Telemedicina endócrina: por um cuidado mais acessível

Telemedicina endócrina: por um cuidado mais acessível

A telemedicina pode beneficiar todos os médicos em certa medida. Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre a implementação e o uso dessa tecnologia, preparamos este artigo com informações importantes. Continue a leitura e descubra as vantagens da telemedicina para você e o seu consultório!  

Atendimento conveniente, rápido e seguro  

O endocrinologista tem um papel vital na vida de seus pacientes. E não é um exagero falar que sem eles, a qualidade de vida e de saúde do nosso país iria para níveis alarmantes. Portanto, o fácil contato com os pacientes é extremamente importante e pode fazer uma grande diferença no diagnóstico e tratamento de muitas doenças. Nesse sentido, a telemedicina oferece oportunidades de comunicação rápida e sem obstáculos entre endocrinologistas e pacientes. Principalmente porque, pessoas, muitas vezes, adoecem e os seus sintomas se desenvolvem rapidamente, sendo fundamental uma intervenção médica ágil e adequada.  

Por exemplo, com a uma rápida tele consulta, o médico pode dar instruções sobre como prevenir doenças relacionadas ao metabolismo, qual o melhor tratamento para cada tipo de doença e quais medicamentos eficientes para cada caso.  

Quando o teleatendimento é mais adequado?  

A telemedicina em endocrinologia pode ser usada tanto para aconselhamento quanto para uma resposta oportuna quando uma doença surge. Nesse contexto, muitas das perguntas que os pacientes fazem durante a consulta de rotina podem ser respondidas de forma totalmente remota graças à telemedicina. 

Além disso, essa tecnologia permite que instruções precisas e imediatas sobre como melhorar a condição de cada paciente durante o tempo de espera por uma consulta presencial, seja feita sem maiores preocupações, como a distância e suas dificuldades, por exemplo.  

Como a telemedicina pode beneficiar os endocrinologistas?  

A telemedicina melhora o acesso a intervenções apropriadas e inclui acesso mais rápido a serviços endócrinos que podem não estar disponíveis de outra forma. Além deste, outros benefícios incluem:  

  • cuidados adequados sem sair de casa – Aqui, eu quero chamar a atenção para pessoas que até moram em grandes centros ou que tenham uma facilidade maior para irem até um consultório, porém ficam adiando sua consulta pelo simples fato de ter de sair de casa. Com o teleatendimento isso acaba;  
  • apoio primário mais rápido e eficiente – com fácil acesso a consultórios on-lines, os pacientes podem ter um diagnóstico mais cedo, um maior tempo de tratamento e um direcionamento mais assertivo para sua atual condição de saúde;  
  • cuidados em locais de difícil acesso – as consultas on-line também podem aumentar o acesso aos cuidados em comunidades remotas, como áreas rurais. Assim, quem não tiver acesso o atendimento especializado, ou uma dificuldade de se deslocar até um consultório, poderá ser atendido por profissionais qualificados à distância;  
  • mais conveniente para os pais – em 2020, um estudo da Academia Americana de Pediatria descobriu que a incorporação da telemedicina no atendimento pediátrico levou a uma maior satisfação do paciente e da família, economia de custos e menos visitas ao pronto-socorro. Assim, crianças e adolescentes diagnosticados com alguma doença hormonal e metabólica, podem ter esse benefício à sua disposição;  
  • fácil acesso – a facilidade de acesso permite que você atenda mais pacientes e, ainda, agende consultas de acordo com sua disponibilidade e conveniência.  

Conte com o iMedicina para promover saúde por telemedicina

Por fim, como você viu, a telemedicina pode ser uma maneira conveniente de fornecer endocrinologistas a qualquer momento, além de atender às necessidades de todos os seus pacientes. No entanto, lembre-se de que a telemedicina não deve ser uma substituta da consulta presencial, mas sim uma ferramenta que pode facilitar muito seu trabalho como pediatra e garantir o bem-estar de todos.  

Com o iMedicina, além de agendar atendimentos online com agilidade e conveniência, seus pacientes podem se consultar virtualmente com você. Nossa solução de telemedicina é completa e integrada às demais funcionalidades que você já conhece, para que você possa promover saúde e prevenção!  

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Está faltando paciente no seu consultório?

Saiba como a Conexa iMedicina pode solucionar esse problema!