O guia completo para melhorar os resultados do consultório com o prontuário eletrônico do iMedicina

prontuário eletrônico

Você vê o seu consultório médico como um negócio? Se a sua resposta para essa pergunta for “Não”, nem mesmo o melhor software de prontuário eletrônico do mundo será capaz de melhorar os resultados do seu consultório médico.

Infelizmente, não ver o consultório médico comum um empreendimento é um erro bastante comum entre os profissionais de saúde, afinal, a faculdade não ensina a ter uma visão de negócio. No entanto, a verdade é que o seu consultório médico é, sem dúvidas, um negócio como qualquer outro e precisa ser administrado como um.

Ver o seu consultório como um negócio é o primeiro passo de todos. Só assim você conseguirá verdadeiramente utilizar o prontuário eletrônico do iMedicina para melhorar os resultados do seu consultório, aumentando a produtividade e, consequentemente, atraindo mais pacientes a fim de dobrar o faturamento mensal.

Hoje, em plena era conectada, oferecer um bom atendimento, por si só, não é mais o suficiente para melhorar os resultados do consultório. É claro que, o serviço de qualidade é importante, pois contribui diretamente para o seu marketing boca a boca. No entanto, com tanta concorrência oferecendo preços competitivos, está cada vez mais difícil destacar-se no mercado e, principalmente, alcançar melhores resultados.

Por isso, uma das alternativas para vencer a concorrência e alcançar de vez melhores resultados é o uso de softwares médicos, como o prontuário eletrônico do iMedicina, por exemplo. E, por mais que alguns profissionais ainda não vejam seus consultórios como negócios, um consultório médico, definitivamente, precisa ser rentável, ter uma boa equipe de funcionários e o profissional por trás da gestão precisa saber conquistar novos pacientes e fidelizar os atuais. E, por incrível que pareça, os softwares de prontuário eletrônico mais modernos podem lhe ajudar em cada uma dessas áreas.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Acompanhe-nos agora e veja como melhorar os resultados do consultório com o prontuário eletrônico do iMedicina.

 

Antes de qualquer coisa, você já ouviu falar no SWOT?

Antes de lhe mostrar como você pode alcançar melhores resultados com o prontuário eletrônico do iMedicina, é preciso que você entenda algumas coisas antes para que você consiga aproveitar ao máximo o nosso software médico e melhorar os resultados.

Após alguns estudos de análise administrativa nos Estados Unidos, o termo SHOT surgiu. SHOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e faz muito sucesso lá fora.

Resumidamente, essa análise revela as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que o seu negócio possui atualmente. Grandes empresas do mercado, como a própria Google, o Facebook e o Twitter, realizam a análise SHOT para entenderem melhor seus negócios e traçaram as melhores estratégias possíveis para melhorarem os resultados.

E quando realizamos essa análise em nossos consultórios, obtemos informações importantes sobre o nosso empreendimento. Informações as quais serão úteis para que você utilize o prontuário eletrônico ao máximo a fim de melhorar os resultados.

Logo abaixo, vamos detalhar as partes da análise. Vejamos…

 

1. Forças e Fraquezas

A fim de potencializar o uso do prontuário eletrônico para melhorar os resultados, você precisa realizar uma análise das forças e fraquezas do seu consultório. A ideia aqui é focar nos fatores internos, listando os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Uma forma interessante de fazer essa análise interna é fazendo a si mesmo a seguinte pergunta: “Qual é o diferencial do meu consultório? Quais são os pontos fortes dele?”.

Ao responder essas perguntas, você pode encontrar alguns diferenciais, como:

  • Uma equipe de funcionários bem treinados e organizados;
  • Uma sala de espera confortável;
  • Atendimento personalizado e de qualidade;
  • Relacionamento pós-consulta muito bem executado;
  • Marketing de conteúdo a partir de um blog com informações úteis para pacientes atuais e, principalmente, para atrair novos pacientes.

Esses são apenas alguns exemplos de pontos fortes que, talvez, você pode descobrir em seu consultório após realizar uma análise detalhada sobre o seu negócio.

E para descobrir os pontos fracos, basta seguir a mesma linha de pensamento: “O que está faltando em meu consultório? Há algo que eu posso melhorar?”. São questões importantes para que você consiga determinar os pontos fracos do seu negócio.

Ao responder essas perguntas, você pode encontrar algumas fraquezas, como:

  • Sistema de agendamento ineficaz;
  • Faturamento muito baixo;
  • Carência de novos pacientes;
  • Sistema de gestão em papel mal organizado;

 

2. Ameaças e Oportunidades

O segundo passo é analisar detalhadamente os elementos externos ao seu consultório médico, visando identificar possíveis ameaças e as oportunidades disponíveis.

Na parte de ameaças, você irá listar tudo o que potencialmente pode ser um obstáculo que o impeça de atingir melhores resultados, como a sua concorrência, por exemplo. Aqui você deve perguntar a si mesmo: “O que pode ameaçar o meu consultório?”.

Se você identificou os seus concorrentes como uma das ameaças, você deve começar a analisá-los de perto. Pesquise sobre seus preços e a qualidade de atendimento e, caso precise, marque uma consulta com eles liste seus pontos fortes e fracos.

Ok, você identificou as ameaças. Então, agora é hora de identificar as oportunidades!

Avaliando o mercado, você consegue identificar se, por exemplo, a sua cidade está carente dos seus serviços em determinadas regiões. Uma vez que você descobre esse tipo de informação, você pode direcionar o seu marketing para as regiões que estão em busca dos seus serviços. Esta é, sem dúvidas, uma boa oportunidade identificada!

Lembre-se: ameaças e oportunidades sempre andam de mãos dadas. Sempre quando surge uma dificuldade, também surge uma oportunidade para se inovar e sobressair.

Enfim, realizar a análise SHOT é extremamente importante para diferentes estratégias do seu consultório, principalmente para o marketing. Então, faça já a sua!

 

O guia completo para melhorar os resultados do seu consultório médico ou clínica com o prontuário eletrônico do iMedicina!

Agora que você já sabe o quão é importante fazer a análise SHOT antes de partir para a parte prática de como melhorar os resultados do seu consultório médico ou clínica, existem algumas coisas que, provavelmente, você não sabia sobre o software de prontuário eletrônico, mas que você DEVE saber para enfim utilizar ao máximo o prontuário eletrônico do iMedicina a fim de alcançar melhores resultados.

A todo tempo ouvimos falar sobre os benefícios do prontuário eletrônico para o consultório. No entanto, existem algumas outras coisas que quase NINGUÉM sabe sobre ele. Então, acompanhe-nos agora e veja as 5 coisas que o prontuário eletrônico do iMedicina pode fazer pelo seu consultório a fim de melhorar os seus resultados.

 

1. Um Prontuário Eletrônico Pode Ajudá-lo a Criar Uma Estratégia de Marketing do ZERO Para o Seu Consultório

Você não leu errado. Sim, o prontuário eletrônico, especialmente o do iMedicina, pode lhe ajudar a traçar a estratégia de marketing ideal para o seu consultório médico.

Através do prontuário eletrônico, você poderá colher informações relevantes para montar o perfil do seu paciente ideal. São informações valiosas que, posteriormente, você pode utilizar para direcionar sua estratégia de marketing ao alvo certo.

É claro que, abrir prontuário por prontuário não é nada prático. E, no prontuário eletrônico do iMedicina, priorizamos o acesso instantâneo a essas informações.

No prontuário do iMedicina, você pode marcar seus pacientes, durante o atendimento ou em qualquer outro momento, com tags para segmentá-los por tipo de perfil. Se durante uma consulta você descobre que a rede social preferida de um paciente em específico é o Instagram, por exemplo, você insere a tag #instagram no prontuário dele. Após alguns meses atendendo novos pacientes e utilizando as tags para marcá-los, você conseguirá puxar estatísticas sobre os pacientes que utilizam o Instagram, bem como os que preferem outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

Desta forma, você conseguirá direcionar melhor a sua estratégia de marketing. Uma vez que você descobre que os seus pacientes utilizam mais o Instagram, por exemplo, você pode direcionar o seu marketing estratégico a rede social, pois você sabe que seus pacientes e, principalmente, potencias pacientes estão lá.

Enfim, utilizar o prontuário eletrônico do iMedicina é, sem dúvidas, umas das maneiras iniciais de contribuir para que o seu consultório médico alcance melhores resultados!

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2. Um Prontuário Eletrônico Pode Ajudá-lo a Gerir o Seu Financeiro

Hoje, os softwares mais modernos também podem lhe ajudar a gerir melhor as finanças do seu consultório. Através do módulo financeiro, você consegue manter atualizadas as movimentações financeiras do consultório médico, realizando o controle mês a mês através do fluxo de caixa automatizado do próprio sistema.

Através do módulo financeiro do prontuário eletrônico você consegue realizar um planejamento financeiro mais eficaz, prevendo até mesmo momentos de crise e momentos de fartura, digamos. Ter esse controle lhe permite tomar decisões com base em informações precisas, como identificar o momento ideal para investir no consultório médico a fim de melhorar os resultados do mesmo, por exemplo.

No iMedicina, por exemplo, o módulo financeiro é totalmente integrado a agenda médica. Desta forma, assim que uma consulta é finalizada e você dá ok no sistema, o valor referente a ela é lançado automaticamente no fluxo de caixa. Essa automação economiza tempo, tempo o qual você pode utilizar para se dedicar ao que é mais importante em seu consultório médico: atendimento ao paciente.

Com o prontuário eletrônico do iMedicina fica muito mais fácil controlar a parte financeira do seu consultório. E, ao manter esse controle apurado, você melhora consideravelmente os resultados do seu consultório médico ou clínica.

 

3. Um Prontuário Eletrônico Pode Ajudá-lo a Reduzir a Taxa de Faltas

O alto número de faltas de pacientes pode influenciar diretamente no faturamento do seu consultório. E, sem dúvidas, pode lhe impedir de alcançar resultados satisfatórios.

As razões pelas quais os seus pacientes faltam às consultas podem variar. No entanto, o motivo pelo qual eles faltam pode ser bem simples e até mesmo bobo: talvez eles simplesmente estejam se esquecendo das consultas, afinal, todos têm dias corridos.

A boa notícia é que você pode resolver isso facilmente e que o prontuário eletrônico do iMedicina pode lhe ajudar nisso! No iMedicina, oferecemos o recurso de Lembretes via SMS. Ao enviar SMS aos seus pacientes a fim de lembrá-los sobre suas respectivas consultas, você reduz consideravelmente a taxa de faltas, o que não só lhe permite atender mais pacientes por semana, mas também a melhorar os seus resultados.

Reduzir a taxa de faltas é, sem dúvidas, uma das principais maneiras para alcançar melhores resultados. E com o prontuário eletrônico do iMedicina, você reduz a taxa de faltas e, consequentemente, melhora os resultados e ainda dobra o seu faturamento.

 

4. Um Prontuário Eletrônico Pode Ajudá-lo a Atrair Mais Pacientes

Você não leu errado novamente. Sim, o prontuário eletrônico do iMedicina também pode ajudá-lo a atrair mais pacientes particulares para o seu consultório para que, finalmente, você não dependa mais exclusivamente de pacientes conveniados.

No iMedicina, o nosso software médico, nós disponibilizamos uma área específica para o marketing do seu consultório médico. Lá você aprenderá passo a passo a como criar um site e um blog para seu consultório a fim de colocar em prática o marketing digital.

Além disso, no iMedicina oferecemos um espaço que chamamos carinhosamente de Universidade iMedicina, uma área com diversos cursos para que você possa aprender mais sobre gestão administrativa e financeira, planejamento estratégico, gestão de pessoas e, principalmente, marketing digital. Através do nosso sistema, você poderá aperfeiçoar seus conhecimentos e investir no marketing sem sair do sistema.

Atrair mais pacientes é, sem dúvidas, umas das principais maneiras de melhorar os resultados do seu consultório. E com o prontuário eletrônico do iMedicina, você conseguirá atrair mais pacientes e finalmente parar de depender do convênio.

 

5. Um Prontuário Eletrônico Contribui Para o Seu Marketing Boca a Boca

Além de tudo que citamos acima, o prontuário eletrônico melhora consideravelmente o atendimento ministrado pelo seu consultório médico. Isso pelo falo de que seu consultório vai se tornar um ambiente mais organizado e produtivo, lhe permitindo oferecer um melhor atendimento personalizado com base no perfil de cada paciente.

E melhorando o nível de satisfação e interação com seus pacientes, você cria automaticamente divulgadores do seu negócio. Um paciente satisfeito vai indicar os seus serviços e seu consultório para amigos, conhecidos e familiares, contribuindo assim positivamente para o marketing boca a boca do seu consultório médico.

E foi pensando nisso que, no iMedicina, nós incluímos uma ferramenta de e-mails automatizada, a qual você pode utilizar para enviar aos seus pacientes e potencias pacientes e-mails com dicas e outras informações interessantes para eles, fazendo assim com que eles se sintam especiais.

Esta é, sem dúvidas, uma ótima forma de criar um relacionamento com o seu paciente mesmo no pós-consulta, o fidelizando e garantindo que ele promova o seu consultório por você. Ter pacientes fiéis ao seu consultório é uma maneira muito eficaz de alavancar o seu marketing boca a boca e, consequentemente, melhorar os resultados do seu consultório. E você pode utilizar o prontuário eletrônico do iMedicina para isso!

 

Esqueça Tudo o Que Você Sabe Sobre Prontuário Eletrônico e Conheça Agora o iMedicina, o nosso software médico!

Atualmente, com uma simples busca no Google pelo termo “prontuário eletrônico” você encontra diversos softwares, alguns bem simples, outros gratuitos carentes de recursos e os profissionais. Cada desenvolvedor promove o seu sistema de uma forma diferente, mas grande parte deles foca nas funcionalidades. Investem pesado na publicidade e vendem promessas. No entanto, quando realmente vamos ver na prática, não passam de sistemas completamente iguais, só que com nomes diferentes.

Quando tivemos a ideia de desenvolver o iMedicina, desde o início nós realmente queríamos inovar. Por isso, incluímos um médico na equipe de desenvolvimento, a fim de realmente criar um sistema médico para médicos, afinal, ninguém melhor conhece as necessidades de um consultório do que o próprio médico.

Por conta disso, conseguimos inovar dentro do mercado de software médico, oferecendo um software completo e inovador. É claro que, também oferecemos os recursos padrões, digamos, que podem ser encontrados em outros sistemas comuns, como o prontuário eletrônico e agenda médica, por exemplo. No entanto, a diferença é que, nós aperfeiçoamos os recursos padrões já existentes e criamos outros completamente exclusivos para o nosso software de gestão médica, o iMedicina.

Acreditamos que o que realmente nos levou ao sucesso foi o fato de desenvolver um software médico com a ajuda de um médico. Isso nos possibilitou incluir no iMedicina recursos que são verdadeiramente necessários na rotina de um médico, recursos os quais automatizam processos, facilitam o gerenciamento e melhoram os resultados.

 

Um Software Médico Completo Para a Gestão do Seu Consultório!

Quando iniciamos o desenvolvimento do iMedicina, queríamos ir muito além da ferramenta de prontuário eletrônico, afinal, gerenciar um consultório médico ou clínica envolve muito mais do que organizar o histórico médico de pacientes.

Diariamente, um médico precisar lidar em seu consultório com o agendamento de consultas, gestão financeira e administrativa, gestão de funcionários e muito mais!

Por isso, queríamos criar um software completo, a fim de auxiliar em cada uma dessas áreas. E com muito esforço e dedicação, nós conseguimos criar um sistema completo!

No iMedicina você encontra o recurso de gerenciador de tarefas, no qual você pode gerir de forma mais produtiva a sua equipe de funcionários. Você pode, por exemplo, adicionar tarefas no sistema e atribuí-las aos seus respectivos responsáveis, acompanhando o andamento de cada um delas em tempo real e de qualquer lugar.

Outro recurso interessante do nosso software médico é o módulo de agendamento. Dentro do iMedicina, você pode agendar as suas consultas de forma simples e rápida, sempre dando poucos cliques. É, definitivamente, um recurso bem útil para organizar melhor as suas consultas, evitando assim atrasos e até mesmo o esquecimento.

Além disso, o prontuário eletrônico do iMedicina aposta que mais é menos.

Alguns dos softwares médicos disponíveis exigem que alguns campos completamente desnecessários do prontuário eletrônico sejam preenchidos. Isso só atrapalha e atrasa o cadastramento de novos pacientes. Já no prontuário eletrônico do iMedicina, você preenche os campos que quiser e economiza cliques, o que resulta em mais tempo, tempo o qual você pode dedicar ao atendimento dos seus pacientes, por exemplo.

E por fim e não menos importante, você pode encontrar no software uma base educacional, na qual reunimos mais de 30 tutoriais em vídeo para que você possa conhecer melhor o nosso software médico e seus principais recursos. Além disso, contamos com uma equipe de suporte muito bem treinada para esclarecer as suas dúvidas a qualquer momento. Você poderá conversar diretamente com nossos consultores, os quais esclarecerão suas dúvidas e resolverão possíveis problemas.

 

E aí, está esperando o que? Conheça agora o iMedicina!

O iMedicina foi desenvolvido com o intuito de diferenciar-se de qualquer outro software médico do mercado. Não oferecemos um sistema que apenas organizará o histórico médico dos seus pacientes. Nós oferecemos um sistema completo!

Uma vez que você adotar o iMedicina como o seu principal sistema de gestão, você melhorará a gestão administrativa e financeira do seu consultório, passará a gerir de forma mais produtiva os seus funcionários, atrairá mais pacientes particulares e, principalmente, vai melhorar os resultados do seu consultório com o nosso software.

Se tudo o que dissemos aqui gerou um interesse em você, talvez este seja um sinal de que, definitivamente, chegou a hora de você adotar o seu primeiro software de gestão médica ou, caso você já possua um, mudar para um software médico mais moderno.

E aí? Está pronto para melhorar os resultados do seu consultório? Então, conheça agora o iMedicina! Fale com um de nossos consultores e esclareça suas dúvidas.

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