Telemedicina: tornando exames e procedimentos mais acessíveis para os pacientes

A telemedicina representa uma revolução educacional e assistencial no campo de atuação dos profissionais de saúde. Trata-se de um ramo inovador, que engloba uma série de serviços de saúde oferecidos à distância por profissionais de diversas áreas.

A telerradiologia, a teledermatologia, a telepatologia e a telepsiquiatria estão entre as especialidades mais estabelecidas nessa modalidade, que tem como base a comunicação e pode atuar em três frentes: teleassistência, teleducação e emissão de laudos à distância.

Os serviços possibilitados incluem análise de exames e diagnósticos, e um dos principais objetivos é proporcionar o acesso a procedimentos e informações médicas para regiões remotas, por exemplo, sem que haja a necessidade de deslocamento dos pacientes para centros médicos de referência. A telemedicina também surge como uma forma de possibilitar interconsultas e consultorias entre profissionais da saúde, permitindo a eles um aperfeiçoamento continuado.

Isso quer dizer que essa modalidade traz benefícios não só para quem é atendido, mas também para quem presta serviços de saúde, abrindo novas possibilidades de atuação para os médicos e novas oportunidades de usufruto de serviços de saúde para os pacientes.

Confira a seguir as principais aplicações da telemedicina tanto para profissionais de saúde como para pacientes.

Aplicações da telemedicina para profissionais de saúde

A teleducação é uma das mais importantes aplicações da telemedicina. Facilitando a educação continuada e colaborada dos profissionais de saúde, a teleducação possibilita a integração de diferentes centros médicos para realização de pesquisas, colaborando com o avanço da ciência médica no país.

Ao expandir as possibilidades de comunicação entre os profissionais de saúde, a telemedicina facilita, por exemplo, a discussão de casos clínicos e a obtenção de segunda opinião médica, decisiva em casos de pacientes idosos, acometidos por doenças raras ou crônicas e gestantes de alto risco, por exemplo.

Além disso, com ela alarga-se a disseminação de informação de assistência primária, integrando-se o trabalho de agentes de saúde comunitários a serviços de saúde localizados em centros de referência distantes das comunidades atendidas por esses profissionais.

Vantagens da telemedicina para o paciente

A teleassistência é, sem dúvida, uma das vantagens mais diretas da telemedicina para os pacientes. Graças a ela, é possível contratar serviços de assistência direta e em domicílio a pacientes que precisam de cuidados constantes, como idosos, garantindo mais tranquilidade aos familiares, que nem sempre podem estar presentes o tempo todo, e maior qualidade de vida ao beneficiário direto dos serviços de saúde prestados.

A emissão de laudos a distância também é um bom exemplo de vantagem da telemedicina para os usuários finais dos serviços que ela possibilita. Nesse processo, profissionais de todo o país podem receber os dados de exames, analisá-los, produzir os laudos e disponibilizá-los para que os solicitantes os consultem através da internet, garantindo mais comodidade e praticidade aos pacientes. Através do intercâmbio possibilitado pelo uso das tecnologias de comunicação entre profissionais da saúde, é possível também conferir maior rigorosidade nos resultados desses exames, ajudando a garantir diagnósticos mais precisos para apoiar decisões médicas. Com laudos disponibilizados de forma mais rápida e com menos custos, é possível também iniciar os tratamentos com mais agilidade, o que pode ser determinante em casos complexos ou de alta gravidade.

Gostou desse artigo? Então não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: