Quatro sinais de que o seu consultório odontológico precisa migrar de sistema

consultório odontológico

Quando você se formou, provavelmente idealizou toda a sua clínica em detalhes de como ela seria, não é mesmo? Seu consultório odontológico foi todo desenhado na sua cabeça e até mesmo no papel, e colocar a profissão em prática seria apenas uma consequência lógica a ser encarada no dia a dia sem maiores dificuldades.

O que talvez você não tenha previsto nesta etapa do seu planejamento é que mais do que um dentista, você também seria um empresário com inúmeras outras atribuições, indo essas muito além da extração e do implante de dentes.

Mas posso te contar um segredo? A maioria dos profissionais da área da saúde se esquece disso e, por isso mesmo, é bastante comum, inclusive, que demore um pouco mais a implantar sistemas eficazes em seus consultórios odontológicos.

Afinal, você foi preparado por anos para tratar de problemas dentários e não para gerir um negócio próprio, uma empresa! Esta confusão, portanto, é perfeitamente aceitável.

Talvez seu consultório até já trabalhe com algum tipo de sistema e software direcionado ou ainda utilize de cadernetas e Excel para registrar tudo o que está acontecendo.

Independentemente de qual dessas seja a sua realidade, neste artigo falaremos sobre os quatro principais sinais de que o seu consultório odontológico precisa se modernizar e aderir a um novo sistema, que permita a otimização do seu dia a dia e que melhore também os seus ganhos mensais.

Disposto a fazer a avaliação desta necessidade? Continue lendo!

Seu consultório odontológico precisa de mais organização e padronização

Organização e padronização é a combinação perfeita do sucesso elementar de qualquer tipo de negócio. Não se pode chegar a lugar nenhum sem estes dois itens. No seu consultório odontológico não é diferente.

É fato comprovado que a ausência destes fatores faz com que pacientes sejam perdidos e quanto menor a clientela, menor o seu pró-labore!

Um sistema eficiente, desenvolvido com foco em odontologia, facilita o dia a dia do dentista, organizando todas as atividades mais importantes de sua rotina.

Por exemplo: como estão organizados os prontuários dos seus pacientes hoje dentro do seu consultório odontológico? Será que estão organizados e padronizados a ponto de facilitar na hora de atender ao cliente ou será que lhe farão perder mais tempo do que o necessário? Sistemas eficientes e eficazes trabalham diretamente aqui!

Se seus prontuários ainda estão organizados em fichas em caixas de arquivo por ordem alfabética, sinto lhe informar que você está perdendo uma grande oportunidade: a da agilidade!

Prontuários eletrônicos são modernos, ágeis e facilmente compreendidos por meio de uma rápida leitura do histórico. Sem a necessidade de entender a letra ou a abreviação utilizada no atendimento anterior, você consegue passar mais tempo se dedicando a solucionar os problemas que levaram o paciente até o seu consultório odontológico, os surpreendendo com excelência e qualidade no atendimento.

Outro ponto importantíssimo na migração de sistema é a avaliação da ferramenta agenda.

A agenda de um profissional da saúde é tudo em sua rotina e você não pode correr o risco de simplesmente esquecê-la em casa ou de perdê-la antes de chegar à clínica, não é mesmo?

Um software preparado e apto a melhorar o dia a dia do seu consultório odontológico oferece uma agenda online completa, com inúmeras possibilidades de edição. Tudo isso com muita praticidade, agilidade no agendamento de cada uma das consultas e atendimentos e ainda minimizando possíveis erros que são comuns neste segmento.

Melhor ainda se este sistema estiver integrado a ponto de mandar um aviso via SMS lembrando o seu paciente do dia e da hora da consulta!

Seu consultório odontológico precisa ter um gerenciamento de tarefas

Outro sinal de que está na hora de mudar de sistema para melhorar a rotina de funcionamento do seu consultório odontológico é a necessidade de ter um gerenciamento de tarefas.

Isto é bastante comum quando o negócio começa a expandir ou se você tem sócios em um mesmo ambiente.

Por exemplo: pense que situação chata não seria se você e seu colega agendassem pacientes no mesmo horário, visando utilizar a mesma sala do consultório? Olha que este é apenas um exemplo bem simples do que pode acontecer sem um sistema eficaz!

O mais interessante de um bom software para gestão de consultórios odontológicos é que é possível que cada funcionário ou colega de trabalho seja cadastrado com um usuário, a fim de que todos tenham acesso ao sistema.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

É possível ainda atribuir tarefas e designar quem deve fazer o que dentro do ambiente de trabalho! Com certeza, sua secretária irá amar essa novidade e você poderá mensurar todos os benefícios desta troca nos números finais do mês.

Outra grande vantagem do gerenciamento de tarefas é que você pode acompanhar o desenvolvimento das atividades do consultório mesmo estando longe. O controle por meio do uso deste mecanismo é muito maior e permite uma ampla visualização do que está dando certo, do que está dando errado e do que pode ser melhorado!

Além disso, é um jeito de centralizar a tomada de decisões e ainda não perder nenhum compromisso ou tarefa importante.

Seu consultório odontológico precisa de um módulo financeiro

Outra coisa que ninguém te contou na faculdade é que ter seu próprio consultório odontológico requer muita matemática no dia a dia. São várias entradas – pagas pelos pacientes e pelos planos odontológicos – e muitas saídas – como custos para manter o consultório, pagamento de funcionários e pró-labore – a se levar em conta. Nem sempre é simples fechar este balanço, não é mesmo?

Por isso, mesmo um bom sistema para consultórios e clínicas deve apresentar um módulo financeiro para maior controle e planejamento.

Se você ainda está no caderninho, anotando com o símbolo de mais e de menos na frente de cada número, repense sua estratégia para se manter no mercado sem passar sufoco e migre já para um software completo.

Basicamente, esta ferramenta deve estar integrada aos prontuários e agendas a fim de que, logo que uma consulta seja finalizada, seu valor já fique registrado no fluxo diário e mensal do caixa. Assim, absolutamente nada fica esquecido e as contas batem!

Além disso, é importante ter liberdade para fazer edições neste módulo do sistema, por isso, verifique sempre se o software permite que você configure centros de custos e categorias específicas que desejar criar.

Sem dúvida nenhuma, a principal vantagem em ter um módulo financeiro completo e eficaz é a visualização de dados e resultados. O sistema deve gerar bons relatórios, que permitam o acompanhamento e a análise de tudo que está acontecendo.

O lançamento de cada um dos valores pode ser em partes automático e em partes no modo manual. A economia do tempo para o profissional é um dos destaques, já que assim é possível se dedicar a um número maior de consultas e pacientes.

O melhor é que nem é preciso ser expert em matemática financeira para ter sucesso neste tipo de sistema, já que ele faz tudo por você, e cabe a você apenas a tarefa de alimentá-lo com informações corretas.

Seu consultório odontológico precisa trabalhar com marketing e relacionamento

Por fim, não menos importante, o último sinal de que o seu consultório odontológico precisa migrar de sistema é a possibilidade de trabalhar com marketing e relacionamento com o paciente sem maiores investimentos. Como?

Buscando opções de software que disponibilizem diferenciais, como a possibilidade de criar e personalizar seu próprio site, por exemplo.

Estar na internet é um dos passos decisivos para ter bons clientes e se manter sempre na ativa, com a agenda cheia. Perder esta oportunidade é um equívoco que você precisa deixar bem longe de você!

Outro ponto importante e que faz parte desta ferramenta imprescindível para o seu consultório odontológico é a criação de blogs que ofereçam conteúdos de qualidade e relevância para o seu público.

Criar vínculos é uma das maneiras de ter sucesso por aqui e estes dois exemplos que foram citados atuam diretamente na fidelização dos seus pacientes, que sempre voltarão e indicarão os seus serviços a outras tantas pessoas.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Por falar em relacionamento com o paciente, é importante aderir a um sistema que permita a criação de estratégias neste quesito. Quer um exemplo? Como você faz o pós-consulta em seu consultório odontológico? Se você sequer o faz, a primeira dica é rever as estruturas do seu negócio agora mesmo!

A segunda dica é trabalhar com sistemas que automatizem o encaminhamento de e-mails e mensagens de texto no pós-consulta, pedindo feedback ou simplesmente agradecendo o paciente por ter escolhido ser atendido por você!

As possibilidades são muitas dentro de um bom sistema que foi desenvolvido exclusivamente para a sua necessidade, por isso, migre de sistema e melhore os seus números!

Como você pode ver, aqui elencamos os quatro sinais de que o seu consultório odontológico precisa urgentemente de um novo e mais completo sistema e poderíamos listar muitos outros também.

Gostou das informações e das dicas que foram dadas aqui? Aproveite para conhecer outros conteúdos interessantíssimos para o seu negócio acessando outros artigos de nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.