Os riscos de se usar um prontuário eletrônico gratuito

prontuário eletrônico

Em uma pesquisa rápida no Google pelo termo “prontuário eletrônico gratuito”, é possível encontrar muitos posts de recomendação de sistemas médicos livres.

Seus benefícios são muitos, variados e, até agora, bem conhecidos. Se pode usar de graça. Em caso de software open source (de código aberto), você pode personalizá-lo o quanto quiser. Você não depende de um fornecedor. E muitos outros benefícios.

No entanto, a maioria dos especialistas em programação afirma que, apesar de todos esses benefícios serem muito reais, há momentos em que usar um software gratuito, especialmente na área médica, pode apresentar muitos riscos de segurança.

Aqui estão alguns dos riscos de se usar um prontuário eletrônico gratuito:

 

Comprometer a Segurança do Consultório

Se existe uma empresa por trás de um software de prontuário eletrônico gratuito, como essa empresa ganha dinheiro? Afinal, as empresas existem para fazer dinheiro.

Muitas empresas fazem acordos com outras empresas para incluir secretamente softwares maliciosos em seu download. Uma vez baixados, esses softwares adicionais inseguros vivem em seu computador, facilitando a entrada para hackers ou outras empresas interessadas em coletar informações pessoais e comerciais para vender.

Além disso, o software gratuito pode potencialmente incluir vírus que danificam o seu computador ou servidor local, resultando na destruição de arquivos importantes.

No entanto, caso você ainda queira optar por um prontuário eletrônico gratuito, é sempre bom pesquisar sobre a empresa antes de baixar qualquer software. Evite entregar os dados dos pacientes e do seu consultório nas mãos de qualquer um.

 

Perder Documentos Importantes

Atualmente, qualquer tipo de software ou aplicativo precisa ser atualizado com certa frequência, afinal, bugs podem surgir ou o sistema pode simplesmente parar de funcionar sem motivos aparentes. No entanto, se você utiliza um prontuário eletrônico gratuito, dificilmente você encontrará um serviço de suporte para atendê-lo.

Uma vez que você instalou um software gratuito que já não recebe mais atualizações, você poderá perder arquivos diariamente. A falta de atualizações e correções de problemas comuns podem facilmente corromper arquivos importantes, gerando mais dores de cabeça e ainda complicando o fluxo de trabalho do seu consultório médico.

 

Inatividade por Conta da Falta de Suporte

Imagine a seguinte situação:

Você adotou um software de prontuário eletrônico gratuito para a gestão do seu consultório, fez todas as configurações necessárias, subiu para o sistema todos os registros médicos de seus pacientes e já utiliza o sistema no seu atendimento.

Mas, você acaba realizando alguma alteração e seus arquivos simplesmente somem do nada. Você perde os registros médicos dos seus pacientes e a sua agenda do próximo mês. Obviamente, a falta desses dados irá gerar longas horas de inatividade, até você finalmente resolver o problema, já que a empresa do software não oferece suporte.

Estar impossibilitado de exercer o seu trabalho por conta de problemas técnicos e falta de suporte resultará, obviamente, em perda de tempo e, principalmente, dinheiro.

Esse é, sem dúvidas, um dos principais riscos que você corre ao utilizar um prontuário eletrônico gratuito. E, ainda que a empresa ofereça uma página de suporte a fim de ajudar com eventuais problemas comuns, o seu problema pode não estar listado lá.

O suporte técnico é essencial, principalmente quando se está em jogo informações importantes e confidenciais. Problemas com softwares sempre acontecem, mas com um sistema gratuito, acontecerá com mais frequência do que o normal.

 

A economia com um prontuário eletrônico gratuito vale a pena?

Como vimos ao decorrer do post, ao utilizar um software gratuito você corre vários riscos, podendo comprometer a segurança do seu consultório, perder documentos importantes e ficar muito tempo parado por conta de problemas e a falta de suporte.

Optar por um software de prontuário eletrônico gratuito pode, no final das contas, sair muito mais caro do que adotar um software médico baseado na Web pago, por exemplo. Uma vez que suas informações importantes são perdidas ou vão para as mãos erradas (hackers) por conta de sistemas inseguros, os prejuízos podem ser gigantes, tanto para o seu consultório quanto para, principalmente, os seus pacientes.

Se você quer um prontuário eletrônico completo, mas não quer gastar muito, procure por uma opção que se adapte ao seu orçamento e melhore os resultados do seu consultório. Um software médico completo poderá lhe ajudar de diferentes formas, como na criação de uma estratégia de marketing do ZERO, bem como no fornecimento de técnicas para atrair mais pacientes para o seu consultório.

Viu só como utilizar um prontuário eletrônico gratuito é perigoso? Ainda tem dúvidas de como ele pode colocar em risco o rendimento do seu consultório? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.