Qual a importância do guia médico para os profissionais da saúde?

O guia médico é uma das ferramentas que mais colaboram com a “lotação” das salas de espera dos consultórios brasileiros. Fazer parte destes livretos, atualmente, é muito importante, principalmente para aqueles profissionais que estão iniciando sua carreira ou que estão precisando aumentar sua listagem de pacientes.

Considerada como oportunidade para muitos médicos e demais profissionais da área da saúde, esta ferramenta é também muito importante para o dia a dia da população que encontra rapidamente as especialidades procuradas em um único lugar, seguindo uma ordem alfabética.

E vale frisar que hoje é bem difícil que uma pessoa chegue aos consultórios e clínicas sem ter encontrado suas referências dentro de um guia médico, seja este do seu plano de saúde ou até mesmo de algum conhecido.

Neste artigo falaremos, portanto, sobre a importância e grande oportunidade que é fazer parte destes guias e também destacaremos algumas vantagens para o profissional. Continue lendo!

Plano de saúde e o guia médico

Apesar de todas as crises e instabilidades econômicas pelas quais o Brasil tem passado e mesmo tendo retraído um pouco no último ano, os planos de saúde permanecem com a maior parte dos holofotes voltados para si quando falamos sobre atendimento particular.

O número de conveniados tem crescido, visto que o amparo prestado pela saúde pública é completamente ineficiente e incapaz de atender a alta demanda de procura por atendimentos e procedimentos médicos.

Com tantas pessoas utilizando seus serviços, os planos de saúde oferecem algumas praticidades para que a experiência de procurar por um profissional seja mais simples e fácil.

O guia médico é justamente a ferramenta que colabora com esta procura e que contribui com os dois lados, oferecendo praticidade tanto para o paciente quanto para o profissional credenciado.

Três vantagens em fazer parte de um Guia médico

1. Seu nome e seu consultório em destaque
A primeira grande vantagem de um médico, ou de consultório, aparecerem elencados em um guia médico é que desta forma torna-se possível atingir inúmeros grupos e perfis de público sem grandes esforços.

É como se você estivesse fazendo parte de uma campanha publicitária. Todos os seus dados, como nome, telefone e especialidade serão disponibilizados exatamente no lugar em que há, evidentemente, procura por estes serviços.

Assim, devido a maior objetividade do contexto, fica muito mais fácil que o paciente te encontre no momento em que ele realmente está precisando já que, sejamos sinceros, ninguém costuma sair por aí anotando o contato de clínicas e consultórios que estão em outdoors sem estar doente ou precisando, não é mesmo?

2. Maiores chances de preencher a agenda de atendimentos
Quando um profissional da área da saúde integra o guia médico ele também tem suas chances de preenchimento de horários aumentadas, contribuindo assim com a receita mensal de seu consultório sem gastos com publicidade e propaganda!

Como os planos de saúde costumam estar abarrotados de usuários, sendo este geralmente um número muito maior do que a própria capacidade médica contratada e oferecida por eles, o paciente vê-se obrigado, muitas vezes, a fazer diversas ligações para conseguir uma consulta.

E esta ligação pode vir a calhar no preenchimento das vagas do seu consultório!

Para tanto é preciso sempre estar de olho na agenda para que não existam marcações erradas, que diminuam a qualidade do atendimento. Menos, às vezes, também é mais. Priorizar números pode tornar-se um prejuízo, por isso, muito cuidado!

3. Oportunidade de expandir a lista de pacientes
A terceira e última vantagem aqui elencada é, com certeza, a principal dentre as três citadas e sabe por quê? Ter acesso a um infinito número de pacientes que ainda não conhecem o seu trabalho e o seu consultório é a oportunidade perfeita para quem precisa, e quer, aumentar sua lista de contatos.

Todo primeiro atendimento corresponde a uma nova chance de fidelizar o paciente e como tal deve ser aproveitada ao máximo para o bem da saúde financeira da sua carreira!

Muitos profissionais da área da saúde, como médicos, oftalmologistas, entre outros, estabelecem apenas um determinado período, sempre pré-estabelecido, de tempo para ficar dentro dos planos de saúde.

O objetivo é claro: Conquistar novos clientes de modo que, mesmo sem o posterior atendimento pelo convênio, este paciente continue frequentando consultas particulares com o profissional graças à afinidade, confiança e encantamento criado nos contatos passados.

Guia médico: Estratégia para crescer!

Portanto, como foi falado até aqui, fazer parte de um guia médico é uma excelente oportunidade de crescimento para o profissional e seu estabelecimento e tudo isso sem ter que investir em ações e estratégias que, a bem da verdade, dificilmente poderiam atingir os mesmos resultados, tão satisfatórios.

É claro que, para crescer, muito mais do que receber novos pacientes, o profissional deverá investir em qualidade e eficiência para fidelizá-los!

Se você gostou deste artigo e quer obter dicas sobre como encantar o paciente que chegou ao seu consultório através do guia médico, veja outros conteúdos de nosso blog e faça o seu negócio crescer!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: