Por que um prontuário eletrônico é a opção mais segura para a minha clínica?

prontuário eletrônico

O setor médico está em constante evolução. Isso inclui o prontuário eletrônico, a ferramenta que os médicos estão utilizando para fornecer um melhor atendimento.

As pessoas mais velhas podem recordar facilmente de quando os médicos anotavam informações em um formulário e o armazenava dentro de uma pasta. Esse era o prontuário de papel, o qual continha informações e histórico médico do paciente.

Nos últimos anos para cá, os pacientes têm visto seus médicos usarem computadores para atualizar arquivos médicos. A maioria das clínicas modernas já está familiarizada com o software de gestão médica e crente que o sistema tem muitas vantagens.

No entanto, algumas clínicas ainda resistem à mudança do papel para a eletrônica, especialmente por verem o prontuário eletrônico como um sistema inseguro. A verdade é que o sistema médico é mais seguro do que o sistema de gestão em papel.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Acompanhe-nos agora e veja as razões pelas quais o prontuário eletrônico é a opção mais segura para a sua clínica. Vamos lá?

A criptografia Mantém a Informação Segura

No mundo em que vivemos hoje, onde quase tudo é acessível pela Internet, uma das principais preocupações é se estamos navegando em ambientes seguros. Afinal, os hackers estão à solta e constantemente em busca de falhas para obter informações.

Então, adotar um software médico baseado na Web colocaria os registros médicos dos seus pacientes e as informações da sua clínica em risco? Definitivamente, NÃO!

O software de prontuário eletrônico, quando baseado no sistema de armazenado em nuvem, é protegido com métodos robustos de criptografia, mantendo assim as informações cruciais dos pacientes seguras e longe de olhares curiosos. E em caso de ataques de hackers, os arquivos automaticamente se tornam ilegíveis.

Sua clínica deve fazer todo o possível para cumprir os regulamentos de privacidade e o prontuário eletrônico torna mais fácil manter a confidencialidade das informações.

Acesso Somente a Usuários Autorizados

Enquanto a criptografia é mais destinada a proteger os seus dados e informações de hackers, limitar o acesso aos registros médicos dos pacientes e informações importantes da clínica protege-os de pessoas mal-intencionadas localmente.

No sistema de gestão em papel, por exemplo, as informações estão sempre abertas, abrindo espaço para pessoas não autorizadas visualizarem os arquivos, copiarem detalhes ou até mesmo fotografarem as informações sem o seu conhecimento.

Com um software de prontuário eletrônico, você pode facilmente controlar com precisão quem tem acesso às informações dos pacientes e da própria clínica.

Arquivos Intactos após Desastres

Manter arquivos em segurança é muito mais do que protegê-los contra hackers e controlar o acesso a informações confidenciais por meio de logins e senhas.

Imprevistos sempre acontecem e, por isso, você precisa garantir que os dados estejam acessíveis mesmo em situações extremas. Por exemplo, no caso de vandalismo ou desastres naturais, como alagamento e incêndio, você deverá ser capaz de recuperar os seus arquivos sensíveis a fim de voltar de forma rápida a executar seu trabalho.

Se a sua clínica baseia-se em um sistema de gestão em papel, seus arquivos importantes seriam completamente destruídos nessas situações extremas.

Com um prontuário eletrônico baseado em nuvem, você poderá recuperar os seus arquivos de forma simples e rápida. Ainda que o seu computador principal pare de funcionar, você poderá acessá-los de outro dispositivo conectado à Internet.

Prontuário Eletrônico: Segurança em Primeiro Lugar!

Quando você utiliza um sistema de gestão em papel, além dos documentos se misturarem com muita facilidade, você está seriamente colocando em risco as informações dos seus pacientes e os dados da sua clínica. Qualquer pessoa mal-intencionada pode ter acesso a esses papeis e, uma vez que ocorrer algum desastre natural, TODOS os documentos serão perdidos, causando assim prejuízos incalculáveis.

E é justamente para evitar essas situações – e muitas outras, é claro – que o prontuário eletrônico surgiu no mercado. Uma vez que você adota um sistema seguro, você protege suas informações de hackers, pessoas mal-intencionadas e desastres naturais.

Vale ressaltar também que, softwares de prontuário eletrônico gratuitos também oferecem os mesmos riscos de segurança. Portanto, avalie as opções disponíveis e fique longe dos sistemas gratuitos, garantindo assim mais segurança para a sua clínica.

Ainda tem dúvidas sobre como o prontuário eletrônico é a opção mais segura para a sua clínica ou consultório? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: