Quem frequenta o meu consultório odontológico? Conheça o seu público!

consultório odontológico

Realizar um bom atendimento em seu consultório odontológico faz toda a diferença para a carreira de um dentista. Apenas tratar a doença do paciente, mas não tratar o paciente pode até resolver o problema, mas aquela pessoa, com certeza, te trocará por um outro profissional que ofereça mais do que apenas a solução mais fácil para o problema.

Um tratamento personalizado é uma boa estratégia para fazer com que seus pacientes sejam cada vez mais fiéis, e que ainda te recomendem para familiares e amigos. Afinal, ele sabe que poderá contar com consultório odontológico que o conhece e sabe a melhor forma de ajudar levando em conta todas as especificidades do cliente.

Não confie apenas na sua memória, por melhor que seja

Conhecer bem um paciente não é uma tarefa fácil, principalmente se o profissional atender a muitos pacientes por dia. Seria uma tremenda gafe se ele começasse a confundir um paciente pelo outro. Na pior das hipóteses, ele perde os dois para a concorrência. Então, o que fazer e como fazer para conhecer melhor o público que frequenta o consultório odontológico?

Uma das estratégias é o prontuário do paciente. Essa estratégia não é nova, e já é utilizada pelos dentistas há tempos para registrar o passado dos pacientes, os procedimentos realizados, as condições de saúde e as doenças que já apresentou ao longo do tempo em que foi atendido por este profissional. Muitas clínicas e consultórios odontológicos ainda utilizam papel para essa tarefa.

O papel por si só não é ruim, mas não deixa de ser papel. Papel envelhece, ocupa espaço, requer cuidados de manutenção e podem ter detalhes perdidos se a caligrafia do profissional não for tão precisa. Criou-se então os chamados prontuários eletrônicos, realizados em programas de computador.

Além do prontuário, os dentistas estão começando a utilizar cada vez mais os CRMs, ou Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português). Estas ferramentas eletrônicas, muito comuns em outras áreas de atendimento, como o comércio e a prestação de serviços, foi adaptada aos profissionais de saúde para que pudessem ter uma relação mais pessoal com o paciente.

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Enquanto um prontuário eletrônico trará todo o passado clínico daquela pessoa que será atendida, o CRM se dedica por sua vez a retratar um histórico comportamental e pessoal daquele paciente do consultório odontológico. Ao se unir os trabalhos destas duas ferramentas, o dentista poderá contar com um dossiê bastante completo do cliente que atende, podendo ser ainda mais cortês, descontraído e amigável com o paciente.

Conhecer para atender, conhecer para planejar

As ferramentas não ajudam apenas no relacionamento entre dentista e paciente do ponto de vista do marketing, mas também ajudam no atendimento em si. Profissional que conhece bem o passado e as características do paciente tende a atender melhor e proporcionar um diagnóstico mais preciso.

Conhecer bem o público que frequenta a clínica propicia também um melhor planejamento na hora da tomada de decisões estratégicas, como investir em propaganda ou no investimento para disponibilização de novos procedimentos na clínica.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

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