Quais São os Benefícios de um Prontuário Eletrônico?

Prontuário Eletrônico

Não é de hoje que o mundo passa por uma revolução tecnológica, fazendo com que diversos segmentos da sociedade modernizem seus processos. Com o advento dos sistemas de prontuário eletrônico, essa também passou a ser uma realidade para os profissionais de saúde.

Provavelmente, você já sabe como a ferramenta funciona. Porém, será que você entende como ela pode transformar a rotina do seu consultório? Neste post, iremos detalhar os principais benefícios em implantar esse sistema.

Por que preciso de um prontuário eletrônico?

Nos dias atuais, a manutenção do uso do papel para registros e anotações importantes passou a ser obsoleta. Apesar de não ser um problema, a não modernização da sua prestação de serviço pode acarretar na redução constante no número de clientes.

Ainda, a justificativa para essa queda está na busca dos pacientes por atendimentos mais rápidos e eficazes. Neste sentido, o prontuário eletrônico atua como um aliado na otimização do tempo, tanto por quem presta o serviço quanto pelo paciente.

Assim, são inúmeras as vantagens em adquirir esta ferramenta, principalmente porque, além do prontuário em si, elas oferecem uma ampla gama de recursos integrados que permitem ao usuário automatizar vários processos rotineiros da clínica.

Então, para que você conheça com detalhes esses benefícios, iremos listar as funcionalidades mais importantes que são encontradas na grande maioria dos sistemas disponíveis no mercado.

Como o prontuário eletrônico beneficia o meu consultório?

Por se tratar de uma ferramenta digital, os prontuários eletrônicos têm como premissa tornar mais dinâmico o dia a dia de um consultório médico, agilizando ações que antes demandavam muito esforço e tempo da equipe.

Além disso, na maioria dos casos, os softwares médicos permitem a personalização das funcionalidades e de todos os documentos pré-configurados que possuem. Dessa forma, a marca do consultório é valorizada e reconhecida pelo paciente.

Neste sentido, entre as diversas vantagens possibilitadas por esses sistemas, as principais são:

  • maior segurança dos dados pessoais do paciente;
  • assertividade das informações;
  • melhora o compartilhamento de dados do paciente;
  • otimização do atendimento; 
  • redução de despesas;
  • maior controle do acesso às informações.

Talvez você tenha se perguntado: como que um simples prontuário eletrônico pode oferecer tantos benefícios? Nas próximas linhas, explicaremos cada um desses itens listados acima.

Privacidade da informação

Infelizmente, mesmo em um mundo cada vez mais digital, as pessoas ainda têm muita desconfiança com tudo o que diz respeito ao armazenamento na nuvem. Porém, esse é um pensamento errado, pois os dados ficam guardados em servidores muito seguros. 

Para que você tenha uma ideia, os arquivos da NASA também são armazenados na nuvem, mais precisamente nos servidores da Amazon AWS. No Brasil, existem alguns softwares de prontuários eletrônicos, como o iMedicina, utilizam a mesma tecnologia.

Além disso, a criptografia de dados é um protocolo de segurança exclusivo para este tipo de sistema. Assim, caso haja uma tentativa de hackear o servidor, as informações criptografadas têm o seu formato alterado, se tornando ilegíveis.

Ainda, outra funcionalidade eficiente é o controle de acesso à ferramenta. Quando esse recurso é disponibilizado, o gestor do consultório pode limitar a utilização do software, criando diferentes logins e senha para cada membro da equipe.

Outro aspecto positivo da informatização do consultório é o maior controle de segurança e eficácia da auditoria do sistema, quando comparado aos registros e anotações em papel.

Assertividade no preenchimento dos dados

Nas principais ferramentas de prontuário do mercado, todos os recursos disponíveis são integrados, o que permite que cada funcionalidade recupere informações já preenchidas anteriormente, mesmo que na realização de outra tarefa.

Dessa forma, há uma maior segurança da informação, tornando mais assertivo um diagnóstico ou a prescrição de medicamentos. Outro aspecto positivo é a impossibilidade de alteração desses dados.

Também contribui para essa assertividade a usabilidade da ferramenta. Quando a interface é amigável e intuitiva, as chances de um preenchimento errado são reduzidas quase a zero.

Compartilhamento prático e seguro

O compartilhamento do prontuário de pacientes entre a equipe de profissionais da saúde é uma funcionalidade que favorece a prática médica. A partir dessa troca, o atendimento é otimizado, fazendo com que o tempo da consulta seja dedicado, exclusivamente, ao paciente.

Ainda, com um prontuário eletrônico é possível que profissionais de saúde de uma mesma clínica e que atendam ao mesmo paciente tenham acesso às mesmas informações, tais como:

  • dados da anamnese;
  • resultados de exames;
  • histórico de saúde;
  • registros de consultas anteriores;
  • comunicações já enviadas (e-mails, mensagens, etc);
  • medicamentos e tratamentos prescritos.

Caso você prefira conceder permissões individuais, também é possível. Assim, o prontuário do paciente será disponibilizado a apenas um dos profissionais da clínica. 

Maior segurança para o paciente

Um dos principais recursos dos melhores sistemas de prontuário é a prescrição digital integrada com a base da Memed, um banco de dados com mais de 60 mil medicamentos.  

Assim, quando uma receita é prescrita, o sistema informa o preço médio do medicamento, a posologia padrão e a bula virtual. Com o preenchimento digital do receituário, são eliminadas as chances de erros pela dificuldade de entendimento da letra do profissional de saúde.

Além disso, em função da integração e da possibilidade de compartilhamento de prontuários, há uma maior segurança para o paciente. Isso porque o sistema acusa possíveis interações medicamentosas.

Atendimento otimizado

Com a facilidade de uso de um prontuário eletrônico, o tempo dedicado a preencher o registro do paciente é reduzido, o que permite ao profissional realizar uma consulta mais dinâmica de forma mais rápida.

Ainda, a secretária também é beneficiada pela implementação desta ferramenta, pois o tempo que antes era dedicado ao manuseio e arquivamento físico do prontuário médico, agora é redirecionado para outras tarefas mais importantes.

Redução dos custos

Além do amor à profissão, o objetivo de todo profissional é aumentar os seus ganhos com o exercício da atividade. Em um consultório, essa melhoria nem sempre é possível porque depende da disponibilidade para novos atendimentos e da procura de novos pacientes.

Contudo, com a informatização da clínica, há uma considerável redução nas despesas. Primeiro, porque não há mais a necessidade da compra constante de suprimentos, como papel, toners de impressora e canetas.

Segundo, porque a necessidade de espaço físico passa a ser menor, pois não é mais preciso ter um móvel dedicado ao arquivamento de documentos, tendo em vista que as informações antigas serão digitalizadas e os novos registros serão armazenados na nuvem.

Ainda, há a possibilidade de integrar um sistema de prontuário eletrônico a uma estratégia de marketing, realizada por especialistas na área. Isso reduz o custo para a atração e fidelização de pacientes e ajuda o crescimento sustentável do consultório.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: