Marketing Médico x Presença Digital: Por Que Você Precisa Ter?

Marketing Médico

Com a era digital, qualquer profissional que deseja atrair novos clientes precisa se colocar no ambiente virtual. Neste sentido, o marketing médico é essencial para que um profissional de saúde conquiste um maior volume de pacientes e aumente o seu faturamento.

Apenas pela leitura deste último parágrafo você já deveria estar considerando a ideia de desenvolver a sua presença digital. Contudo, caso você ainda precise de mais motivos, continue a leitura deste artigo.

O que é marketing médico?

Podemos responder o que é marketing médico dizendo que trata-se de práticas que tenha como objetivo divulgar o seu consultório. Mas, talvez ficaria vago, pois com o surgimento de diversas plataformas digitais, essas ações também passaram a ser realizadas no meio virtual.

Você pode entendê-las como técnicas que visam melhorar a percepção das pessoas sobre você em função do trabalho que desenvolve.

Provavelmente, em inúmeros momentos da sua vida, você foi alvo de uma ação de marketing de uma empresa. Seja em um anúncio nas redes sociais, um e-mail, uma mensagem no WhatsApp ou um comercial na televisão, somos impactados diariamente por essas estratégias.

Dificilmente, um consultório mantém ou aumenta a sua base de clientes sem investir no marketing médico. Isso porque existe uma grande diversidade de profissionais de saúde presentes no meio digital.

Assim, mesmo que o seu nível de conhecimento ou a qualidade do seu atendimento seja superior, os pacientes serão direcionados aos outros médicos por causa das ações de marketing.

Por que o marketing digital é importante para o profissional de saúde?

Podemos dizer que o marketing médico não é apenas importante, mas fundamental para o sucesso de um profissional de saúde. Além disso, essa prática pode aumentar a lucratividade do consultório, melhorar a sua autoridade e manter a sua presença digital.

No entanto, existem limites que precisam ser respeitados. O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da resolução nº 1.974/11, estabeleceu regras para evitar que haja uma mercantilização do ato médico e que mentiras sejam utilizadas para a venda de produtos.

Assim, aos profissionais de saúde não é permitido anunciar equipamentos utilizados em tratamentos, expor pacientes, oferecer consultorias em substituição à consulta presencial, fazer autopromoção abusiva ou usar informações sensacionalistas.

Dessa forma, respeitando a estas limitações legais, você está autorizado a desenvolver estratégias de marketing médico.

Qual a importância da presença digital em uma estratégia de marketing?

Como vivemos em um mundo cada vez mais digital, é essencial que o marketing seja realizado onde o cliente está inserido. Assim, uma estratégia que desconsidere esse fator, tende ao fracasso.

Além disso, também é importante considerar o serviço de utilidade pública que é possível prestar ao ter uma boa presença digital. No cenário atual, as pessoas buscam na internet as informações para sanar suas dúvidas sobre doenças.

Por isso, você pode aproveitar essa demanda para fornecer informações confiáveis, se tornando uma autoridade no assunto, além de evitar que elas tenham acesso aos maus profissionais e as falsas promessas de tratamentos.

Como ter uma forte presença digital?

Por ser uma área completamente distinta de tudo o que foi ensinado no período acadêmico, pensar estratégias de marketing pode ser uma tarefa complexa. No entanto, existem inúmeras fontes de conhecimento disponíveis para aprender mais sobre o assunto.

Ainda, os bons resultados dessas ações só surgem quando elas são bem estruturadas e planejadas cuidadosamente. Então, o primeiro passo para você iniciar o seu marketing médico e avaliar a força da sua concorrência.

Para isso, descubra se os médicos que atuam na sua região e que atendem ao mesmo perfil de cliente estão fazendo a promoção dos seus serviços. Assim, você saberá onde se posicionar e como se diferenciar.

Ademais, você precisa conhecer as possibilidades que tem para desenvolver e fortalecer a sua presença digital. Neste sentido, preparamos uma lista com as principais maneiras de fazer o seu marketing médico.

Site médico e blog otimizado

O desenvolvimento da sua presença digital começa pela criação de um site profissional. Como ele será o seu cartão de visitas, é importante ter um bom design e uma boa identidade visual. Porém, para que ele seja encontrado nas buscas do Google, também precisa ser otimizado.

Quando falamos da otimização de um site, estamos falando de algumas ações que tornam a sua página mais atrativa e funcional. 

Já os blogs são ferramentas essenciais para desenvolver estratégias de marketing de conteúdo. Para o Google, os blogs são meios necessários para fortalecer uma presença digital, pois pode contribuir para o ranqueamento do seu site.

Além disso, a criação de conteúdo permite que você desenvolva artigos informativos de utilidade pública, auxiliando as pessoas.

Google Meu Negócio

No passado, as famosas Páginas Amarelas eram o principal buscador de serviços e produtos utilizado pelas pessoas. Na era digital, esse papel foi ocupado pelo Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita para colocar o seu consultório, literalmente, no mapa.

Assim, quando alguém buscar por um profissional como você, o Google passará todas as informações sobre o seu consultório, tais como, endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos do local e até avaliação de outros clientes.

Google Ads

No ambiente virtual, o termo ads é utilizado para definir todo tipo de anúncio. Isso porque existem duas maneiras de você ser encontrado na internet:

  • orgânico: quando um usuário localiza você nas redes através de uma busca, seja no Google ou nas redes sociais;
  • pago: quando o cliente chega até você por meio do clique em um anúncio ou um link patrocinado.

Ainda, o Google Ads é a ferramenta utilizada para criar anúncios dentro do próprio Google ou de suas redes, como o YouTube. Por mais que seja uma estratégia que envolve custos, eles não são tão altos e você tem o total controle do investimento.

Redes Sociais

Se existem lugares na internet em que é certo de encontrar o seu cliente, eles são as redes sociais. Segundo pesquisa divulgada em 2018 pelo site We Are Social, o Facebook e o Instagram são as mais utilizadas no Brasil.

Então, é nessas redes que você precisa produzir posts promovendo os seus artigos do blog, falando sobre as novidades da medicina ou sobre os procedimentos que você realiza no consultório.

Como o iMedicina contribui para o marketing médico?

O iMedicina é um software médico idealizado por um médico e desenvolvido com o apoio de vários profissionais de saúde. Por isso, ele foi pensado para auxiliar você em todas as etapas necessárias para o crescimento do seu consultório.

Neste sentido, a ferramenta disponibiliza diversas funcionalidades, para que você se adeque aos consultórios online e alcance mais resultados. São elas:

  • agendamento online;
  • prontuário eletrônico;
  • prescrição eletrônica;
  • telemedicina;
  • gestão do fluxo de caixa
  • relatórios automatizados;
  • envio de lembretes e outras comunicações para o cliente.

Além disso, no iMedicina você tem o sistema e o suporte técnico para realizar as seguintes estratégias de marketing:

  • criação de sites e blog otimizados e integrados com agendamento de consultas;
  • desenvolvimento de conteúdos para os blogs e para as redes sociais;
  • configuração do Google Meu Negócio e do Google Ads;
  • ações de e-mail marketing.

Dessa maneira, você terá todos os recursos disponíveis para atrair novos clientes e fidelizá-los. Quando associados a sua competência profissional, você dispõe de inúmeros diferenciais competitivos para destacar o seu nome no mercado.

Enfim, o iMedicina é um software médico projetado para os profissionais que precisam de um simples empurrão para alcançar o sucesso do seu consultório e o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados.

Quer aprender mais sobre marketing médico? Faça download do ebook Clínicas Digitais para aprender como aplicar essas técnicas em seu consultório.

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