Esteticista regulamentado: senado aprova a profissão

esteticista

Apesar da profissão de esteticista até ser muito conhecida e ter inúmeros profissionais formados em todo o território nacional, a aprovação e regulamentação da carreira é um assunto bastante recente.

Veja neste artigo tudo o que você quer saber sobre estes trâmites legais e fique por dentro do que está acontecendo!

Aprovação da regulamentação dos esteticistas pela Câmara

O texto que foi proposto para regularizar a área prevê distinções entre os profissionais deste campo e estabelece, também, algumas das principais competências dos esteticistas.

Entre elas, destacam-se:

• A correta execução de todos os procedimentos desenvolvidos pelos profissionais que atuem diretamente na estética facial, corporal ou capilar e que faça uso de produtos cosméticos, além de tratamentos e técnicas mais específicas;

• A aplicação de todo e qualquer procedimento que seja estético e que faça uso de recursos terapêuticos ou até mesmo manipulativos e que não sejam de cunho farmacêutico;

• A elaboração dos programas que tratam do atendimento ao paciente, levando em conta todas as aplicações e técnicas necessárias para atingir o resultado esperado; e

• A solicitação, quando necessário, do parecer de outros profissionais que possam complementar ou dar um novo diagnóstico para a avaliação estética do cliente.

A aprovação da Câmara ocorreu em novembro de 2016 e, após este importante passo, o texto passou para o senado a fim de também conquistar tal aprovação.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Regulamentação da profissão de esteticista no Senado

A carreira em estética é bastante atrativa e possibilita que o profissional tenha muitas oportunidades, devido aos seus inúmeros desdobramentos e áreas de atuação.

No início de 2016, o senado aprovou, inclusive, a regulamentação das parcerias que são comumente fechadas entre os salões de beleza e os profissionais esteticistas. Este passo abriu mais uma gigantesca gama de possibilidades para os formados na área.

Outro importante passo que está sendo dado dentro dessa área profissional diz respeito à regulamentação oficial da carreira de esteticista, que já foi votado na Câmara, venceu com unanimidade, e segue aguardando no Senado.

Entre as mudanças que esperam ser trazidas pelo novo texto, a principal é que, para atuar como esteticista, será necessário obter graduação ou nível técnico, dependendo da atividade que será exercida.

Atualmente, existem muitas pessoas exercendo a função sem estes amparos educacionais e o projeto prevê, justamente, uniformizar e profissionalizar a área ao exigir tais certificados.

O texto também esclarece sobre algumas das atividades que poderão ser desenvolvidas pelos esteticistas e cosmetólogos e que complementam as que já foram citadas anteriormente nesse artigo. Veja:

• Cabe ao esteticista a total responsabilidade técnica das clínicas e centros estéticos, bem como a sua direção, supervisão, coordenação e demais atividades burocráticas a área;
• Cabe ao esteticista a capacidade de instruir e treinar profissionais; e
• Cabe ao esteticista produzir pareceres e auditorias comuns a sua área de atuação.

A previsão para que esta aprovação ocorra é para o primeiro trimestre de 2017. A consulta pública aberta sobre o assunto conta com a maioria positiva de votos.

Quer mais informações sobre o dia a dia dos esteticistas? Veja em nosso blog outras dicas que contribuirão com a sua formação e com o seu desenvolvimento profissional na área!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.