Voluntariado médico: como participar

voluntario medico

Voluntariado médico: como participar

Ser um médico voluntário é uma experiência e tanto não só para a sua vida profissional, mas também para a pessoal. Ter a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula durante anos, oferecendo conforto e qualidade para pessoas menos abastadas é um dos desafios que cada dia mais doutores têm escolhido enfrentar a fim de treinar sua humanidade!

Se você está interessado em participar de algum destes programas, fique sabendo que são várias as ONGs (Organizações não-governamentais) que buscam por profissionais competentes e dispostos a encarar essa incrível aventura!

Afinal, infelizmente ainda é bem baixo o número de médicos que decide se doar, ainda que por um curto período de tempo, a essas atividades não remuneradas.

Neste artigo você verá, portanto, alguns bons motivos para ser um médico voluntário e quais os principais programas disponíveis para que você solicite sua participação. Continue lendo!

Por que ser um médico voluntário?

Ser médico, ou profissional da saúde de modo mais abrangente, é um chamado que vai muito além da capacidade de pôr em prática as matérias aprendidas nas universidades. Para ser médico é necessário ser humano, gostar de pessoas e saber se relacionar com elas.

Alguns profissionais, atualmente, pensam apenas no retorno financeiro da carreira escolhida e se esquecem da humanidade que está por trás de tal área. É justamente aqui que entra o porquê de ser um médico voluntário.

Quando você opta por se doar de tal modo a colocar em prática seus conhecimentos sem receber nada em troca, além de um “muito obrigado” e um sorriso, você treina este lado tão essencial na vida médica.

Veja algumas opções de ONGs e instituições para ser um voluntário:

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Principais ONGs para ser médico voluntário

• Médico Sem Fronteiras

Uma das mais reconhecidas ONGs no mundo todo, já ganhou inclusive o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário e conta com mais de 30 mil voluntários inscritos e em trabalho constante.

Para participar do programa é necessário passar por algumas etapas, entre elas: análise do currículo, entrevista, atividade presencial e demais considerações.

Vale destacar que o médico custeia transporte, acomodação e alimentação e que não pode escolher para qual país será designado.

• Cruz Vermelha

Com um incrível número estimado em 100 milhões de voluntários, a Cruz Vermelha trabalha diretamente com a preservação da vida e possui inúmeras iniciativas voltadas diretamente para a área da saúde.

Para ser um médico voluntário nesta ONG, é preciso dedicar algum tempo para capacitações e treinamentos e dispor de tempo para colocar em prática atividades que a instituição venha a solicitar.

• Doutores das Águas

ONG brasileira, seu foco é levar saúde e qualidade de vida para os ribeirinhos da Amazônia. Para se voluntariar ao programa é preciso preencher um termo de compromisso diretamente no site, após ler todas as cláusulas de um simples contrato, que determina a relação entre médico e ONG, também disponível na mesma página.

Gostou das informações cedidas neste texto? Aproveite para conhecer outros assuntos interessantes ligados a médicos e profissionais da saúde em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: