Estatísticas relevantes no consultório: como o seu software deveria te ajudar

Se o seu software não te oferece estatísticas relevantes, para onde vão as informações sobre o seu consultório?

Todas as informações que você insere no sistema que você utiliza permanecem armazenadas até que você decida apagar ou substituí-las. São informações sobre os seus pacientes, a gestão administrativa e financeira do seu consultório ou clínica, e até mesmo os seus dados de investimento.

Porém, na maioria das vezes, isso é tudo. Elas permanecem armazenadas, apenas. Não são utilizadas para nada além do habitual.

Essas informações podem ser incrivelmente relevantes se utilizadas da forma correta. Não é difícil entender a importância que uma análise completa e eficiente desses dados no seu consultório.

Porém, se o seu software não te disponibiliza estatísticas relevantes, você está perdendo informações importantes sobre a eficiência da sua gestão e a saúde do seu consultório.

 

Sem estatísticas relevantes, como medir adequadamente a qualidade do seu atendimento?

Se você não pode analisar as estatísticas sobre o seu consultório, você não consegue descobrir como anda a satisfação dos seus pacientes. Existem alguns indicadores que facilitam essa visualização: o tempo médio dos pacientes na sala de espera, e a média das faltas em primeiras consultas e nos retornos.

Sem essas informações em mãos, o seu gerenciamento é feito nas escuras: você não possui nenhum indicador de evolução. Ou seja, você não acompanha se novos processos implementados funcionam, além de não saber exatamente qual área do seu consultório merece ou precisa de mais investimento.

Também não perde a oportunidade de saber, com precisão, o que vem ocasionando faltas de pacientes: se o erro tem sido na hora do atendimento, na divulgação do seu consultório ou até mesmo nas marcações de consultas.

Como conhecer o seu público, com propriedade, sem estatísticas para auxiliá-lo?

 

Você sabe, precisamente, qual é o seu público principal? Você entende quem são esses pacientes que procuram diariamente o seu consultório? Sem estatísticas, fica impossível saber, ao certo, o perfil desse paciente. Isto é, sua faixa etária, gênero, como ele chegou até você, se a maioria vai pelo convênio ou se são consultas particulares…

Todas essas informações são essenciais para que você descubra como lidar melhor com o seu público. Sem elas, seu relacionamento com os pacientes é prejudicado. Você não saberá quais são os meios de divulgação ideais para atingi-los com eficiência e quais estratégias são mais adequadas para fidelizá-los.

 

Seu prontuário está integrado às estatísticas?

 

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Além de todas as informações importantes sobre a gestão do seu consultório, se o seu software não possui estatísticas inteligentes você também perde dados valiosos a respeito da saúde dos seus pacientes. Seu sistema pode até oferecer estatísticas sobre o consultório, mas se elas não estão integradas aos prontuários dos seus pacientes, dirão pouco ou nada do que você realmente precisa saber sobre eles.

Você não conseguirá obter números exatos a respeito dos sintomas e diagnósticos mais recorrentes em seu consultório, ou os medicamentos mais prescritos e suas implicações. Sem isso, não saberá com precisão suas demandas mais urgentes, quais segmentos de pacientes necessitam de mais atenção e interação da sua parte (através de lembretes, avisos, e-mails, etc).

 

Estatísticas financeiras

 

Sem estatísticas, você está completamente cego no que diz respeito à gestão financeira do seu negócio. Não consegue acompanhar de maneira clara e prática o seu fluxo de caixa – todo o dinheiro que entra e sai: de onde ele vem e para onde ele é direcionado.

Sem análise estatística, qualquer auxílio de gestão que o sistema te ofereça acaba sendo pouco eficiente. Se você possui uma visualização fragmentada do seu consultório, nunca conseguirá ter uma visão de todos os processos e gestores, e se o atendimento ao paciente estão todos alcançando seu principal objetivo: produtividade.

 

Cruzamento de dados com todas as informações integradas

 

Sua gestão estará comprometida sem um sistema de estatística que possa cruzar todos os dados a respeito do seu consultório. Sem todas essas informações integradas, você precisará analisar caso por caso, prontuário por prontuário, para encontrar os dados que precisa.

Para cruzar esses dados dos pacientes com outras informações – por exemplo, quais foram consultas particulares e quais vieram através do convênio – você terá que realizar uma nova busca para chegar a alguma conclusão. E sabemos que o seu tempo não permite a realização desse processo longo e cansativo. Mas, para gerir melhor o seu consultório ou clínica, terá que dispor esse tempo ou contratar alguém para fazê-lo, se o seu software não faz isso por você.

Então, fica aberta a questão:

Se o seu software não te oferece estatísticas relevantes, para onde vão essas informações?

Todos os dados que são registrados devem servir de base para uma análise estatística aprofundada, para que você entenda, exatamente, como anda a saúde do seu consultório!

Sem ter essas informações, a gestão se torna ainda mais complicada e você terá que disponibilizar um tempo da sua agenda para adquiri-las – algo que deveria ser dado a você de forma prática e automática. 

Agora que você já sabe o que precisa dominar das estatísticas relevantes no consultório, descubra o que você está perdendo sem um software que te oferece estatísticas inteligentes!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.