Agendamento online: 7 fatos incríveis que vão te convencer a implementá-lo no consultório

Captura de Tela 2019-05-25 às 16.45.31

O agendamento online de consultas é uma prática que veio para ficar. Segundo o estudo TIC Saúde de 2016, menos de 15% dos estabelecimentos de saúde contavam com sistemas de agendamento online para pacientes. Por outro lado, quando os pacientes são questionados sobre o uso dessas ferramentas, mais da metade já afirma que gostaria de fazer agendamento de consultas pela internet.

Ou, em outras palavras: pacientes desejam agendar online suas consultas, mas profissionais de saúde ainda são relutantes. Isso acontece, em nossa visão, porque esses profissionais acham que é muito complexo usar um sistema de agendamento online, e também que ele pode gerar erros e conflitos no sistema de agendamento da clínica.

Veja no vídeo abaixo como isso é impossível:

Quando o assunto é inovar, podemos ser bastante resistentes. Mudanças podem ser difíceis e, algumas vezes, temos realmente que ser cautelosos com os passos que damos, principalmente quando o nosso trabalho está em jogo. Mas e quando essa mudança é algo necessário, que só trará bons resultados para seu consultório?

Um sistema de agendamento online tem muito a oferecer para melhorar cada vez mais o seu trabalho e tornar o seu consultório ainda mais excelente. Por esse motivo, implantá-lo é uma mudança importante!

Tornando tudo mais prático, o agendamento online, hoje em dia, é quase indispensável na vida de qualquer profissional da saúde. Ainda não está convencido? Então confira só essas informações que podem te fazer mudar de ideia!

 1) Fácil para seu gerenciamento

O acesso rápido e instantâneo à agenda online não é um benefício só para os seus pacientes, que poderão marcar consultas no sistema a qualquer hora, em qualquer dia. Não, você também poderá fazer uso dessa facilidade!

Consultando em seus aparelhos quando quiser a agenda de seu consultório, você poderá ter uma noção mais clara de como andam seus horários e programar melhor o seu dia. Esse rápido gerenciamento de seu trabalho sempre é uma ótima notícia!

2) Mais simples do que usar o telefone

 É comum que muitas pessoas não gostem de usar o telefone, o que é bastante compreensível. E, mesmo as pessoas que não se importam em utilizar esse aparelho, parecem se sentir incomodadas com o fato de precisarem esperar muito tempo na linha na hora de marcar suas consultas.

Por isso, a praticidade de utilizar a internet para os agendamentos, sem precisar passar pelo intermédio de um atendente, é muito bem-vista por muitos de seus pacientes.

3) Melhora a qualidade de atendimento

E, falando em atendente… Já pensou no quanto o seu pode estar sobrecarregado?

Ele sempre está cuidando dos pacientes que chegam em seu consultório, respondendo dúvidas em ligações e no balcão, organizando documentos…

Acrescentar a essas tarefas o agendamento manual de consultas parece ser um grande erro. Além dessas ligações tomarem muito tempo, ainda atrapalham o trabalho dele.

Tirando essa tarefa das mãos dessa pessoa e utilizando o agendamento online em seu consultório, as chances do atendimento em seu ambiente de trabalho se tornar mais agradável são imensas e todos, com certeza, agradecerão por isso!

4) Reduz as faltas

Uma chateação que pode atrapalhar (e muito!) nosso dia de trabalho são as ausências de pacientes que já haviam marcado suas consultas.

Com o sistema de agendamento online, isso só tende a melhorar! Isso porque alguns pacientes confundem data e hora da consulta marcada e acabam faltando ou se atrasando para o atendimento.

Erros humanos de comunicação são normais, às vezes até sua secretária pode ser pouco clara e deixar dúvidas nos pacientes quanto às datas e horários de consultas. Com o agendamento online, esse erro é evitado.

5) Atrai novos pacientes

A praticidade em marcar consultas via agendamento online fará com que outras pessoas se interessem pelo seu trabalho e acabem se tornando seus pacientes! Funcionando muito bem como uma estratégia de marketing, o agendamento online poderá sim trazer mais pacientes para seu consultório.

 6) Otimiza o tempo

O agendamento online acaba sendo um grande aliado quando o assunto é poupar tempo! Não só o seu paciente ganhará tempo não precisando ligar para o seu consultório e fazendo todo o procedimento de agendamento, como você poderá lidar de forma mais rápida e dinâmica com a sua agenda.

 7) Agendamento online é o futuro!

Não tem como negar a importância da tecnologia nos nossos dias, e isso só tende a evoluir, mais e mais! O agendamento online, com certeza, será muito utilizado no futuro e, por isso, é importante você já começar a implementar esse sistema, acompanhando a evolução tecnológica.

Vantagens do agendamento online para os pacientes 

O agendamento online é uma das formas mais inovadoras dos pacientes marcarem suas consultas, trazendo total autonomia para eles. O advento dessa ferramenta trouxe uma verdadeira revolução na prestação dos serviços de saúde. A seguir, listamos algumas das principais vantagens em oferecer esse recurso para os pacientes.

Facilidade na marcação de consultas

Com o agendamento online, o paciente não precisa de intermediários para efetuar a marcação de uma consulta, eliminando a dependência da disponibilidade da secretária. Com o recurso, todo o processo é concluído rapidamente, de forma ágil e prática.

Acesso de qualquer lugar

Por ser um sistema online, o paciente pode marcar sua consulta a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, sem precisar esperar o atendimento da secretária ou se deslocar até o consultório. 

Prontuário Eletrônico Gratuito

Ferramenta disponível 24 horas

Antes do advento do agendamento online, o paciente precisava separar um tempo do seu horário de trabalho para tentar a marcação de uma consulta médica. Agora, o sistema de agendamento pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer horário, sem limitações.

Vantagens do agendamento online para clínica

Além dos benefícios que traz para os pacientes, o agendamento online oferece muitas vantagens tanto para o profissional de saúde quanto para a clínica. Quer saber quais? A seguir, listamos as principais.

Redução de custos

Para contar com um sistema de agendamento online é necessária a migração da agenda médica para o ambiente virtual. Assim, elimina-se a necessidade de agendas físicas para registrar as consultas.

Outrossim, quando a ferramenta de agendamento é integrada a um software médico, o envio de lembretes e a confirmação de presença nas consultas é realizada automaticamente através de mensagens de SMS ou e-mail. Em função disso, não há mais a necessidade de realizar ligações telefônicas para confirmar cada agendamento, trazendo economia.

Centralização das informações

Com o agendamento online integrado à agenda eletrônica, todas as marcações de consultas estão centralizadas em um único lugar e podem ser acessadas tanto pela secretária quanto pelo médico, o que traz agilidade e assertividade na rotina do consultório.

Aumento no número de consultas particulares

A dependência de convênios é um dos desafios mais difíceis de serem ultrapassados, principalmente para os médicos recém-formados. Porém, com o agendamento online, há uma forte tendência de aumento do número de consultas particulares.

Isso porque a facilidade na marcação da consulta é bem recebida tanto por pacientes particulares quanto por conveniados. Porém, é necessário investir em uma boa campanha para a divulgação desse recurso e, com isso, alcançar um grande público.

Como divulgar o agendamento online?

Embora o recurso de agendamento online seja essencial, não basta apenas implementá-lo. Para que os pacientes passem a utilizar a ferramenta, você precisa divulgá-la em seus canais de comunicação.

Neste sentido, crie estratégias de marketing médico específicas para o compartilhamento da novidade e do link de agendamento. Para isso, você pode utilizar as redes sociais mais utilizadas pelo seu público, como, por exemplo, o Instagram, Facebook e YouTube

Além disso, você também pode se cadastrar no Google Meu Negócio e divulgar o seu consultório. Assim, ao pesquisarem pela sua área de atuação em regiões próximas à sua, o Google irá informar os seus dados de contato, localização, fotos, site médico e avaliações dos pacientes.

Outrossim, é possível criar respostas automáticas em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, contendo o link de agendamento. Dessa forma, quem entrar em contato irá receber automaticamente a informação do agendamento online.

Já está convencido? Esperamos que esse texto tenha ajudado pelo menos um pouco na sua decisão e mostrado o quanto o agendamento online pode ser útil no seu dia a dia.

Não deixe de checar outros textos aqui do blog e, se tiver interesse em conhecer a solução do iMedicina para agendamento online, clique aqui!

Até mais!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: