6 dicas para se comunicar com os pacientes digitais

6 dicas para se comunicar com os pacientes digitais

A comunicação entre médicos e pacientes é constante na rotina de clínicas e consultórios. No entanto, com o advento das novas tecnologias e do conceito de pacientes digitais, é preciso adotar novos canais para manter essa comunicação efetiva.

Entretanto, nem sempre é fácil acompanhar o ritmo acelerado das inovações tecnológicas. O que pode afetar o relacionamento com os pacientes e diminuir a lucratividade do negócio. Neste sentido, preparamos este artigo para trazer algumas dicas sobre como ampliar essa comunicação.

Por que a comunicação com pacientes digitais deve ser diferente?

A revolução digital traz muitos benefícios para a sociedade, agilizando a execução de tarefas e estabelecendo novas formas de relacionamento profissional e pessoal. Em função disso, há uma busca constante por ferramentas que tornem a comunicação ainda mais dinâmica.

No setor de saúde, o relacionamento entre médico e paciente é a base do sucesso de uma clínica ou consultório. Contudo, com a mudança nos meios de comunicação, essa relação tende a enfraquecer, culminando na perda de pacientes.

Para evitar isso, é preciso adaptar os processos internos do consultório às necessidades dos pacientes digitais. Para ficar mais claro, este termo é utilizado para definir uma nova geração de pessoas que consomem informações e serviços de saúde pela internet.

Assim, por estarem adequados à dinâmica da comunicação instantânea das redes, esses pacientes procuram por médicos que estejam alinhados às novas tecnologias e ofereçam um atendimento prático e ágil.

Neste sentido, é imprescindível dispor de canais de comunicação online, à partir do uso de aplicativos de mensagens instantâneas. Isso inclui o WhatsApp, as redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube.

Com isso, você se coloca no lugar onde os pacientes digitais estão. Além disso, você oferece alternativas necessárias para estabelecer uma comunicação efetiva e contínua com eles. Então, se você ainda não tem uma forte presença digital, comece a investir nela.

Agora que você já entendeu a importância de incluir os canais digitais no marketing do seu consultório, conheça algumas dicas para utilizar essas plataformas corretamente e melhorar a comunicação com o seu público.

Dicas de comunicação com os pacientes digitais

O surgimento das redes sociais e de outras plataformas exige que profissionais de todos os setores se adaptem a elas para sobreviver. Quem não estiver preparado para lidar com as ferramentas digitais, tende a perder clientes e a desaparecer do mercado.

Da mesma forma, os profissionais de saúde que desejam manter a sua lucratividade, precisam estar prontos para os pacientes digitais. Então, separamos algumas dicas para que você passe a se comunicar da melhor forma nesses canais dinâmicos.

1 – Substitua as ligações telefônicas pelo envio de mensagens

O primeiro passo para se relacionar com os pacientes digitais é substituir o contato telefônico pelas ferramentas de mensagem instantânea. A facilidade trazida por esse formato ganha novos adeptos a cada dia.

Então, capacite seus funcionários para a utilização correta do WhatsApp e das redes sociais. Lembrando que a comunicação deve ser em tom profissional, mesmo que informal. Dessa maneira, você se aproxima desse novo público.

Além do benefício de atrair mais pacientes, essa mudança trará grande economia para o consultório. Isso porque o custo das ligações telefônicas é consideravelmente maior em comparação com o envio das mensagens, que dependem apenas de uma boa conexão com a internet.

2 – Seja objetivo e claro nas mensagens

Agora que você já utiliza as plataformas corretas para se comunicar com seus pacientes online, é importante estar preparado para elaborar mensagens objetivas e claras. Essa regra serve tanto para textos curtos quanto para e-mails.

Entretanto, ser conciso não significa ser extremamente formal. O profissional de saúde e seus colaboradores devem lembrar que o paciente pode não ter o mesmo grau de instrução. Por isso, o uso de termos técnicos pode prejudicar o entendimento das informações por parte do paciente, prejudicando a continuidade do tratamento.

Neste sentido, use uma linguagem simples. Essa regra vale também para os conteúdos de blogs e postagens nas redes sociais. Ao preparar artigos informativos, utilize recursos que facilitam a leitura, como bullets, listas numéricas e parágrafos curtos.

3 – Acompanhe o retorno e os comentários dos pacientes digitais

Mesmo que você já conte com perfis nas redes sociais, tenha o seu próprio blog e disponibilize canais de comunicação rápida. Não há bons resultados sem o acompanhamento das mensagens enviadas pelos pacientes digitais.

Assim, é de extrema importância dedicar parte do seu dia para ler os comentários feitos nas postagens e no blog. Da mesma forma, acompanhe as respostas de e-mails e o retorno de mensagens no WhatsApp. Com isso, você mantém a comunicação ativa com o público, estimulando a continuidade desse diálogo.

Então, para conseguir fazer um bom acompanhamento, instale esses aplicativos no seu celular. Além disso, ensine a secretária a gerenciar essas plataformas e a responder adequadamente às mensagens mais comuns.

4 – Responda aos questionamentos que surgirem na internet

Por serem os principais canais de comunicação utilizados pelos pacientes digitais, é normal que procurem sanar suas dúvidas sobre saúde por comentários nas suas postagens. O mesmo vale para as respostas de e-mails e mensagens instantâneas. 

Então, saiba que não há nada de errado em responder a esses questionamentos. Pelo contrário, essa atitude tende a aumentar a sua relevância nas plataformas e a melhorar a sua reputação entre as pessoas. Além disso, a ação contribui para a divulgação de conteúdo responsável e verídico na internet.

No entanto, essa prática precisa ser feita com cautela. O Conselho Federal de Medicina proíbe a prestação de atendimento médico por esses canais. Então, não confirme diagnósticos ou prescreva medicamentos nas suas respostas.

5 – Informe a sua disponibilidade para os pacientes digitais

Para evitar más interpretações pelos pacientes digitais, e não gerar frustração, deixe clara a sua disponibilidade de atendimento. Assim, as pessoas entenderão que você não está online 24 horas por dia. Por isso, a sua resposta não será imediata.

Então, para fornecer esse tipo de aviso, insira uma nota no rodapé dos seus e-mails, na descrição do seu perfil nas redes sociais e no WhatsApp contendo os horários em que está disponível para responder.

6 – Mantenha o sigilo profissional

Independente do ambiente no qual esteja se comunicando, a regra é a mesma: mantenha o sigilo profissional. A confidencialidade das informações dos pacientes são resguardadas por lei. Assim, a quebra desse sigilo pode resultar na cassação do seu registro profissional.

Neste sentido, nunca utilize informações pessoais ou fotos dos seus pacientes em quaisquer formatos de conteúdos, sejam eles digitais ou físicos. Além disso, para preservar a privacidade dos pacientes, verifique se as plataformas que utiliza oferecem criptografia de ponta a ponta.

Enfim, um bom relacionamento entre médico e paciente depende de uma comunicação eficaz, clara e assertiva. Por isso, ao utilizar os canais digitais, evite o uso de respostas automáticas e faça a moderação das respostas e comentários que surgirem.

Por fim, com a leitura deste artigo, você descobriu as melhores práticas para se comunicar com os novos pacientes digitais. Beixe nosso e-book gratuito Guia completo sobre o relacionamento com pacientes e saiba ainda mais sobre o assunto!

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