Três ações que não podem ser esquecidas no agendamento online de clínicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Três ações que não podem ser esquecidas no agendamento online

Está cada vez mais comum o uso de sistemas de agendamento online nos consultórios e clínicas médicas, eles têm por finalidade facilitar e otimizar o tempo gasto pelo paciente na marcação de consulta, permite que você flexibilize seus horários de maneira prática e rápida, além de permitir que você esteja sempre atento aos rendimentos e tenha acesso rápido e simplificado a prontuários a fim de organizar relatórios sobre os pacientes.

A utilização de softwares veio para facilitar as relações entre médico e paciente, além de garantir um grande aumento na qualidade do atendimento presencial, levando em consideração o fato de que a equipe não terá de dispor de tanto tempo para o atendimento telefônico e a marcação de consultas.

Contudo, existem três pontos principais que devem ser levados em consideração a fim de garantir o sucesso do agendamento, e é isso que veremos a seguir.

Software, Segurança e SEO

Ao selecionar um software de agendamento online, é necessário considerar a facilidade de uso tanto para você como para o seu paciente. A marcação de consulta deve ser realizada de maneira simples, com poucos clicks e em pouquíssimo tempo, garantindo ao paciente comodidade e rapidez no seu dia-a-dia. Além disso, deve ser simples para você e seus funcionários, de modo que remarcações e envios de lembretes, por exemplo, sejam feitos sem comprometer o funcionamento diário da clínica.

Outro ponto a ser considerado é a segurança no agendamento online, não somente pela quantidade mínima de erros que apresentará, como principalmente pelo armazenamento dos arquivos e documentos, feitos através das nuvens, geralmente disponíveis em seu serviço de e-mail, de modo que não corra o risco de perdê-los e ainda possa acessá-los onde estiver.

Ainda, para garantir a eficácia do agendamento online, é necessário dar a ele visibilidade dentro dos sites de busca, como Google, Bing e Yahoo. Essa estratégia é conhecida como Search Engine Optimization (SEO) e visa que a partir de palavras chave, de acordo com a especialidade médica a ser oferecida, o paciente possa buscar nos sites de busca e encontrar entre os primeiros itens o serviço de agendamento de sua clínica, quanto mais acessos sua clínica tiver, maior a visibilidade e em consequência mais agendamentos serão feitos.

O SEO pode ser realizado de duas maneiras, pela própria empresa, SEO inhouse e por agências especializadas, SEMs.

Outras Considerações

O processo de agendamento online é algo muito simples, que exige alguns cuidados, algumas necessidades que conforme foram citadas, auxiliam em todo o processo de atendimento nas clínicas e consultórios e não somente isso, também atuam na redução dos custos, otimizam e facilitam a agenda e organização dos prontuários e estreitam as relações entre médico e paciente e garantem maior qualidade em todo o processo. Qualidade essa, fator de total importância para o desenvolvimento do agendamento e todos os demais passos do processo de consulta.

Se você gostou, encontre esse e outros assuntos em nosso blog, entre em contato conosco, continue nos acompanhando.