Curso de capacitação de recepcionistas para centros médicos: no que ele precisa focar?

recepcionista

Tão importante quanto conseguir novos clientes para a sua clínica é manter os pacientes que já passam regularmente por lá. Para isso, uma das formas mais eficazes de fidelizá-los é por meio de um atendimento qualificado e diferenciado. O atendimento na área de saúde é algo que deve ser valorizado, acima de tudo, uma vez que a relação entre pessoas é fundamental para um bom tratamento. E é aí que entra a recepcionista!

As recepcionistas da área de saúde possuem um papel importante para o bom funcionamento de um hospital, clínica ou consultório médico, tendo responsabilidades muito maiores do que apenas agendar consultar ou exames. Ela é o primeiro contato direto que os pacientes terão no ambiente, por isso sua qualificação e capacitação devem ser um ponto forte para as profissionais.

Assim, realizar um curso e aprimorar os seus conhecimentos e qualidades é fundamental para que a recepcionista tenha uma importância muito maior na sua clínica ou consultório.

Objetivos do curso para recepcionista

Um dos problemas relacionados à saúde, principalmente na área pública, está no atendimento. Muitos pacientes que usam a saúde pública reclamam do atendimento dos profissionais, assim, acabam buscando opções em consultórios e clínicas particulares. Mas, independente de onde você trabalha, o importante é entender que a função de recepcionista pode ser o começo de uma carreira e de oportunidades. O que falta para estes profissionais é o incentivo. Muitas pessoas que trabalham na área da recepção não veem o seu valor dentro da empresa, nem um crescimento profissional, o que torna o trabalho menos interessante.

O curso profissional para recepcionistas da área de saúde, além de capacitar os participantes para atuar em diversos locais, mostra a importância de preparar melhor o profissional. Qualificações como comunicação, reciclagem de conhecimento, desenvolvimento de habilidades, organização, relacionamento interpessoal, entre outras, devem ser exercitadas constantemente para trazerem bons resultados. Vale ressaltar também que desenvolvendo mais habilidades, a recepcionista pode agregar mais funções para a sua rotina, sendo responsável diretamente pela agenda dos médicos, atualizando cadastros de pacientes, mantendo um bom relacionamento com todos e zelando pela parte inicial do local.

Conteúdo e metodologia

Muitos cursos profissionais para recepcionista trazem um conteúdo em que as participantes podem vivenciar caso a caso, por meio de dinâmicas em grupo e estudos de casos. O aprendizado na prática traz muitos benefícios, colocando o aluno em situações que ele realmente pode passar no seu ambiente de trabalho.

No conteúdo programático, é importante ter uma visão geral do mercado de trabalho, sabendo quais conceitos e atributos são exigidos pelas empresas do setor de saúde. O desenvolvimento de competências emocionais também é importante para o trabalho de recepcionista, uma vez que elas devem lidar com pacientes e médicos a todo o momento. É preciso ter um controle para se comunicar bem, sem deixar transparecer um incômodo emocional. É importante ter jogo de cintura para demonstrar simpatia, entusiasmo, motivação, entre outras qualidades pessoais.

Também é importante ter noções de organização e limpeza do ambiente de trabalho, zelando pelo bem-estar da recepção. Proatividade é essencial para manter esse trabalho nas condições ideias durante todos os dias, assim como o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Conhecimentos técnicos, como noções de informática, atendimento telefônico e atendimento presencial ao cliente são questões que também são trabalhadas durante o curso. As recepcionistas devem trabalhar com o sistema de gestão do negócio, por isso, são necessárias habilidades de operação de informática e conhecimento de convênios de saúde.

Gostou do artigo? Saiba mais sobre a qualificação de profissionais da área de saúde acessando nossa página!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: