5 dicas para melhorar a rentabilidade da clínica médica

rentabilidade da clínica médica

Quando o assunto é rentabilidade da clínica médica, é comum que os profissionais enfrentem alguns desafios. São eles: concorrência, dificuldade de gerenciamento, falta de estratégia para atração e fidelização de pacientes, falta de tempo para se dedicar à clínica e à atividade médica, entre outros.

Essas situações podem inclusive fazer com que os profissionais desistam do sonho de empreender e se dediquem apenas a clínicas maiores e a hospitais, já que assim não terão que lidar diretamente com os problemas gerenciais e financeiros da instituição.

Se porventura você estiver passando por alguma dessas dificuldades, não deixe de continuar a leitura desse artigo. Separamos aqui 5 dicas que contribuirão para que você consiga se organizar profissionalmente a fim de melhorar a rentabilidade da clínica médica. Confira abaixo!

Como melhorar a rentabilidade da clínica médica

Para que você possa melhorar a rentabilidade da sua clínica e obter mais sucesso na sua carreira profissional de maneira autônoma, é necessário que você saiba se posicionar estrategicamente e financeiramente.

Confira, a seguir, quais são as nossas dicas:

1. Entenda melhor sobre finanças

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que para melhorar a rentabilidade da clínica médica, você precisa, antes de mais nada, entender sobre finanças. Afinal, de nada adiantaria sua clínica ter uma boa renda mensal se não houver investimento de maneira adequada ou aplicado de maneira inteligente, não é mesmo?

Por isso, busque aprender e entender mais sobre finanças através de workshops, cursos e livros sobre o assunto e saiba de uma vez por todas que a rentabilidade da clínica médica só terá retorno positivo a partir da sua habilidade de lidar e executar o planejamento financeiro definido.

2. Reduza os gastos de forma inteligente

Uma vez que você já entende sobre finanças, é importante que tenha controle de todas as despesas e da clínica e busque maneiras de como reduzi-las.

Para isso, uma boa estratégia é realizar a categorização de despesas, organizando-as por centro de custos e registrando todas as movimentações que ocorrerem. Aqui vai uma dica: a utilização de planilhas vai contribuir bastante para o registro e organização das informações.

Dessa forma, ficará mais fácil de visualizar os seus gastos e tomar as decisões inteligentes, a fim de reduzir os despesas extras.

3. Melhore o fluxo de pacientes e aumente a rentabilidade da clínica médica

Esse é sem dúvidas o fator que mais se destaca quando o assunto é rentabilidade da clínica médica e crescimento saudável do seu negócio.

Para atingi-lo, é preciso elaborar diferentes estratégias de captação e retenção de pacientes para a clínica, como também prestar um bom atendimento para garantir que aqueles que cheguem até você possam se encantar de fato pelo seu serviço.

Atualmente, uma das maneiras mais efetivas de ser encontrado pelo seu paciente é através das redes sociais. Portanto, certifique-se que suas redes sociais são profissionais, atrativas e que possuem conteúdo de valor voltados para seu público-alvo.

4. Crie estratégias de fidelização de pacientes

Após conseguir alinhar maneiras de captar um maior números de pacientes, é importante que você saiba como fidelizá-los. Afinal, esse fator também irá influenciar diretamente na rentabilidade da clínica médica e ainda proporcionará outros benefícios para você, como o aumento das chances da indicação boca a boca, garantia de maior previsibilidade do caixa e a boa relação entre profissional x paciente.

Para isso, fique atento às questões que contribuem para a fidelização do paciente:

  • Preste um bom atendimento, sempre atento às expectativas e necessidades do paciente: o paciente gosta de se sentir bem cuidado e para isso tente fazer com que o atendimento seja o mais individualizado possível. Preste bastante atenção às suas queixas e dê a ele toda a assistência necessária. Deixar um telefone de contato para urgência, disponibilizar um blog para leitura de artigos com assuntos de seu interesse e passar todas as orientações necessárias para o cuidado do paciente são ações que podem fazer toda a diferença no seu atendimento.
  • Não faça promessas irreais: se tem algo que nenhum paciente gosta é de se sentir enganado. Portanto, deixe de lado as promessas irreais, como por exemplo as promessas de resultados de procedimentos. Seja o mais transparente possível e conduza o seu tratamento com ética e sabedoria. Dessa forma, ele não se sentirá lesado e poderá se surpreender com os resultados obtidos sob sua orientação, aumentado as chances de satisfação e retorno.
  • Preze pela boa infraestrutura da clínica: esse é mais um ponto que a maioria dos pacientes priorizam. Então busque ter uma clínica organizada, limpa e confortável para proporcioná-los, aliado ao bom atendimento, uma experiência fantástica!

5. Utilize um software médico para facilitar a gestão e otimizar a rentabilidade da clínica médica

A utilização de um software médico pode contribuir (e muito!) para a otimização da sua rotina de trabalho e para a maior rentabilidade da clínica médica, resultando em seu crescimento sólido e consistente.

Com ele você pode, além de organizar suas finanças com maior facilidade, usufruir de diversos outros benefícios que vão desde a atração e captação de pacientes e organização da sua agenda de consultas até a possibilidade de atendimento à distância através da telemedicina.

Confira algumas das funcionalidades que um software médico pode oferecer para melhorar sua gestão de forma geral:

  • Agenda médica integrada com o Google;
  • Prontuário eletrônico ilimitado;
  • Plataforma de telemedicina segura com integração ao prontuário eletrônico, receituário digital e agendamento online;
  • Planilhas para controle financeiro da clínica médica;
  • Possibilidade de captação de novos clientes.

Bom, esperamos que as nossas dicas de como aumentar a rentabilidade da clínica médica tenham sido valiosas para você.

Agora é hora de colocá-las em prática para melhorar os seus resultados. Em caso de dúvidas sobre o assunto, não deixe de comentar nesse post! E caso queira mais informações sobre empreendedorismo e marketing médico, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: