Telemedicina: benefícios para ginecologistas e obstetras

Telemedicina psiquiátrica: por um cuidado mais acessível 2

Embora muitos aspectos de uma consulta ginecológica exijam o contato presencial com a paciente, existem vários cenários em que o objetivo principal de uma consulta pode ser alcançado via telemedicina. Isso inclui, por exemplo, atendimentos para prescrição de medicamentos, ou até mesmo cuidados pré-natais. 

Continue a leitura e conheça algumas estratégias de incorporação dessa forma de atendimento para cuidados ginecológicos e obstétricos. 

Quando o teleatendimento é mais adequado? 

Existem vários cenários em que uma consulta ginecológica por telemedicina pode ser útil, incluindo: 

  • um check-up após uma cirurgia ou outro procedimento; 
  • uma prescrição de contraceptivos, incluindo contracepção de emergência; 
  • ajuda com os sintomas da menopausa; 
  • orientações da gravidez; 
  • pré-natal; 
  • avaliação de exames; 
  • aconselhamento sobre suplementação de ácido fólico; 
  • avaliação de risco de HIV; 
  • aconselhamento de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; 
  • aconselhamento sobre câncer de mama; 
  • amamentação; 
  • aconselhamento contraceptivo pós-parto; 
  • prevenção e triagem da pré-eclâmpsia. 

Além disso, a telemedicina: 

  • permite que os pacientes continuem cuidados de rotina sem precisar ir pessoalmente ao consultório; 
  • pode aumentar a acessibilidade de cuidados obstétricos e ginecológicos para pessoas em regiões rurais/desfavorecidas; 
  • reduz os custos de saúde; 
  • e as tele-consultas são mais convenientes, especialmente para pessoas com mobilidade comprometida;  

Como a telemedicina pode beneficiar os ginecologistas? 

Em suma, a telemedicina melhora o acesso a intervenções apropriadas e inclui acesso mais rápido a serviços ginecológicos que podem não estar disponíveis de outra forma. Além deste, outros benefícios incluem: 

o cuidado conveniente mantém as pacientes engajadas – a falta de consultas ou de adesão aos planos de tratamento e o contato infrequente com um ginecologista são alguns dos motivos que podem prejudicar a saúde das mulheres a longo prazo. E isso pode ser facilitado pela telemedicina. 

apoio na depressão pós-parto – apoiar mulheres que sofrem de depressão pós-parto é uma parte essencial da prestação de cuidados perinatais. Por isso, use a telemedicina para checar com frequência pacientes que sofrem de depressão e ajudá-las a obter o tratamento adequado. Ainda, mesmo para as mulheres que não sofrem de pós-parto imediatamente, as tele-consultas são importantes para monitorar se tal condição se desenvolve após o parto. 

cuidados com a diabetes gestacional – o acompanhamento das suas pacientes é necessário para entender a progressão da diabetes e a eficácia do tratamento.  

hipertensão e pré-eclâmpsia – embora exames físicos sejam necessários para monitorar a progressão da hipertensão para pré-eclâmpsia, check-ups frequentes para discutir os sintomas podem ser feitos eficazmente por telemedicina.  

acompanhamento de exames – embora o exame preventivo ginecológico exija um contato físico, o acompanhamento de exames de sangue, dentre outros, pode ser feito de maneira remota. Essas consultas online também dão ao ginecologista a oportunidade de discutir como a paciente pode melhorar sua saúde geral – o que é especialmente importante quando são encontrados resultados anormais. 

planejamento familiar e cuidados contraceptivos – o atendimento virtual pode ser usado para aconselhamento contínuo, modificação de planos de tratamento e ajuste de medicamentos ou métodos contraceptivos. 

Conte com o iMedicina para alavancar seus resultados

Por fim, como você viu, a telemedicina pode ser uma maneira conveniente de fornecer serviços ginecológicos e obstétricos a qualquer momento, além de atender às necessidades de todos os seus pacientes.  

Com o iMedicina, além de agendar atendimentos online com agilidade e conveniência, seus pacientes podem se consultar virtualmente com você. Nossa solução de telemedicina é completa e integrada às demais funcionalidades que você já conhece, para que você possa promover saúde e prevenção!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Está faltando paciente no seu consultório?

Saiba como a Conexa iMedicina pode solucionar esse problema!