Voluntariado médico: como participar

voluntario medico

Voluntariado médico: como participar

Ser um médico voluntário é uma experiência e tanto não só para a sua vida profissional, mas também para a pessoal. Ter a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula durante anos, oferecendo conforto e qualidade para pessoas menos abastadas é um dos desafios que cada dia mais doutores têm escolhido enfrentar a fim de treinar sua humanidade!

Se você está interessado em participar de algum destes programas, fique sabendo que são várias as ONGs (Organizações não-governamentais) que buscam por profissionais competentes e dispostos a encarar essa incrível aventura!

Afinal, infelizmente ainda é bem baixo o número de médicos que decide se doar, ainda que por um curto período de tempo, a essas atividades não remuneradas.

Neste artigo você verá, portanto, alguns bons motivos para ser um médico voluntário e quais os principais programas disponíveis para que você solicite sua participação. Continue lendo!

Por que ser um médico voluntário?

Ser médico, ou profissional da saúde de modo mais abrangente, é um chamado que vai muito além da capacidade de pôr em prática as matérias aprendidas nas universidades. Para ser médico é necessário ser humano, gostar de pessoas e saber se relacionar com elas.

Alguns profissionais, atualmente, pensam apenas no retorno financeiro da carreira escolhida e se esquecem da humanidade que está por trás de tal área. É justamente aqui que entra o porquê de ser um médico voluntário.

Quando você opta por se doar de tal modo a colocar em prática seus conhecimentos sem receber nada em troca, além de um “muito obrigado” e um sorriso, você treina este lado tão essencial na vida médica.

Veja algumas opções de ONGs e instituições para ser um voluntário:

Principais ONGs para ser médico voluntário

• Médico Sem Fronteiras

Uma das mais reconhecidas ONGs no mundo todo, já ganhou inclusive o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário e conta com mais de 30 mil voluntários inscritos e em trabalho constante.

Para participar do programa é necessário passar por algumas etapas, entre elas: análise do currículo, entrevista, atividade presencial e demais considerações.

Vale destacar que o médico custeia transporte, acomodação e alimentação e que não pode escolher para qual país será designado.

• Cruz Vermelha

Com um incrível número estimado em 100 milhões de voluntários, a Cruz Vermelha trabalha diretamente com a preservação da vida e possui inúmeras iniciativas voltadas diretamente para a área da saúde.

Para ser um médico voluntário nesta ONG, é preciso dedicar algum tempo para capacitações e treinamentos e dispor de tempo para colocar em prática atividades que a instituição venha a solicitar.

• Doutores das Águas

ONG brasileira, seu foco é levar saúde e qualidade de vida para os ribeirinhos da Amazônia. Para se voluntariar ao programa é preciso preencher um termo de compromisso diretamente no site, após ler todas as cláusulas de um simples contrato, que determina a relação entre médico e ONG, também disponível na mesma página.

Gostou das informações cedidas neste texto? Aproveite para conhecer outros assuntos interessantes ligados a médicos e profissionais da saúde em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: