Três sinais de que minha clínica médica precisa renovar o software de gestão

Há alguns anos, os softwares de gestão para clínica médica penetraram de vez no mercado e atualmente é raríssimo encontrar um consultório ou centro médico que não dispõe de um sistema específico para a gestão administrativa e financeira. Com os ERPs (softwares responsáveis por planejar os recursos das empresas), os profissionais da saúde obtiveram grandes benefícios, como o controle total da clínica ao alcance de poucos cliques e com isso, muito mais organização no ambiente de trabalho.

Por sua vez, as empresas responsáveis por desenvolver os sistemas de gestão para clínica médica estão cada vez mais rebuscadas e, a cada ano, proporcionam novas soluções ao mercado. Com isso, aquele sistema automatizado de gestão que você adotou para o seu consultório há anos pode não ser o mais eficiente para o momento atual do seu negócio. Afinal, hoje há ERPs mais complexos e que oferecem funções que facilitam ainda mais a rotina de trabalho dos profissionais da saúde.

Você sabe como identificar se o seu software de gestão precisa ser renovado? Confira nesse artigo os 3 sinas que apontam a necessidade de trocar de sistema e investir em um ERP completo!

Veja abaixo:

O software da sua clínica médica não proporciona relatórios precisos e personalizados?

Os relatórios, como os que apontam os dados e informações atuais da agenda, pacientes e atendimentos da sua clínica médica, são essenciais para a tomada de decisões equilibrada e planejada no seu negócio. Sem esses relatórios, o gestor do consultório não tem como saber como o seu público alvo se comporta, qual é o nível de satisfação e até as informações mais simples, como os dados para controle de estoque e controle de vendas e serviços, são de difícil acesso e levam horas para serem apuradas.

Os softwares de gestão para clínicas e consultórios mais inovadores do mercado já oferecem relatórios complexos e detalhados em poucos segundos, o que significa muito mais agilidade e praticidade no atendimento aos pacientes, evitando confusões e prejuízos. No entanto, é comum que os sistemas de gestão mais antigos para clínicas médicas não disponham desse recurso e esse é um sinal claro de que está no momento de investir em um novo ERP para o seu centro médico.

Afinal, você não vai querer perder horas importantes de trabalho na clínica tendo que fazer relatórios complexos, não é mesmo? Com um bom software de gestão, é possível otimizar o seu tempo de trabalho e o dos seus colaboradores, sem perder tempo com a análise de um monte de papeis e documentos que podem consumir horas e horas, já que o sistema faz isso por você.

O sistema de gestão da sua clínica médica trava e deixa você na mão?

Embora seja um problema que ocorre com frequência nas clínicas e laboratórios, muitos profissionais da saúde ainda resistem em trocar de software levando em consideração os custos de implantar um novo sistema. Porém, é essencial ter em mente que, quando o seu ERP está falhando, trava e deixa você e os seus pacientes na mão, talvez a melhor opção seja investir em um novo programa de gestão automatizada, que mesmo tendo certo custo, não vai implicar em prejuízos e danos mais sérios à clínica.

O mais evidente sinal de que um software não é capaz de atender às necessidades de um centro médico é quando esse sistema simplesmente para de funcionar nos momentos em que ele é mais necessário. E esse é um transtorno que pode ocasionar problemas, como confusões nos horários de consultas, erros na contagem de estoque e atrasos no atendimento, entre outros, que podem acabar afetando a imagem da clínica médica.

Se você volta e meia precisa recorrer à assistência técnica do seu software de gestão, esse pode ser o momento ideal para trocar de ERP e conferir as funcionalidades e recursos de um programa atualizado.

O software de gestão da sua clínica médica não apresenta Módulo de Marketing?

Mesmo o Módulo de Marketing sendo um recurso extremamente importante para o funcionamento adequado e a lucratividade de uma clínica médica, é comum que a maioria dos softwares de gestão não ofereçam a funcionalidade. Entre outras vantagens, o Módulo de Marketing é um recurso que permite que você crie um site responsivo para o seu consultório de forma simples e rápida, com a ajuda de templates de alta performance, sem necessidade de ter conhecimentos técnicos de programação ou construção de sites.

Além disso, essa função do sistema de gestão para clínica permite que você utilize estatísticas e tags de marcação de pacientes para conhecer melhor o seu público alvo e, dessa forma, elaborar ações de marketing mais eficientes. Ou seja, em um só software, você pode gerir o seu centro médico e, ao mesmo tempo, traçar a sua estratégia de marketing. Se o seu sistema atual de gestão não oferece o Módulo de Marketing, esse é um sinal de que está na hora de rever se esse software é realmente o melhor para sua clínica médica.

Esse artigo foi útil para você? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: