Tive problemas na profissão: o Conselho Médico Regional pode me auxiliar?

O Conselho Regional de Medicina de cada Estado tem a missão de representar a classe médica promovendo o exercício ético e a valorização do profissional. É também o órgão responsável pela fiscalização, investigação e julgamento de questões relacionadas a estes profissionais no exercício da Medicina.

Faz parte de sua missão a garantia de melhores condições de assistência à saúde de toda a sociedade. Assim, o Conselho Regional de Medicina (CRM) é um órgão de representação da classe médica e também uma ferramenta de defesa da saúde de toda a sociedade.
Problemas de qualquer natureza enfrentados por estes profissionais no exercício da Medicina ou que com ele interfira, o CRM é o órgão competente que deve ser comunicado prioritariamente para que possa ajudá-lo.

No Estado de São Paulo, o Cremesp faz um trabalho preventivo através de um programa de Educação Continuada em variedade de temas com o objetivo de evitar erros de conduta médica, sejam eles éticos ou de procedimentos.

O objetivo do Cremesp é investir na preparação do profissional para que não aconteçam erros passíveis de serem evitados. A ajuda preventiva busca evitar condutas que resultem na instauração de um processo ou sindicância contra o profissional. Uma vez que ela ocorra, é obrigação do Conselho Regional de Medicina apurar os fatos em busca da veracidade e aplicar as sanções cabíveis.

Um exemplo hipotético de conduta médica indevida em que o CRM pode ajudar

Vamos utilizar um exemplo hipotético, porém muito real na comunidade médica: um profissional viciado em drogas que já não consegue mais esconder os efeitos do vício e compromete a sua função no trabalho. Como o CRM pode ajudar?

Se o problema não puder ser resolvido dentro do corpo clínico onde o profissional trabalha, é obrigação dos colegas fazer a comunicação ao Conselho Regional de Medicina.

Este é o procedimento correto a ser adotado e não pode ser visto como delação, mas como medida de comunicação de infração com o intuito de ajudar o colega antes que sua conduta tenha consequências mais graves.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Esta atitude está prevista no Código de Ética Médica, o qual estabelece que a fiscalização no cumprimento das normas de conduta ética é também uma atribuição dos médicos em geral (Resolução CFM Nº 1.931/2009).

O Conselho Regional de Medicina é legalmente uma instância de caráter coercitivo e pode, portanto, investigar a capacidade do médico para exercer a profissão, estipular o tipo de infração cometida e ponderar as sanções necessárias.

Isto pode incluir afastar o profissional de suas funções e encaminhá-lo para tratamento. O objetivo, neste caso, é ajudar o médico a se restabelecer em seu exercício profissional, atuando de forma preventiva, antes que a infração adquira status criminal.

Quando o médico é alvo de uma sindicância, como o Conselho Regional de Medicina pode ajudá-lo?

A responsabilidade que recai sobre os Conselhos Regionais é árdua, tendo em vista que é sua atribuição não apenas apurar as infrações cometidas pelo médico, mas também de estabelecer o tipo de punição ou sanção cabível para a gravidade da infração.

A orientação dos Conselhos Regionais para os médicos que são alvos de instauração de uma sindicância é jamais ignorar o processo e procurar imediatamente o CRM para orientação dos procedimentos necessários no esclarecimento dos fatos e de seus direitos de defesa.

As ações do Conselho Regional de Medicina tem este duplo papel de ajudar o médico enquanto doente (ainda que não tenha esta percepção) ou como alvo de denúncias, mas também tem uma missão com a sociedade na proteção ao paciente.

Desta forma, o Conselho Regional de Medicina busca obedecer aos princípios éticos de suas resoluções, atuando segundo estes procedimentos e buscando estabelecer uma relação de confiança tanto com a classe médica quanto com a população em geral.

O conteúdo deste texto foi relevante para você? Confira outros textos interessantes em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.