Transparência: entenda um pouco sobre esse papel dos Conselhos Regionais de Medicina

Transparência: entenda um pouco sobre esse papel dos Conselhos Regionais de Medicina

Existe um órgão dentro dos Conselhos Regionais de Medicina que se prezam a prestar transparência aos cidadãos sobre as diversas transações realizadas pela instituição Qualquer indivíduo pode consultar ou solicitar os dados de todos os gastos realizados durante determinado período.

A ferramenta online está nos sites oficiais de cada conselho regional. Na guia Transparência, o cidadão pode ter acesso sobre a gestão administrativa da autarquia. As consultas podem ser realizadas de forma simples e rápidas.

Quais tipos de informação o cidadão tem acesso

Na seção disponível, o Conselho tem como obrigação por lei federal prestar as informações institucionais e organizacionais do Conselho Regional de Medicina. O cidadão tem acesso a estrutura do órgão, bem como as funções e competências atribuídas.

Para uma maior segurança e transparência com a sociedade, o indivíduo pode ter acesso a relação de autoridades que incorporam a instituição, bem como as suas agendas diárias a fim de fiscalizarem se os mesmos realmente estão cumprindo os seus trabalhos conforme atribuídos. Além de poder acessar os horários de atendimentos para agendar-se a comparecer ao local e até mesmo a legislação do Conselho Regional de Medicina para saber se estão atuando de maneira correta e ética.

Pode-se consultar qualquer tipo de documento, como relatórios e planilhas referentes a compras de produtos e demais serviços ao conselho. Além disso, consta contratos, despesas com fornecedores e licitações, bem como o gasto de diárias e passagens do conselho.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

É importante que o cidadão tenha acesso ao portal da transparência desse órgão para ter conhecimento da previsão orçamentária, aplicação de recursos financeiros e os gastos com salários dos servidores e conselheiros, entre outros recursos.

A transparência permite uma maior aproximação e relação dos Conselhos Regionais com a sociedade. A instituição tem como dever dar o exemplo aos cidadãos de como deve ser realizada uma gestão de órgão público. Além disso, preza-se que haja um vínculo da instituição com a ética, permitindo o controle de informações verídicas que constam na transparência.

Como posso solicitar informações de transparência ao Conselho Regional de Medicina

Como órgão público, é dever dos diversos Conselhos Regionais de Medicina prestar acesso a transparência de seus produtos e serviços. Qualquer cidadão pode solicitar acesso a informações no próprio site do Conselho na qual deseja informação.

A Lei de Acesso a Informação instituída pelo Governo Federal em 2011 assegura o direito fundamental de acesso a informações sobre os mais diversos órgãos públicos. O usuário manda um e-mail para a instituição solicitando as devidas informações que desejar. Seja de gastos públicos, salários e demais assuntos que envolvam o dinheiro público.

Além de que, está estabelecido pelo Código de Ética dos próprios Conselhos Regionais de Medicina prestar todos os tipos de movimentações financeiras e diversas atuações do órgão. Assim, o cidadão tem conhecimento de quanto está sendo investido e atribuído pelo governo para a manutenção dos serviços de medicina a sociedade.

Se você gostou desse artigo, temos mais interesses desse e outros assuntos no nosso blog. Acesse!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.