Quais informações do meu consultório o CNES exige?

cnes

Você que deseja abrir um consultório médico e tornar-se independente exercendo sua profissão, precisa saber algumas informações para a legalização do processo de abertura. O CNES exige algumas informações do seu consultório para autorizar o funcionamento dele. Você já deve saber o que é CNES, mas vamos recapitular.

Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde

Mais conhecido como CNES, o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde é um órgão que foi criado em 1999 e tem como objetivo operacionalizar os sistemas de informações de saúde. Seu sistema de cadastramento é usado para agilizar o processo de cadastramento de estados e municípios referentes a profissionais que atuam no lugar pesquisado, capacidade física dos consultórios e os serviços que oferecem. Com o site, é possível pesquisar e sanar dúvidas sem sair de casa. Todo o sistema do CNES é imprescindível, pois torna o SUS mais eficiente, eficaz e assertivo. A Secretária de Atenção à Saúde gerou as fichas de cadastro e disponibilizou para consulta pública.

A seguir, as informações que você precisa fornecer ao órgão responsável pelo cadastro para dar início às suas atividades no ramo da medicina de sua escolha.

Informações que o CNES exige

São necessárias algumas informações do seu escritório durante o processo de abertura para tornar ele legal perante os trâmites de cadastramento do seu estabelecimento. As informações exigidas são básicas, tais como endereço de onde localiza-se o estabelecimento, o gestor que será responsável, qual será o atendimento prestado – internação, ambulatório ou outro –, qual é a caracterização da fundação, sua natureza ou esfera, por exemplo.

Outra informação necessária é sobre os equipamentos que o local de atendimento irá disponibilizar. Raio-X, tomógrafo, ultrassom e outros equipamentos utilizados devem ser informado na hora do cadastramento. Caso seja oferecido serviços de apoio, como lavanderia, serviço social, SAME – Serviço de Arquivo Médico e Estatística – entre outros, é essencial que seja comunicado ao órgão, pois é uma informação a mais a ser creditada ao seu cadastro. Você deve informar também qual é a especialização do seu serviço, quando o usuário filtrar os resultados da pesquisa, seu cadastro fica melhor evidenciado.

Para as instalações físicas, é necessário que você descreva o número exato de salas, leitos, e outros cômodos que fazem parte da instituição, desta maneira, é mais fácil a identificação do número de pacientes que seu consultório comporta. Tendo identificado o tamanho do seu estabelecimento, você deve informar a equipe que trabalha nele e a cooperativa.

Powered by Rock Convert

Por último, mas não menos importante, um item que é de extrema importância a ser comunicado são os benefícios disponibilizados pela empresa. Essa informação auxilia o planejamento de saúde, em todos os níveis descritos pelo governo e elenca sua empresa nos níveis corretos de cadastramento.

As informações exigidas são básicas e você tem total autonomia e conhecimento sobre elas para poder descrevê-las e informá-las com propriedade na hora de registrar seu consultório. É necessário que você disponibilize todas as informações para otimização do cadastramento e busca, para, dessa forma, colocar sua empresa em uma boa colocação e reconhecimento no âmbito de atendimento a pacientes.

Apesar de a preocupação com o CNES ser extremamente relevante e necessária, gerir um consultório vai muito além de documentações, números e burocracias: estar a frente de um empreendimento deste porte envolve muitas outras questões que não podem ser negligenciadas, como a gestão administrativa, estratégica e financeira do consultório.

Por isso é importante que você tenha a tecnologia como sua aliada para ajudá-lo a executar as ações estratégicas, administrativas e financeiras do consultório!

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

curso médicosPowered by Rock Convert

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
iMedicina Software Gratuito - Conheça!
Clínicas Digitais | Conheça o Livro
Materiais Educativos Gratuitos para Clínicas e Consultórios

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.