Curso de capacitação de recepcionistas para centros médicos: no que ele precisa focar?

recepcionista

Tão importante quanto conseguir novos clientes para a sua clínica é manter os pacientes que já passam regularmente por lá. Para isso, uma das formas mais eficazes de fidelizá-los é por meio de um atendimento qualificado e diferenciado. O atendimento na área de saúde é algo que deve ser valorizado, acima de tudo, uma vez que a relação entre pessoas é fundamental para um bom tratamento. E é aí que entra a recepcionista!

As recepcionistas da área de saúde possuem um papel importante para o bom funcionamento de um hospital, clínica ou consultório médico, tendo responsabilidades muito maiores do que apenas agendar consultar ou exames. Ela é o primeiro contato direto que os pacientes terão no ambiente, por isso sua qualificação e capacitação devem ser um ponto forte para as profissionais.

Assim, realizar um curso e aprimorar os seus conhecimentos e qualidades é fundamental para que a recepcionista tenha uma importância muito maior na sua clínica ou consultório.

Objetivos do curso para recepcionista

Um dos problemas relacionados à saúde, principalmente na área pública, está no atendimento. Muitos pacientes que usam a saúde pública reclamam do atendimento dos profissionais, assim, acabam buscando opções em consultórios e clínicas particulares. Mas, independente de onde você trabalha, o importante é entender que a função de recepcionista pode ser o começo de uma carreira e de oportunidades. O que falta para estes profissionais é o incentivo. Muitas pessoas que trabalham na área da recepção não veem o seu valor dentro da empresa, nem um crescimento profissional, o que torna o trabalho menos interessante.

O curso profissional para recepcionistas da área de saúde, além de capacitar os participantes para atuar em diversos locais, mostra a importância de preparar melhor o profissional. Qualificações como comunicação, reciclagem de conhecimento, desenvolvimento de habilidades, organização, relacionamento interpessoal, entre outras, devem ser exercitadas constantemente para trazerem bons resultados. Vale ressaltar também que desenvolvendo mais habilidades, a recepcionista pode agregar mais funções para a sua rotina, sendo responsável diretamente pela agenda dos médicos, atualizando cadastros de pacientes, mantendo um bom relacionamento com todos e zelando pela parte inicial do local.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Conteúdo e metodologia

Muitos cursos profissionais para recepcionista trazem um conteúdo em que as participantes podem vivenciar caso a caso, por meio de dinâmicas em grupo e estudos de casos. O aprendizado na prática traz muitos benefícios, colocando o aluno em situações que ele realmente pode passar no seu ambiente de trabalho.

No conteúdo programático, é importante ter uma visão geral do mercado de trabalho, sabendo quais conceitos e atributos são exigidos pelas empresas do setor de saúde. O desenvolvimento de competências emocionais também é importante para o trabalho de recepcionista, uma vez que elas devem lidar com pacientes e médicos a todo o momento. É preciso ter um controle para se comunicar bem, sem deixar transparecer um incômodo emocional. É importante ter jogo de cintura para demonstrar simpatia, entusiasmo, motivação, entre outras qualidades pessoais.

Também é importante ter noções de organização e limpeza do ambiente de trabalho, zelando pelo bem-estar da recepção. Proatividade é essencial para manter esse trabalho nas condições ideias durante todos os dias, assim como o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Conhecimentos técnicos, como noções de informática, atendimento telefônico e atendimento presencial ao cliente são questões que também são trabalhadas durante o curso. As recepcionistas devem trabalhar com o sistema de gestão do negócio, por isso, são necessárias habilidades de operação de informática e conhecimento de convênios de saúde.

Gostou do artigo? Saiba mais sobre a qualificação de profissionais da área de saúde acessando nossa página!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.