre milhares de medicamentos. 

Assim, ao prescrever uma fármaco para o paciente, o profissional tem acesso aos principais dados sobre ele, tais como posologia, contra indicações, interações medicamentosas, princípio ativo, efeitos colaterais e até o preço médio praticado nas farmácias.

Prontuário eletrônico seguro

Diferente do que muitos médicos imaginam, existem prontuários eletrônicos e softwares médicos desenvolvidos para garantir a segurança das informações. Isso acontece principalmente com aqueles baseados na nuvem e com informações armazenadas em servidores certificados com alto nível de segurança, como o iMedicina.

Para obter tal certificação, é necessário atender a várias exigências das legislações nacionais e internacionais de proteção de dados, como, por exemplo, a criptografia e rotinas diárias de backups de segurança.

Dessa forma, reduz-se o risco de sofrer ataques cibernéticos ou de perda de informações provocadas por panes no sistema. Por essas razões, o prontuário eletrônico é considerado uma ferramenta extremamente confiável.

Telemedicina integrada ao prontuário eletrônico

Apenas os principais sistemas do mercado são capazes de oferecer uma das funcionalidades mais importantes do último ano: a ferramenta de telemedicina. Ao dispor desse recurso, você amplia sua capacidade de atendimento e aumenta sua lucratividade.

Outrossim, quando integrada ao prontuário digital, essas plataformas se tornam ainda mais eficientes e ágeis. Isso porque passam a contar com outras funcionalidades importantes, tais como a prescrição digital de medicamentos e fácil acesso ao histórico do paciente.

Documentos pré-configurados

Além de facilitar a gestão do consultório, os softwares de prontuário tem como objetivo agilizar o atendimento aos pacientes. Para isso, busca automatizar o máximo possível das tarefas rotineiras dos profissionais de saúde. 

Neste sentido, é possível encontrar modelos eletrônicos dos documentos que mais são utilizados no dia a dia dos consultórios, tais como as fichas de anamnese, atestados e prescrições. Dessa forma, reduz-se o tempo perdido com a parte burocrática da consulta.

Ademais, cada um desses documentos podem ser pré-configurados de acordo com as suas necessidades. Outro ponto é que eles podem ser personalizados com a identidade visual do consultório e possibilitar a importação de informações de cada paciente.

Enfim, como você pode perceber, o prontuário eletrônico é uma ferramenta imprescindível nos dias atuais. Ao implementá-la, você passa a ser reconhecido pela agilidade e praticidade do seu atendimento, melhorando a imagem da sua marca.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: