Vigilância da Secretaria de Saúde: importância na clínica medica em que trabalho

O trabalho da vigilância da secretaria de saúde na clínica médica tem como requisito estabelecer as boas práticas de instalação e funcionamento de ambientes de assistência hospitalar, ou seja, todos aqueles estabelecimentos que realizam internações, meios diagnósticos e terapêuticos que tem por finalidade a médica curativa ou de reabilitação. Além de ambientes que realizam atividades de prevenção, atendimento de urgência e assistência ambulatorial.

A vigilância tem como papel normatizar e controlar a atuação das clínicas nos roteiros de higienização do local. A inspeção sanitária deve ser feita por todas as secretarias de saúde municipais ou estaduais com frequência para garantir o atendimento de qualidade aos pacientes que frequentam tais locais. As vigilâncias são realizadas no mínimo anualmente.

A clínica deve estar em dia com as normas de licença sanitária para prosseguir com o seu funcionamento, sendo imprescindível segui-las. O licenciamento com a vigilância deve ser promulgado desde o início de atividades da instituição.

A secretaria, ao fazer a vigilância, verificará se no estabelecimento há o cumprimento regular das normas através de um questionário que verificará todos os procedimentos da instituição.

O estabelecimento que descumprir as exigências estabelecidas pela Vigilância Sanitária estará respondendo judicialmente pelos procedimentos ilegais. Os responsáveis estarão sujeitos a penalidades e aplicação de processo administrativo contra o local, além das demais penas da legislação em âmbito municipal e estadual.

Como saber se a clínica onde eu trabalho está dentro das normas de vigilância sanitárias

O estabelecimento de assistência hospitalar deve ser responsável pela segurança e qualidade dos serviços prestados. Para isso o ambiente de atuação deve ser um espaço físico especializado para o desenvolvimento das determinadas atividades na qual a clínica cumpre-se a prestar, como salas e consultórios.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Deve haver uma barreira de bloqueio físico nas áreas de entrada e deve estar livre de substâncias infecciosas e seja permitida a entrada apenas de pessoal com vestimenta adequada. Além disso, a legislação prevê uma barreira técnica, em que os profissionais da saúde têm como responsabilidade evitar uma contaminação cruzada entre ambiente sujo e o ambiente limpo.

O estabelecimento deve oferecer práticas de serviços de saúde com qualidade que asseguram os serviços prestados. É imprescindível que o estabelecimento realize uma desinfecção de alto nível em produtos utilizados, aplicando processos físicos ou químicos que são capazes de destruir os microorganismos, fungos e demais bactérias.

Bem como fica estabelecida a desinfecção de nível intermediário para destruir fungos e bactérias que se estabelecem em superfícies. Fica estabelecido ainda que a clínica deve fazer a esterilização de materiais que elimina micróbios e esporos bacterianos.

Importante manter-se atento

Além do que já foi mencionado, a secretária ficará com o encargo de vigiar se todos os trabalhadores dos estabelecimentos estão utilizando equipamentos de proteção individual a fim, incluindo o avental e/ou jaleco, a fim de proteger a riscos e ameaças a saúde e segurança dos frequentadores do local.

Por isso, é importante prestar atenção se a clínica onde trabalha exerce regularmente essas exigências a fim de manter a prestação de serviços de saúde com qualidade a todas as pessoas a serem atendidas pelo estabelecimento.

Se você gostou desse artigo, continue navegando no nosso blog. Aqui você vai encontrar esse e outros assuntos de seu interesse.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.