Saúde online: os melhores portais para pesquisa

A internet é um mundo de informações. Todos os assuntos podem ser encontrados em sites de pesquisa, mas nem sempre com a credibilidade e a veracidade esperadas. Os sites de saúde online são ainda mais vulneráveis a informações equivocadas e quem segue as orientações oferecidas por eles, sem buscar auxílio de um médico, podem ter consequências graves na saúde.

Mas é possível encontrar sites de saúde online confiáveis e que prestam um serviço para a população, com informações relevantes sobre doenças, sintomas e dicas para prevenção. Portais escritos por médicos ou sob sua orientação, sem pretensão de substituir o profissional, mas sim dar informações relevantes, inclusive de campanhas e epidemias.

Em saúde online, é preciso pesquisar

Cerca de 85% das mulheres e 77% dos homens buscam na internet mais informações sobre diagnósticos médicos. Mas apenas um quarto procura conferir se as informações são confiáveis. Esse dado é grave, já que essas pessoas acabam tendo uma conclusão precipitada de seu problema e pode se automedicar de forma equivocada.

É necessário pesquisar e buscar referências confiáveis para pesquisas médicas, mas o mais importante é sempre se consultar com um profissional. Só ele pode detectar o tipo de doença e o tratamento adequado.

Melhores sites de saúde online

Analisando possíveis sites fraudulentos ou com informações frágeis, nossa peneira listou dez deles, partindo do princípio da qualidade das informações e dos fundamentos científicos.

1 – Para Todos (http://portalsaude.saude.gov.br/)

O Ministério da Saúde disponibiliza várias páginas para elucidar dúvidas, como o “Saúde é bom saber”, que lista as especialidades médicas e suas principais doenças. Já o “Saúde para você” pede a identificação da idade e do gênero do navegante, para lhe dar informações mais precisas. Há ainda páginas especificas da saúde de homens, mulheres, crianças, idosos e adolescentes, com todas as suas doenças e dúvidas específicas.

2 – Coração em dia (http://cardio.br)

A Sociedade Brasileira de Cardiologia aborda as doenças do coração e suas causas. Nele, há como se prevenir, ter mais qualidade de vida e até ter acesso a receitas saudáveis com baixa caloria e colesterol.

3 – Dr. Drauzio (https://drauziovarella.com.br/)

O médico é conhecido do público por ter escrito o livro sobre o período em que trabalhou como voluntário do Carandiru. O site é um dos mais procurados de toda a internet e fala sobre doenças sexualmente transmissíveis, depressão, obesidade e sobre todos os assuntos relativos à medicina, com uma linguagem simples e direta.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

4 – Câncer na mira (http://www.oncoguia.org.br/home/)

O site aborda o câncer de forma clara e objetiva. Fala sobre sintomas da doença, tipos de tratamento, direitos legais dos pacientes, qualidade de vida, alimentação, mitos e verdades e muito mais. O site é tão completo que inclui em suas informações dicas de onde comprar perucas e próteses.

5 – Primeiros socorros (https://www.einstein.br/Pages/Home.aspx)

O “Espaço Saúde” do Hospital Albert Einstein ajuda a prestar os primeiros socorros em acidentes e mal súbito, até que a ajuda médica apareça. Ainda há informações sobre gravidez, tipos de doenças e tratamentos, nutrição e bem-estar, tudo com vídeos interativos.

6 – Diabetes em detalhes (http://www.diabetes.org.br/)

O site fala tudo sobre diabetes, desde causas até tratamentos, experiências de pacientes, exames adequados e tudo sobre essa doença que cada vez atinge mais brasileiros.

7 – Cuidados com a família (http://revistavivasaude.uol.com.br/)

O site apresenta informações sobre saúde familiar, como nutrição, bem-estar, tipos de doença, etc.

8 – Minha Vida (http://www.minhavida.com.br/)

Seu conteúdo abrange saúde, bem-estar, beleza, fitness, dietas e família em temas populares e doenças com alto contágio no momento, além de notícias relevantes sobre remédios e ação do governo.

9 – Força na dieta (http://www.abeso.org.br/)

Voltado para pessoas acima do peso, é organizado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Dá dicas úteis em como não errar na educação alimentar dos filhos, para evitar a obesidade infantil, que a cada dia cresce mais no país. Tem também receitas lights e criativas para manter a dieta em dia.

10 – Para a mulher (http://www.gineco.com.br/)

O mundo da saúde feminina está em seu conteúdo, de forma esclarecedora e direta. Nele, há um programa, criado exclusivamente para a internet, onde profissionais são entrevistados para falar sobre tudo relacionado ao bem-estar da mulher.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.