Vantagens em se trabalhar por convênio médico

convênio médico

Apesar de ser uma prática mais rentável pelo fato de receber um valor mais elevado a cada consulta, médicos que atendem somente em clínicas e consultórios particulares representam a menor fatia do mercado de saúde. Isso porque trabalhar com um convênio médico traz uma série de vantagens que, no fim das contas, acaba superando os contras.

A grande desvantagem em atender pacientes por meio de um convênio médico é o repasse por consulta realizado pelas empresas, que, infelizmente, ainda tem valores muito abaixo da média de mercado (alguns estudos mostram que esse repasse ainda é cerca de 50% abaixo do valor mínimo desejado pelos profissionais).

No entanto, entre os prós de optar por um convênio médico na hora de atender os pacientes, estão fatores como a padronização nos métodos de agendamento e cobrança, além de uma maior facilidade para conseguir novos pacientes, sendo uma boa para médicos que estão iniciando sua carreira e que, consequentemente, se beneficiam ganhando experiência prática com um maior número de clientes.

Novatos se dão bem

Montar uma clínica médica é sempre uma atividade complexa, que exige não somente conhecimentos sólidos em sua especialização, como também noções de empreendedorismo para fazer o negócio prosperar. Sendo assim, médicos que acabaram de concluir a residência e que pretendem investir em uma clínica própria podem contar com um convênio médico para alavancar a carreira.

Trabalhar com um convênio médico faz com que o profissional tenha mais visibilidade, já que sua clínica constará nos guias e índices fornecidos pelos planos de saúde aos pacientes. Sendo assim, no lugar de uma clínica relativamente vazia conquistando uma carteira de clientes aos poucos, o médico acabará vendo sua agenda mais cheia desde o início. E, mesmo recebendo um valor menor por consulta em comparação com o atendimento particular, o médico ganhará mais com a maior quantidade de pacientes atendidos.

Outro fator atraente do convênio médico é a demanda por novos profissionais, que ainda é maior do que a oferta. O motivo para justificar essa realidade é o deficiente sistema público de saúde brasileiro, que faz com que a população opte por pagar mensalidades de planos de saúde para ter a garantia de atendimento quando for preciso. Assim, à medida que os convênios atraem um número cada vez maior de assinantes, a necessidade de um maior número de médicos conveniados também aumenta.

Mais e mais clientes

Um dos sonhos de qualquer médico é ver sua clínica com a agenda cheia de pacientes, não é mesmo? E talvez essa seja a maior vantagem de trabalhar com convênios médicos: o fato de que, aceitando planos de saúde, a quantidade de pacientes atendidos é bastante superior a de uma clínica particular.

Além de atrair um maior número de pacientes, o médico que trabalha com convênio médico também tem a oportunidade de fidelizar esses clientes com um bom atendimento e diagnóstico bem determinado. O boca a boca ainda funciona (e quanto mais digital ele for, melhor!) e um paciente satisfeito com o novo médico provavelmente o indicará para parentes, amigos e colegas de trabalho no futuro. Além disso, manter um website atualizado e estar presente nas redes sociais ajudará na hora do paciente fazer essa indicação. Uma boa dica é deixar claro em seu site e nas mídias com quais convênios médicos sua clínica trabalha.

É importante, ainda, organizar sua agenda de maneira que clientes particulares consigam atendimento rapidamente sempre que precisarem. Afinal, o paciente que chegou a seu consultório por meio de um plano de saúde pode acabar fazendo uma indicação a um contato que não assina nenhum convênio, mas que deseja ser atendido por você graças à referência positiva.

Padronizando processos

Apesar da burocracia imposta pelos planos de saúde para que o médico receba seu pagamento mensal ser um tanto quanto desgastante, trabalhando com convênios médicos, o profissional consegue padronizar seus processos na clínica. Isso porque o médico precisa gerar uma guia TISS a cada consulta, sendo necessário também cadastrar esses dados em um sistema virtual de faturamento.

Com a exigência de manter um sistema desses sempre em dia, o médico consegue organizar e padronizar seus processos, poupando dores de cabeça futuras. Sistemas de gestão financeira facilitam não somente o dia a dia do médico e empreendedor, como também de toda a equipe, já que a administração de custos, recebimentos e despesas é auxiliada por meio desses softwares. Muitos deles, inclusive, são armazenados em nuvem, permitindo o acesso às suas informações a qualquer hora, de qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet.

Para quem trabalha com mais de um convênio médico, alguns desses programas geram relatórios que permitem comparar qual convênio está pagando uma quantia melhor por consulta realizada, bem como saber por meio de qual plano de saúde vem a maior parte de seus pacientes.

Ficou interessado em trabalhar com convênios médicos? Leia mais artigos sobre como planos de saúde em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: