Vantagens e desvantagens de se abrir uma clínica dos olhos

clínica dos olhos

Montar ou não uma clínica dos olhos? Abrir a própria clínica dos olhos é uma decisão que deve ser bem avaliada. Você precisa analisar os prós e contras antes de encarar o grande desafio de entrar para o mundo dos negócios. O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado bem detalhada para embasar o projeto. Se necessário, não hesite em contratar uma consultoria empresarial.

O mundo empresarial é bastante complexo. Sem conhecimento é muito mais difícil alcançar o tão sonhado sucesso profissional e financeiro. Você precisa se preparar para assumir o papel de empresário. Habilidade técnica e a experiência como oftalmologista não são suficientes para concretizar a ideia e administrar uma clínica dos olhos.

É preciso ter conhecimentos de administração, gestão financeira, recursos humanos e marketing. Obviamente você terá que contratar profissionais para executar estas funções. Mesmo assim, você precisa compreender como funcionam os processos gerenciais. Afinal, você é o gestor do próprio negócio. Por isso, é importante contrapor as vantagens e desvantagens de ter a própria clínica antes de alterar o rumo de sua carreira.

Prós e contras de ter uma clínica dos olhos

Autonomia profissional pode ser uma vantagem para quem deseja ser dono da própria clínica. Quem é empregado ou prestador de serviços em centros médicos e hospitais é obrigado a seguir as normas da organização e a cumprir a agenda de atendimento.

Se a clínica dos olhos é sua, é você quem decide como será o funcionamento e quais os profissionais farão parte da equipe de colaboradores. Você controla a agenda de trabalho e tem liberdade para antecipar ou cancelar compromissos.

Trabalha com mais flexibilidade. Define o plano anual de investimentos. Escolhe os fornecedores de equipamentos e os insumos mais adequados para garantir a qualidade dos serviços prestados. Pode colocar suas ideias em prática, assumir riscos. A realização pessoal é outro fator de motivação para o profissional que tem espírito empreendedor. Enquanto não concretizar o sonho, não trabalhará satisfeito.

Quem é empregado tem salário fixo, benefícios e direitos trabalhistas. Para o empresário, o rendimento é variável. Depende do desempenho do negócio. Fatores externos podem elevar ou reduzir os lucros da empresa. Tem obrigações tributárias e patronais. Problemas a resolver todos os dias. A rotina é atribulada e em determinadas épocas não sobrará muito tempo para o lazer, férias com a família, participação em congressos e cursos de aperfeiçoamento profissional. Porém, se você se dedicar totalmente ao empreendimento, terá ganhos financeiros superiores ao que receberia como empregado.

Uma das principais desvantagens é o investimento inicial. Uma clínica dos olhos precisa ter uma estrutura adequada para receber bem os pacientes e realizar variados exames, como, por exemplo, biometria ultrassônica, acuidade visual com laser, mapeamento de retina, campimetria computadorizada, tomografia de coerência óptica e retinografia simples. Equipamentos modernos fazem toda a diferença na qualidade do diagnóstico. Não dá para competir com os melhores centros oftalmológicos de sua cidade utilizando aparelhos obsoletos.

Outra desvantagem é a dependência de outras pessoas para que o negócio tenha êxito. Como patrão, você depende de profissionais qualificados e motivados para o trabalho para oferecer o melhor atendimento a seus clientes. Sem contar o relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços. Um atraso na entrega de insumos ou na manutenção de equipamentos compromete o atendimento programado.

Gestão racional da clínica

Você já percebeu que todo negócio é arriscado, mesmo quando o planejamento é bem-feito e há recursos financeiros para realizá-lo. Fatores externos como instabilidade econômica, inflação e desemprego podem reduzir as consultas e exames particulares, por exemplo. Consequentemente, o lucro da clínica será menor. Nessas situações, você deverá manter a cabeça fria e os pés no chão para adotar medidas de contingência e manter o controle dos negócios.

Como qualquer empreendimento, abrir uma clínica dos olhos tem vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir qual o melhor caminho a seguir: arriscar-se para realizar um sonho ou manter a trajetória profissional atual.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou deste artigo? Confira outros textos em nosso blog!

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: