5 relatórios financeiros essenciais para medir a rentabilidade do seu consultório

5 relatórios financeiros essenciais para medir a rentabilidade do seu consultório

Como está a parte financeira do seu consultório? Você sabe agregar valor ao seu trabalho?

Muitos médicos estão em busca de capacitação em finanças e ferramentas de negócios. Afinal, a saúde financeira de um consultório é a grande responsável pelo seu crescimento. 

Uma forma de aprimorar a gestão do seu consultório é através do uso de bons relatórios financeiros. Continue a leitura deste artigo para mais informações!

O que é percepção de valor do paciente?

O conceito de percepção de valor é utilizado no planejamento estratégico da clínica. Engloba toda a experiência do paciente, desde o momento em que ele procurou os seus serviços até quando ele foi para a consulta. Não se trata do preço, mas sim, do valor que o paciente dá aos seus serviços.

O preço é o que define quanto custa o seu serviço. Muitas vezes ele é o responsável pela venda final, mas, é o valor que irá influenciar no poder de compra caso você cobre o mesmo que um concorrente, por exemplo. 

O paciente sempre irá optar pelo local que teve a melhor experiência, mesmo que isso custe um pouco mais caro. O valor diz muito mais sobre a qualidade e a satisfação do paciente.

Ou seja, você deve investir em um atendimento impecável para conquistar os pacientes. Confira:

  • Tenha uma equipe capacitada e preparada para recebê-los. Todo mundo gosta de ser bem tratado, não é mesmo? E isso não é diferente quando alguém busca por um serviço. Educação e cordialidade dos funcionários certamente irão conquistar os pacientes.
  • Esteja presente no âmbito digital. O paciente certamente irá buscar por referências na internet no momento em que ele toma a decisão de marcar uma consulta. As informações sobre seu consultório precisam ser vistas pelos pacientes que irão consultar as redes sociais e os mecanismos de busca. Através dos meios digitais, é possível visualizar avaliações, recomendações, informações como localização e telefone de contato da clínica, entre outros. A internet é uma grande influenciadora na decisão do paciente. Portanto, esteja presente online, com um site bem ranqueado, conteúdo relevante nas redes sociais, espaço para esclarecer dúvidas, dicas e espaço para avaliações.
  • Tenha um espaço confortável para a espera, com café, sucos e biscoitos. Wi-fi e TV são formas de entretê-lo enquanto ele espera. Esses mimos são responsáveis pelo encantamento do paciente! Tenha um ambiente iluminado, com espaço e lugares para que todos consigam se sentar. O paciente que se sentir acolhido terá prazer em retornar ao consultório.
  • Pontualidade acima de tudo! Não deixe o paciente esperando. O atraso pode gerar uma grande insatisfação, pois, certamente, alguém terá outro compromisso após a consulta e isso poderá prejudicá-lo. O paciente sente um grande descaso com consultas atrasadas, portanto, tome cuidado. Utilize um software de gestão para otimizar os agendamentos e evitar possíveis atrasos por parte dos pacientes, que podem influenciar na sua agenda do dia inteiro. Com as funcionalidades do painel de agendamento, o paciente recebe lembretes do horário da consulta, por exemplo. Isso irá diminuir o índice de inadimplência e atrasos.
  • Ofereça diversas formas de pagamento. A opção de parcelamento é a mais viável para muitos, e pode influenciar diretamente no momento de escolha do paciente. A flexibilidade na hora de receber também é uma vantagem para o cliente, que sentirá conforto e segurança no seu negócio.
  • Utilize a ferramenta do Prontuário Eletrônico. Além da praticidade para a sua clínica, pois te liberta da papelada, o prontuário eletrônico é uma facilidade para os pacientes. Ele registra todo o histórico de cada um, como exames, diagnósticos anteriores, medicações administradas e dados pessoais, facilitando os processos dentro do consultório. O prontuário eletrônico ainda possui modelos de anamnese, receituários e outros documentos que irão tornar o processo do atendimento mais eficiente e menos burocrático.

Automatize processos para maior eficiência no consultório

Um sistema automatizado só irá trazer benefícios ao seu consultório. Os softwares médicos oferecem diversas funcionalidades que tornam sua rotina mais rápida, atendendo pacientes com mais eficiência. Os procedimentos de agendamento podem ser feitos pelo próprio paciente via internet. 

Caso o paciente precise alterar o horário, ele também consegue fazer isso sem ter que telefonar. É uma facilidade para a clínica e para o paciente.

Com o software médico, você ainda consegue enviar pesquisas de satisfação sem ter que digitar um por um. Dessa forma, você irá ouvir a opinião dos pacientes sobre seus serviços. 

Um exemplo de ferramenta é a pesquisa de NPS. Talvez você não reconheça pelo nome, mas já deve ter participado de uma dessas pesquisas. 

A sigla significa Net Promoter Score (Índice Líquido de Promotores) e se trata da pesquisa que inclui perguntas como, por exemplo: “De 0 a 10, qual a chance de você indicar nosso serviço para um familiar ou amigo?”. O paciente escolhe a opção de sua preferência e pode justificar, caso queira. 

O software do iMedicina é o ideal para realizar pesquisas em massa mensurar esses dados. Com ele, você realiza a pesquisa NPS e acompanha os resultados de forma rápida e prática.

O iMedicina é um software de gestão para consultórios e clínicas que automatiza processos e facilita a rotina do consultório ou clínica, com praticidade, agilidade e eficiência. 

Para mais informações, acesse o site do iMedicina para conhecer as funcionalidades disponíveis. Com ele, é possível mensurar valores e criar relatórios financeiros relevantes para elaborar os melhores planos de ação para o seu consultório. 

Através de um software médico, o processo de gerenciamento de despesas e receitas da sua clínica é muito mais simples. Os dados ainda permitem uma visão clara sobre a maior parte das despesas e o que pode ser reavaliado em momentos de crise.

Gostou? Para mais dicas sobre a fidelização dos pacientes e formas de agregar valor ao seu serviço, confira o nosso e-book: Paciente Premium: como levar seu paciente a outro patamar no atendimento?

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